segunda-feira, 31 de março de 2008

O que esperar quando você está esperando!!!

Para você que será mãe pela primeira, segunda, terceira vez gostaria de dar algumas dicas importantes:

Leia o Livro: O que Esperar quando você está esperando de Arlene Aisenberg e outros da Ed. Record, nesse livro você encontra das dúvidas mais simples às mais complexas sobre os nove meses de gravidez, além de tudo o que pode vivenciar nesse período, ele fez muita diferença para mim e outras amigas!!! Pois normalmente uma gravidez não é igual a outra!!!

Caso esteja em dúvida se quer parto normal, então leia Quando O Corpo Consente, de Marie Bertherat, Therese Bertherat, Paule Brung, editora Martins Fontes.

Para ajudar no processo para ter um parto normal busque ajuda de fisioterapeutas especialidados. Aqui em Santa Maria pode ter esse serviço de forma gratuita, basta entrar em contato com o setor de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria e pedir informações de "Fisioterapia para preparação para o parto".

O parto normal é o melhor e mais saudável para a criança, pena que hoje muitas futuras mães são sedentárias e medrosas, então preferem fazer cesariana a ter um parto normal. Leiam o livro acima e aposto que mudarão de idéia!!!

Quanto ao que levar para a maternidade, poderia dizer para pegar as indicações com o seu médico, mas percebi por amigas minhas que passaram por alguns percalços que isso nem sempre resolve, vejamos então:


Para a mãe:
Dois pijamas ou camisolas com abertura na frente (para a amamentação)
Um robe (para caminhar pelo hospital a vontade)
Sutiãs próprios para a amamentação
Conchas (protetores) para os seios
Calcinhas largas
Absorvente pós parto
Chinelos
Meias
Produtos para higiene pessoal
Roupa para a sair da maternidade (escolha peças confortáveis e folgadas, pois o volume dos seios aumentará com a chegada do leite)

Para o bebê: fraldas, roupas para dois dias, se precisar ficar mais tempo, pedir para o papai buscar em casa.

Enfim, nos vários sites que existem na internet pode pegar dicas do que levar com no www.bebe.com.br

Mas o que gostaria de alertar mais, que nem sempre as novas mamães são avisadas, são para levar absorvente pós parto, seja este normal ou cesariana, já soube de alguns casos que os pais de primeira viagem tiveram que sair do hospital para comprar em cima da hora, pois as enfermeiras perguntavam: trouxe o absorvente pós parto? E os pais se olham abismados, o que é isso?

Outro grandíssimo aliado da mãe é a concha para o seio, não é o protetor e não é o absorvente para o seio, extremamente úteis também, o que é cada um:

A concha (foto acima): serve para ajudar a formar o bico do seio e se coloca quando o bebê não está mamando, ajuda a não empedrar pois está sempre estimulando e coletando leite (esse deve ser colocado fora) entre outras boas vantagens para a mamãe. Já o protetor de seio serve para colocar quando o bebê está mamando para proteger o bico do seio e o absorvente para o seio se coloca também quando o bebê não está mamando para abserver o leite excedente que acaba jorrando e molhando a roupa da nova mamãe.

Converse com seu ginecologista e o futuro pediatra do seu filho(a) sobre esses itens, eu tive a sorte dos meus indicarem esses produtos mas soube de várias amigas que passaram trabalho por não terem sido avisadas.
O nascimento de um filho é algo tão bonito e importante que não pode ser estragado pela falta de preparo na hora mais esperada!!!

Não esqueça também da máquina fotográfica ou filmadora, filmes e pilhas para registrar esses momentos tão bonitos!
Caso prefira receber as visitas já no hospital leve a agenda com telefones de parentes e amigos.
Claro que não poderia faltas: as lembrancinhas o enfeite da porta!

