sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Citronela - repelente natural !!!

A citronela é uma planta que espanta insetos naturalmente, mas para tanto ela precisa estar plantada em um local que bata sol direto, e de preferência fique em uma corrente de ar para que seu cheiro característicos possa se espalhar e espantar os mosquitos:

Receita 1:
Para qualquer ambiente
Picar 1 maço de Citronela em um recipiente e deixar ao lado do local que você vai ficar (ex.: sala da televisão)

Receita 2:
Para o quarto
Colocar folhas de Citronela entre o colchão e o estrado para que aos poucos ela vá soltando seu cheiro característico e espante os insetos.

Receita 3:
Repelente corporal
Encher um pote de vidro com folhas de Citronela. Cobrir as folhas com óleo de amêndoas de boa qualidade, deixar macerando (deixar extrair naturalmente) em um lugar ensolarado por 20 dias, depois passar este repelente natural no corpo quando necessário.

Receita 4:
Para limpeza da casa
Colocar dentro de uma garrafa de 1 litro de álcool folhas de Citronela. Deixar macerar por 20 dias e depois usar este álcool para a limpeza da casa, diluindo ou não em água.

Fonte: Revista Flores & Cia, edição nº , ano 1

14 comentários:

  1. Gostaria de saber c esta receita corporal afasta os peixes no contato das mãos com a isca? Gosto muito de pescar e pernilongos e mosquitos muito incomodam.
    Espero resposta.
    chflamboiant@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. O uso do repelente corporal no caso de pescaria o contato das mãos com a isca pode afugentar os peixes?

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Até onde sei a citronela não tem influência com os peixes. Somente com insetos. Mas como qualquer creme, e bom não colocar na mão e sim no braço. Pode fazer um teste na hora da pescaria. Também não esqueça de testar o repelente numa parte do corpo para ver se não tem alergia aos componentes da fórmula e boa pescaria!!!
    Andrea Leandro

    ResponderExcluir
  4. oi?
    gostaria de fazer uma pequena quantidade de repelente corporal, ja tenho mais ou menos 30 ml da essencia de citronela com faço?

    ResponderExcluir
  5. Olá Cintia!

    Só conheço a receita dada no blog. Nunca fiz a essência corporal somente a para o ambiente.
    Quando se trata de algo para o corpo tenha muito cuidado. Teste numa parte da pele e use com moderação.
    Desculpe não poder ajudar mais!

    Abs!

    Andrea

    ResponderExcluir
  6. Olá! Gostaria de saber onde eu poderia comprar mudas para plantar em um sítio e em relação a casa, qual a quantidade que deveria ser plantada para obter bons resultados?Desde já,muito obrigada!Mana.

    ResponderExcluir
  7. Olá Mana!

    Aqui em Santa Maria eu encontro em praticamente em todas as floriculturas.
    O ideal é plantar pelo lado de fora (ela necessita de bastante sol e água).
    Minha sugestão é plantar embaixo de todas as janelas. Quanto mais melhor. Ela se espalha. Você pode aproveitar as folhas para fazer a receita de limpeza (descrita na postagem), assim o cheiro vai impregnando. E colocar as folhas em cachepôs pela casa. Reduz bastante a incidência de insetos.
    Você pode mesclar com outras plantas que também são repelentes naturais.Por exemplo: arruda. Dá uma olhada nas minhas outras postagens sobre citronela e plantas repelentes naturais.

    Espero ter respondido a tua questão!!!

    Abraços!

    Andrea

    ResponderExcluir
  8. olá....eu vi uma receita de um fitoterapeuta passando a receita para um repelente natural:
    100 ml de óleo mineral( ou óleo jonhson)
    10 ml de óleo de andiroba
    10 ml de óleo de citronela(ambos comprados em farmácias de manipulações)....diz que é tiro e queda, pode ser usado tanto em adulto como em criaças, é contra pernilongos, mosquitos, etc.....vou pra praia e vou levar minha receitinha básica...rsrs....bjs a todos e um próspero 2011................

    ResponderExcluir
  9. Olá Rosiclei!

    Obrigada pela dica!
    Boa praia e curta bastante esse local maravilhoso!

    Abraços!

    Andrea Leandro

    ResponderExcluir
  10. As folhas da citronela tem que ser secas ou não, pois tenho em meu pomar e fiz no álcool mais com as folhas secas e não resolveu muito, como devo proceder?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Olá Dê!

    Eu tenho citronela no meu pátio. Eu sempre uso folha verde no álcool. O efeito você vai sentindo ao longo do tempo. Não esquece de deixar 20 dias em infusão. E passar seguido o pano na casa. Não vai acabar com os insetos mas reduz bastante a incidência.

    Nos cachepôs eu coloco as folhas secas. Assim aproveito 100% da planta. Retiro as folhas secas e coloco em chachepôs em cima dos armários ou em locais que possam ficar disfarçados.

    Abraços!

    Andrea

    ResponderExcluir
  12. Aqui em casa usava em vazo p proteção do amigo do homem...surtos de leshimaniose aparecerão na época. Passei à usar no interior da casa em combate ao mosquito q td ano me atormenta c aquele Zumbido...Ufa!!!

    ResponderExcluir

Grata por sua participação!!!