terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

LISTA MÁGICA

Quem já não passou pela incomodação de chegar em casa após ir ao mercado e ter esquecido alguma coisa, principalmente aquele ingrediente especial para a comida que está preparando?

Vivemos numa correria, esquecemos assuntos importantes no dia-a-dia, como não iríamos esquecer algum item de supermercado. Uma coisinha só, que diferença faz? Faz toda a diferença, se a grana ta curta é tem que buscar depois num lugar mais caro. Ou tem que mudar todo um prato para aquela janta especial por que esqueceu aquele item e não tem onde comprar em cima da hora.

Mas seus problemas acabaram!!!! A solução é simples: Faça uma lista! Só isso? Só isso! Mas é claro que tem critérios e forma diferentes de fazer. Tais como:
1) Pode fazer uma lista toda vez que vai ao mercado, mas se ela for feita em cima da hora pode-se esquecer algo;
2) Ter uma lista previamente feita, agrupada por itens, como: material de limpeza e higiene, alimentos, ... Que você consulta antes de ir ao mercado e confere no seu estoque;
3) Fazer uma lista permanente, colar numa prancheta, colocar papel contact, usar uma caneta de escrever em quadro branco e ir marcando quando o produto está em falta. Deixando a lista a vista, na cozinha, por exemplo, facilita sua visualização. Depois das compras é só apagar o que foi comprado e reiniciar;
4) Ter uma caderneta, que você vai anotando o que falta. E no mercado pode dar uma olhada nas anotações anteriores para conferir se não esqueceu de nada. Nem sempre lembramos de tudo!

Fazer compras no supermercado pode ser o tormento para uns e a alegria para outros. Mas você pode tornar esse momento mais organizado facilitando o seu dia-a-dia. Mantenha uma lista organizada, verifique o melhor lugar e horário para fazer compras. Principalmente, mantenha seu estoque organizado em casa. Mantimentos semelhantes juntos, o que vence primeiro, quando tem prazo de validade, colocar na frente. Esse é o princípio PEPS: Primeiro que entra, primeiro que sai.

Ao fazer as compras, procure se manter atento, se aquilo que está comprando tem espaço para ser guardado. Faça sempre um lanche antes de ir para o supermercado, caso contrário, com a barriga vazia vai acabar comprando mais com os “olhos e o estômago” e levar o que não precisa.

Caso você seja um privilegiado e tenha espaço nos armários ou uma dispensa, pode fazer pesquisas e montar um estoque de materiais que duram mais. Assim economiza comprando quando tem uma promoção.

Claro que sempre temos os “mercadinhos da esquina” para quebrar o galho, isso ajuda a economia local e nos salva quando precisamos. Mas um alerta, se você tem um orçamento apertado, isso pode ser perigoso! Pois os preços podem ser maiores e na soma do dia-a-dia isso pode sair mais caro.

Então boas compras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!