Tenha um bom parto!!!!

sábado, 29 de março de 2008

Jardim Vibracional



Assista no Programa Vida e Saúde (29 Mar 08), o vídeo sobre Jardim Vibracional com Toni Backes. E depois entre no site dele e veja mais informações sobre essa técnica maravilhosa para transformar a energia do seu jardim e de sua vida.
http://www.tonibackes.com.br/

quinta-feira, 27 de março de 2008

Dicas para a Casa



No livro Casa Limpa e Arrumada de Donna Smalllin, ed. Gente, têm várias informações e dicas para organizar e cuidar da limpeza da casa, abaixo estão algumas sugestões para tornar o dia-a-dia mais prático e organizado:
  • Para remover resíduos de alimentos que secaram dentro da geladeira, embeba uma toalha numa solução de bicarbonato de sódio e coloque a solução agir durante 20 minutos, ou até o material ter amolecido o suficiente para você retirá-lo com facilidade.

  • Instale ganchos em seu armário ou atrás da porta para arejar as roupas usadas que você ainda vai aproveitar mais vez antes de lavar.

  • Falta espaço no banheiro: Use uma sapateira (semelhante a foto acima) atrás da porta para guardar todos os tipos de objetos necessários à higiene: secador de cabelo, rolinhos, escovas, pentes, acessórios, sabonetes, revistas, papel higiênico, ...

  • Baseie as decisões sobre onde guardar as coisas de acordo com a facilidade de acesso.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Chapeuzinho Vermelho dos Tempos Modernos

Fiz um curso de contos infantis com a Marô Barbiere em Porto Alegre em 2004. O texto abaixo foi de nossos exercícios. Aguardo a sua opinião, faça seu comentário, agradeceria muito!!!!

Chapeuzinho Vermelho dos Tempos Modernos

Uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho foi pela floresta para visitar sua avó doente. No caminho desconfiou que estava sendo observada e pegou outro caminho. O lobo que a seguia correu para a casa da Vovó, pois sabia que esse era o seu destino.
Quando a menina finalmente chegou na casa da vovó, entrou e foi direto ao quarto. Abriu a porta, levou um susto e disse:
- Vovó como você está diferente, tão peluda!
- São esses tratamentos de pele, minha neta! Que ao invés de rejuvenescer, criam pêlo.
- Esses olhos tão grandes?
- Foi a plástica que fiz para melhor enxergar. Não achou legal?
- Esse nariz tão grande?
Está inchado de tanto fazer pilling, minha querida!
- Não é a toa que a Senhora está doente, com tantos tratamentos estranhos. Mas e essa boca tão grande?
- Isso é para ...
É interrompida pela porta que se abre e um Guarda Florestal entra rápido.
- Prenda Seu Guarda!Aposto que é o lobo que fez algo com minha avó. Fiquei desconfiada e chamei o Guarda. Eu estava certa!
A porta se abre mais uma vez e quem entra para o espanto de todos - a Vovó. Cheia de sacolas, de óculos escuros modernos e cabelos pintados de rosa.
- Vovó o que é isso? Venho aqui visitá-la, pois mamãe disse que a Senhora estava debilitada e mais ...
- Chega de mais, replicou a Vovó. - Sua mãe é uma retrograda, não gosta que eu more na floresta, não deixa eu ir ao shopping fazer comprar e muito menos admite a minha amizade com o lobo. Por isso, pedi para ele tomar o meu lugar enquanto eu saísse para ninguém desconfiar. Quer saber? Chega! Por isso, pintei o cabelo. Vamos agora mesmo conversar com a sua mãe e vou pedir para ela parar de colocar esse capuz vermelho em você. É muito démodé!

terça-feira, 11 de março de 2008

5S NA ORGANIZAÇÃO DA CASA


Em primeiro lugar, peço desculpas as pessoas que compareçam na palestra do dia Internacional da Mulher no Kainnon. Infelizmente não pude comparecer para dar a palestra pois meu sogro havia morrido e o enterro seria em São Sepé bem no momento da mesma. Abaixo está um resumo do que eu iria falar. Seria adaptação da Técnica 5S para ser usada em casa ou no trabalho de forma conjunta com florais.

O 5S é uma técnica japonesa que se fundamenta na mudança comportamental, mobilizando razão, emoção e ação para combater o desperdício de tempo, inteligência, material e sobretudo de vida.

