quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Harmonia da família!!!

Para um lar ser feliz! É preciso que as pessoas que vivem nela também o sejam. Assim como se mede o elo de uma corrente por seu elo mais fraco. Assim se mede a felicidade de uma família pela felicidade de cada um de seus membros.

A família hoje é formada de várias maneiras: Famílias com mãe, pai e filhos; só com mãe e filhos; ou pai e filhos; ou avós e netos, e assim por diante. O importante é que todos nesse lar se respeitem e principalmente que se amem.

Hoje em dia temos muitas coisas para nos distrair, nosso próprio lar acaba se tornando um local que não propicia a união familiar. No quarto dos filhos tem TV, som, telefone, computador, se tornando um mini-mundo. Quando não está na rua está dentro do quarto trancado. Os pais trabalham o dia todo, seja em casa ou na rua e de noite estão tão cansados, que querem mais sentar na frente da TV, olhar alguma coisa, comer e dormir.

A convivência familiar está cada dia mais prejudicada por causa da vida agitada e movimentada que vivemos. Acabamos adquirindo doenças cuja premissa básica é o stress.

Mas onde começa a família? Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? É difícil responder. Mas podemos criar um novo núcleo familiar a partir da união de duas pessoas – o Matrimônio.

Hoje o casamento está desgastado e pouco valorizado. Qualquer coisa é motivo de separação ou então achar a solução numa gravidez. Esses não são os caminhos. Acredito que o primeiro passo a ser dado é o DIÁLOGO. As pessoas não conversam mais hoje em dia, simplesmente se acostumaram a brigar e fugir de suas relações.

Então ai vai alguns conselhos de uma pessoa que no dia 21 de outubro completa 13 anos de casamento.

- Diálogo sempre. Não deixar acumular mágoas ou ressentimentos.

- Privacidade e respeito por seu parceiro(a). Todos precisamos ter momentos só nossos ou até um cantinho dentro de casa para “chamar de seu”.

- Buscar consenso naquilo que o casal não concorda. Num momento um pode ceder, da mesma forma o outro pode ceder em outro momento.

Bom! Enfim! Felicidade é um sentimento maravilhoso que pode ser sentido nos mínimos momentos singelos do dia-a-dia. Seja por um Bom dia dado com carinho pela manhã. Um beijo de boa noite antes de dormir. Uma gentileza feita ao longo do dia, um presente fora de hora... Podemos valorizar cada carinho dado e ver o quanto a vida pode ser bela se soubermos como valorizá-la. Nada é perfeito o tempo todo. Como dizem os budistas: Siga o caminho do meio, sem exageros.


Parabéns a todos os casais que valorizam a companhia um do outro e estão dispostos a construir uma família unida e feliz!!!



2 comentários:

  1. parabenizo-lhe palas tão sabias palavras, estas que ajudarão impulsionar cada membro da familia a refletir sobre sua convivencia familiar, mesmo sabendo que familia é santuario da vida precisamos nós atentar para as entraves que estão desarticulando as nossas familias.
    Parabéms e obrigada
    Telma( Salvador-Bahia).

    ResponderExcluir
  2. Oi Telma!
    Obrigada!
    A família é no nosso bem mais precioso!
    Um grande abraço!

    Andrea Leandro

    ResponderExcluir

Grata por sua participação!!!