segunda-feira, 28 de abril de 2008

ORGANIZAÇÃO DE LIVROS, CDs e DVDs

As regras para organizar livros, CD e DVD é praticamente a mesma com algumas ressalvas:

- Evite coloca-los em pilhas duplas, pois raramente irá acessar os livros de traz.

- Coloque os livros em pé. Evite as pilhas deitadas a não ser pilhas pequenas querendo dar um toque na decoração. Pois é mais prático pegar um livro em pé.

- Eu aconselho a distribuir os livros, CDs e DVDs por temas, e se quer ser mais metódico em ordem alfabética num segundo momento.

- Organizar por tamanho pode deixar mais estético mas nada prático, pois os livros estarão misturados e para achar não será nada fácil ainda mais se a sua biblioteca particular for grande.

- Faça uma revisão de vez em quando, para ver se tem algum livro que você possa doar para alguma instituição e coloque fora códigos/livros velhos que não valem mais. Não estou dizendo para colocar livros velhos fora. Muitas vezes eles são umas relíquias, mas existem livros normativos que perdem o valor, por possuírem edições mais recentes e atualizadas.

- Quanto menos objetos na frente dos livros melhor, facilite o acesso, principalmente daqueles que você mais usa.

- Para os CD e DVD valem as mesmas regras dos livros, com o auxílio estético de serem do mesmo tamanho. Agrupe por tipo de música os CDs e por gênero de filmes os DVDs. Caso não queira ocupar muito espaço, pode dispensar as capas e colocar os CD em estojos específicos. Assim, pode colocar em cada estojo gêneros específicos facilitando na hora de ouvir. E as caixinhas se não for mais usar, por gentileza, coloque no lixo reciclável. Além de abrir mais espaço na sua casa também contribui com o meio ambiente!

Com o avanço tecnológico, cada dia mais, não serão mais necessários CD, DVD e muito menos livros impressos, pois tudo estará disponível na internet podendo ser baixado para MP3, MP4, MP5 e o que mais inventarem. Isso cada dia conquista mais os jovens, sendo normal na vida deles, para aqueles que mais antigos ou não tão antigos o gosto de ler um livro em qualquer lugar, namorar a capa, olhar as páginas, degustar cada momento, ainda vai demorar para a biblioteca ser apenas virtual.

4 comentários:

  1. Sobre organização de livros o post não diz muito. Sou estudante de ultimo ano de biblioteconomia. Troco consultoria on line por livros usados enviados pelo correio. É um jeito a pessoa organizar sua biblioteca com a orientação de um bibliotecário e sem grandes custos. Se alguém tiver livros em duplicidade que queira se desfazer pode me enviar e em troca eu oriento na organização de sua biblioteca. Eu também organizo bibliotecas particulares, este é o meu trabalho principal. meu site:http://organizacaodebibliotecas.synthasite.com/ meu fone:11-98609191

    ResponderExcluir
  2. Olá Rude!
    Obrigada pela dica!
    Como não sou bibliotecária, dou apenas algumas dicas de como organizar os livros, para facilitar o dia-a-dia, nada comparado, é claro ao trabalho de um profissional da área.
    Um grande abraço!
    Andrea Leandro

    ResponderExcluir
  3. Belo tapa de luva de "pelica", Andrea! Rs.
    Onde já se viu fazer um comentário depreciativo no espaço alheio e, para piorar, propaganda em benefício próprio?!
    Que grosseria! Nunca contraria os seus serviços, Rudi!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!

    Obrigada pela cumplicidade!
    Um grande abraço!

    Andrea

    ResponderExcluir

Grata por sua participação!!!