O nome 5S vem das cinco palavras em japonês que iniciam com a letra S, que no Brasil ficaram conhecidos como os 5 Sensos:

1) Seiri – Seleção
2) Seiton – Ordenação
3) Seisou – Limpeza
4) Seiketsu – Bem-Estar/Saúde
5) Shitsuke - Autodisciplina

SEIRI – SELEÇÃO (K10 / F1)

- Separar o que útil do inútil;
- Técnica da sacola/balde para pegar o material;
- Separar em pilhas de sim, não e talvez (para decidir com outros membros da família);
- Criar uma área de descarte (colocar tudo que é para ser doado, consertado ou trocado). Convide a família para participar e depois decidam o destino do material em conjunto;
- Descarte mental: escreva num papel o que incomoda (depois rasgue ou queime, simbolicamente eliminando o que está incomodando).

SEITON – ORDENAÇÃO (K40 e K48 / F8)

- Quando organizamos o ambiente, organizamos a nossa mente;
- Não transforme gavetas e armários em depósitos de coisas não utilizadas;
- Sistema PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai): usar principalmente na cozinha para alimentos perecíveis ou com datas de validade expressas.

SEISOU – LIMPEZA (K27 / F3)

- Mais importante que limpar é não sujar;
- Eliminar as causas fundamentais de sujeira;
- Lembre: “Uma casa tem que ser limpa o suficiente para ser saudável e suja o suficiente para ser feliz.” (provérbio Britânico).

SEIKETSU – BEM-ESTAR/SAÚDE (K11 e K49 / F6)

- Manter os outros 3 sensos anteriores como forma de melhoria contínua;
- Manter a saúde física e mental com espírito elevado. Estar CEM% equilibrado (Corpo, Espírito e Mente);
- Manter o ambiente da casa bem iluminado, ventilado/arejado, limpo, com boa ergonomia nos móveis, etc.


SHITSUKE – AUTODISCIPLINA (K8 e K81 / F2)

- Internalizar os conceitos anteriores;
- Passar a praticá-los “de dentro pra fora”, independente dos estímulos externos;
- Ter consciência de criar uma rotina saudável.

O 5S trabalha a reciclagem de idéias:

1) Seleção: desapego
2) Ordenação: lógica/organização
3) Limpeza: higiene
4) Bem-estar/Saúde: Saúde integral (CEM% - Corpo, espírito e mente)
5) Autodisciplina: determinação

Os 3 primeiros sensos trabalham a mudança externa e os 2 últimos sensos trabalham a mudança interna.
É preciso uma mudança de atitude. Se a minha rotina é boa ou ruim, eu sou o único responsável.
Use o bom senso!

Tudo que existe a nossa volta é reflexo da nossa mente!
O que pensamos e fazemos estão estritamente conectados!

Fórmula dos 5 Sensos: K8, K10, K 11, K 27, K40, K48, K49

K8: Auto-controle, comprometimento, controle financeiro, valorização pessoal, criar laços saudáveis, trabalha a auto-sabotagem, ensina pelo exemplo
K 10: Desapego e metas
K 11: Harmonia
K 27: Pureza, limpeza
K 40: Concretizar
K 48: Administração
K 49: Convívio familiar harmônico
F1: Prazer,
vontade e prazer em tudo o que se faz, energia
F2:
Desenvolve nosso senso de abundância, atitude
F3:
Proteção, luz, limpeza, desobsessão
F6:
Trás harmonia para trabalhos em grupo, foco e concentração
F8:
Nos trás a capacidade de nos auto-gerenciar e gerenciar nossos negócios, organização.

domingo, 9 de março de 2008

LUTO

K9 - Passar em Paz

Nos últimos meses perdi duas pessoas muito queridas da minha família. Na véspera do natal foi minha tia Marisa, a alegria em pessoa, uma data que ficará marcada para o resto da vida, nos primeiros anos com muita dor, certamente. Como o tempo, em muitos casos, é um grande curador, passará a ser uma lembrança com carinho da pessoa que foi. Sei disso, pois perdi há muitos anos uma tia na véspera de ano novo. Nos primeiros anos seguintes a data, era lembrada com tristeza. Hoje passado muitos anos, não esquecemos da Tia Maira, mas lembramos com carinho.

