segunda-feira, 14 de julho de 2008

Evitando os exageros !!!


Ter uma casa em harmonia é o ideal!!!
Manter um ambiente limpo, organizado e harmônico não é algo de se fazer e ter o tempo todo. Na verdade não precisa ser assim o tempo todo. Lembra daquele ditado, que vira e mexe, eu estou recitando: “Uma casa tem que ser limpa o suficiente para ser saudável e suja o suficiente para ser feliz”!!! Pois é isso, não precisamos exagerar nem para mais e nem para menos (bagunça e organização).

Precisamos criar critérios que auxiliam a ter uma casa em harmonia, é como a teoria do Tapete Oriental, para ser perfeito tem que ter um defeitosinho!
Uma casa extremamente organizada pode demonstrar rigismo e uma casa extremamente bagunçada irá demonstrar desleixo.

Então vamos lá, algumas idéias para tornar sua vida mais harmoniosa sem exageros:
- Casa com crianças pequenas, dificilmente estarão sempre bem organizadas, então crie nichos para os brinquedos, que facilitem o acesso para pegar e guardar depois e áreas que as crianças podem brincar a vontade, seja no quarto ou sala de estar.
- tenha cabideiros atraz das portas dos quartos para quando os moradores chegarem, tirarem a roupa e pendurar ali, ao invés de colocar em cima da cama ou jogada por ai.
- Não tem tempo para fazer tudo, ai sim precisa se organizar por antecipação. Por exemplo: deixe a mesa do café da manhã arrumada no dia anterior, só colocando os frios na hora do desjejum; Já deixe as roupas na máquina ou previamente separadas para colocar na hora mais apropriada, pela manhã já que não gosta de ligá-la de noite.
- Quando for fazer faxina, priorize algumas ações e em cada faxina vá mais a fundo num ponto da casa: um armário, uma gaveta, uma peça inteira, dependendo do tempo disponível. Assim, com o tempo terá revisado a casa toda sem estress!!!
- Quanto menos coisas, menos chance de ter bagunça. Não quero dizer não ter nada. Mas será que precisa ter tantos bibelôs na estante da sala? Quem sabe guarda uma porção deles e vai revezando, assim poderá dar uma atenção especial a cada mimo que ganhou ou comprou.
- Sempre é bom lembrar que o que não te serve mais pode ser muito útil para outra pessoa. Desentulhe o seu guarda-roupa, seus armários, enfim a sua vida. É preferível ter pouco mas bem “curtido” o que tem. Do que ter os armários abarrotados de objetos, calçados, livros, etc. E não usar, não aproveitar. Doe, que estará fazendo um grande favor para si mesmo e para o mundo.

O importante é a atitude a ser tomada, ninguém é feliz se fica o tempo todo brigando porque a casa está uma bagunça, mas também não é saudável viver numa casa que é uma eterna bagunça. Então, encontre o meio-termo com a sua família e seja muito feliz!!!

Um comentário:

  1. Eu adoro essa máxima do Lisandro!!!
    E tuas dicas são o máximooo...bjocas mil bjos da Gabi.

    ResponderExcluir

Grata por sua participação!!!