segunda-feira, 21 de julho de 2008

Contas equilibradas


Um item que pode tirar o equilíbrio e a harmonia de qualquer um é a falta de dinheiro. Não ter recursos para conseguir aquilo que almeja, deixa quase todo mundo acabrunhado! Então, seus problemas acabaram!!! He! He!

Tem uma solução muito simples para isso. Não é mágica, é bem simples. Sabe o que é? Curioso?
Planejamento e controle de contas/despesas.
Hoje vou falar do meu lado administradora. Mas isso de controlar contas, aprendi mais com meu marido e realmente precisando controlar as contas.

Posso citar meu próprio exemplo: quando me casei 13 anos atrás ganhávamos muito pouco e praticamente um salário ia para pagar o aluguel, luz e condomínio. O resto, tínhamos que administrar. Mesmo com poucos recursos conseguimos fazer uma poupança e nem que fosse R$ 5,00, esse valor ia para a poupança e ainda ajudamos um dos meus cunhados na faculdade. Ah! Não precisa ter pena, a gente levava numa boa! Sabíamos que era uma fase, buscávamos melhorar e procurávamos tornar os momentos especiais e valorizar aquilo que adquiríamos. Como todo o domingo comprávamos um agradinho na padaria para o café da manhã.
Vivendo e aprendendo! Quando fui estagiária numa organização. Quase todas as tardes a gente fazia uma “vaquinha” para comprar um lanche e sempre se tinha mais trabalho para conseguir dinheiro com aqueles que ganhavam mais, como o chefe. Então, um dia criei coragem e perguntei para ele qual a razão. Disse que nós que ganhávamos pouco contribuíamos e ele que ganhava bem não contribui muito. Ele respondeu: quanto mais se ganha mais se gasta! Fiquei com aquilo na cabeça e percebi: quanto mais o nosso salário aumenta, aumenta nossos gastos. Começamos a melhorar a qualidade de vida e em alguns casos a responsabilidade com outras despesas, como o aumento da família. Meu exemplo novamente: as compras do mercado não poderiam passar de um valor, antes de chegar ao caixa, fazíamos um somatório, passou do valor estipulado, tirávamos itens do carrinho até fechar a cota. Com o tempo as coisas foram melhorando e não precisamos mais fazer esse controle rigoroso.

Então, meus amigos! Não importa quanto vocês ganhem, se não souber administrar esse recurso, estarão sempre sem dinheiro.

Num primeiro momento anote todas as despesas, controle por algum tempo, pelo menos 3 meses. Separe em custos fixos (água, luz, telefone, aluguel,...), custos variáveis (alimentação, transporte, ...), verba pessoal (manicure, futebol, vestuário, livros, ...), poupança, assim por diante. Desta forma, terá noção daquilo que gasta e poderá administrar. Faça com a participação de toda a família. Mostre as contas para todos saberem onde vai o dinheiro. Seja justo(a)! Não vai querer gastar uma fortuna com o carro e a casa caindo aos pedaços...

Pode tomar outras atitudes também:
- Faça uma lista antes de ir para o mercado e não vá com fome, assim evita exageros e compra o que realmente precisa.
- Iniciar uma poupança que mais adiante dependendo do valor pode ser tornar um investimento que melhor lhe couber. Nem que seja iniciar com um cofrinho em casa. Alguns anos atrás meu marido queria uma furadeira e não tínhamos dinheiro para comprar, começamos uma pequena poupança num cofrinho, isso mesmo! Quando percebemos tínhamos juntado R$ 250,00, só de moedas!! Esses objetos tão desvalorizados aqui no Brasil e em muitos lugares do mundo. Já vi em programas da TV pessoas que conseguiram juntar grandes quantias dessa forma.
- Verifique se o que quer adquirir em, não sei quantas prestações, com juros exorbitantes, não seria melhor aguardar alguns meses guardando o dinheiro e pagando à vista! Aposto que economizaria um bom dinheiro!

O problema é se controlar e não conseguir guardar o dinheiro? – “Dinheiro na mão é vendaval!”. É assim que pensa? Então, se esforce, você é capaz!!!

Sei que não é fácil ver o quanto a gente gasta dinheiro com bobagens, com coisas que não damos valor depois de adquirido! Olhe para sua casa, confira quantas coisas comprou no impulso?

Então, só para variar, inicie com um faxinão na sua casa. Doe tudo àquilo que não usa, não precisa para pessoas que realmente necessitam daquele bem. Abra espaço para o novo, para dar valor àquilo que tem, sejam roupas ou objetos.

Não estou dizendo que não pode comprar uns mimos. Comprar alguma coisa por puro prazer ou por fazer parte da sua coleção. Use os recursos da sua “verba pessoal’!

Agora, se o seu problema é compulsão, então precisa se tratar. Existem diversas terapias a sua disposição e puxando a brasa pro meu assado. A terapia floral pode te ajudar a encontrar a causa e, por conseguinte, o caminho para a cura dessa enfermidade.

Não precisa ser uma tortura, viva de acordo com o que ganha e poderá aumentar a sua prosperidade, valorizando o que tem e batalhando para conseguir o que quer!!!

VOCÊ CONSEGUE !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!