sábado, 1 de março de 2008

MÓDULO 1 DE CHI KUNG – SISTEMA MANTAK CHIA.

Dias 15 e 16 de março de 2008 em Itaara. Início às 9 horas.

Inscrições pelo telefone: (55) 9906.0017

Instrutor Rodrigo Baptista Silveira – Instrutor Pleno do Sistema Mantak Chia com credenciamento internacional.

A duração do curso é sábado e domingo de manhã e a tarde.

O investimento é de R$ 240,00 por pessoa que podem ser parcelados em 3X com cheques programados. Pessoas da mesma família (que compartilham a mesma renda) podem ter condições mais favoráveis de parcelamento se necessário.

Programa do curso:

O CHI KUNG DA CAMISA DE FERRO

Na prática da Yoga Chinesa, o trabalho energético não significa apenas per­ceber a energia e estabelecer comunicação com os órgãos. A energia vital circu­la dentro de toda a estrutura do corpo físico, e por isso toma-se todo o cuidado para manter essa estrutura na melhor forma possível.

Podemos ter um alto grau de vitalidade, mas se constantemente nos senta­mos arqueados, se nos afastamos do centro de equilíbrio ou andamos curva­dos para a frente, acabamos criando uma deformação na estrutura do esquele­to. Além disso, os órgãos são desnecessariamente pressionados e forçados a trabalhar debaixo de stress interno. A circulação do chi fica então bloqueada em certos lugares, provocando excessos e deficiências de energia que podem acabar causando doenças.

Para evitar ou remediar os danos à estrutura física e energética, ensinamos um conjunto de práticas conhecido como chi kung da camisa de ferro. A pala­vra kung em chi kung (como em kung fu) significa trabalho intensivo. No chi kung da camisa de ferro, trabalhamos intensivamente com três aspectos do chi: o chi do ar que respiramos, o chi pré-natal que está no nosso organis­mo desde a concepção e o chi dos ór­gãos.

Também trabalhamos com a estru­tura esquelética, com os tendões, com o tecido conjuntivo que envolve todos os órgãos e músculos e com a medula óssea. Aprendemos a ajustar o equilí­brio do esqueleto de forma tal que se uma grande força for aplicada à nossa estrutura, podemos redirecioná-la para o chão, evitando assim que essa total equilíbrio com a força da gravidade, também facilitamos o movimento da energia vital dentro do organismo.

Os antigos taoístas acreditavam firmemente que qualquer mudança no corpo físico produz uma mudança semelhante na mente e nas emoções. Inver­samente, as alterações mentais e espirituais se manifestam por meio do corpo físico. A integração estrutural alcançada pela prática da camisa de ferro acaba se refletindo num nível energético mais equilibrado, numa saúde melhor e numa maior estabilidade emocional e física.

O trabalho intensivo realizado na prática da camisa de ferro é relativamen­te estático; a pessoa faz todas as diferentes posturas sem sair do lugar. Mas não somos como árvores que jamais se movem! Colocando em movimento os prin­cípios da camisa de ferro, chegamos à prática do tai chi.

O Sorriso Interior

Essa é uma técnica maravilhosa. O praticante aprende a criar nos olhos a sensação de um sorriso feliz. Os olhos são considerados dois pólos posi­tivos do corpo e por esse motivo a tarefa de transformar a energia nega­tiva do corpo em energia positiva começa ali. A partir dos olhos, a energia do sorriso é dirigida ao corpo em três "linhas". A "linha" ante­rior consiste nos grandes órgãos: coração, pulmões, rins, fígado e baço. A "linha" média começa na boca e desce pela garganta para todos os órgãos da digestão.

A "linha" posterior atravessa o cérebro, e depois desce para o inte­rior das vértebras espinais, uma por uma. Com certa prática, isso pode ser feito rapidamente e todo corpo começa a irradiar um sentimento positivo de felicidade. Além disso, sorrir com os olhos pode operar mi­lagres nas pessoas que encontramos ou com as quais lidamos durante o dia. O Sorriso Interior é uma poderosa técnica transformadora. Todas as práticas de meditação que apresentaremos são realçadas se forem precedidas de um rápido Sorriso Interior.

Os Seis Sons de Cura

Os Seis Sons de Cura são sons simples vocalizados, dirigidos aos seis órgãos principais. O método consiste em inspirar e concentrar-se no órgão. Depois, expirar lentamente e produzir em silêncio o som de cura, dirigindo-o mentalmente para o órgão respectivo. Esses sons têm o efeito de acalmar e de equilibrar os órgãos e iniciar o processo de cura.


PARTICIPE!!!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Gostaria de Fazer este curso, tem previsão de fazê-lo em breve?

    Claudiofabiomaia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Claudio!!!

    Não sei quando terá o curso novamente em Santa Maria. O professor é de Porto Alegre e pode encontrar mais informações no site: http://www.lugaryincomum.com.br/

    Abraços!

    Andrea

    ResponderExcluir

Grata por sua participação!!!