Também perdi um dos meus avôs na minha primeira semana de aula do segundo grau e o outro na semana que noivei. Parece que datas escolhidas para serem marcadas e não esquecidas. E ontem como não poderia ser diferente no dia Internacional da Mulher perdi meu sogro. Que após sofrer alguns meses de câncer finalmente descansou. Como não poderia ser diferente, embora, infelizmente não se tinha muita esperança e sabendo que a morte seria iminente, toda a família e amigos sofremos muito.

Levei no velório por alguns instantes meu filho, que era o único neto do Quintino. Como ele não tem 3 anos ainda, achava que vovô ainda tava dodói, dissemos que ele estava com o papai do céu. Ele sem entender nada ficava brincando. A única pessoa alegre no recinto! Isso faz refletir muito sobre a morte, a qual não sabemos muito e por isso muitas pessoas a temem. Cada religião/cultura tem uma forma de ver a morte e o pós-morte. Eu acredito que continuamos na nossa evolução espiritual. Aqui é uma escola para aprendermos e nos conhecermos melhor. Depois continuamos a nossa caminhada. Isso não impede que tenhamos dor ao perder um ente querido. Pois quem fica sente falta. Fica mais triste ainda quando é uma morte trágica. Deveríamos pensar melhor sobre a pessoa que vai, não com tristeza mas com esperança que seu corpo descanse em paz e sua alma continue sua evolução.

Como disse antes, o tempo é um grande remédio/curador, não para esquecermos aquela pessoa, mas honrarmos o ser humano que foi e orar que continua sua caminhada espiritual onde quer que esteja, e nós que ficamos, valorizarmos mais a vida, aproveitar cada momento, agradecer, dar aquele abraço gostoso, pedir desculpas, ... Não sabemos o amanhã e se poderemos ver novamente a pessoa querida com saúde, e possamos dizer tudo de bom e/ou o que aprendemos com ela.

Valorizar a vida é a melhor homenagem que podemos fazer para aqueles que se foram para outras esferas!!!

sexta-feira, 7 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher!!!

Kainnon
Terapias e Cursos
Convida você para a nossa programação especial do
Dia Internacional da Mulher
(08 de março de 2008)

9h, 10h, 15h e 16h -Yoga
Professor/Instrutor: Carlos Roberto da Costa
14h - Teatroterapia
15h 30min - Harmonização de Ambientes
Palestrante: Geobióloga Andrea Leandro
16h - O Efeito dos Florais na Menopausa
Palestrante: Terapeuta Floral Rosa Thielke
16h 30min - Meio Ambiente
Palestrante: Antonio Paulo Estrázulas
17h - Filme: Quem Somos Nós? 2
Encerramento

Durante as palestras, os terapeutas farão atendimentos gratuitos de iridologia, massoterapia, psicologia, reiki e mesa radiônica.
Os interessados deverão inscrever-se até o final da tarde de sexta-feira, dia 07 de março de 2008.
Vagas limitadas!
Rua Venâncio Aires, 1934
2º andar - sala 302
(55) 3027 2505
kainnon33@gmail.com
kaynnon.blogspot.com


Mulheres, parabéns pelo seu dia!!!!!

terça-feira, 4 de março de 2008

TÉCNICA DA SACOLA OU BALDE

A gente tem o péssimo costume de ir largando as coisas pela casa e não juntar mais ou por um bom tempo. Seja CD em volta do aparelho de som, fitas de vídeo em torno da TV, pecinhas de brinquedos que achamos pela casa dentro de cachepós, enfim, uma infinidade de objetos perdidos a vista ou em gavetas!!!

Uma técnica super simples é pegar uma sacola ou balde e ir recolhendo esses objetos, se você não tem tempo ou paciência use o tamanho da sacola ou balde como limite ou faça uma peça da casa de cada vez. Mas é para olhar todos os cantinhos, heim!!!!

Vire as caixinhas, cinzeiros (sem cinza, é claro! Que estão cheios que pequenos objetos) dentro da sacola. Depois de cheia leve até uma mesa derrame e faça a seleção. Divida em 3 bolinhos:

- Sim - o que fica

- Não - o que colocar no lixo ou doar

- Talvez – aquilo que tem que ser avaliado se vai colocar fora/doar

Isso pode ser feito no seu ambiente de trabalho. Muitas pessoas se iludem achando que tem suas gavetas arrudas, dão uma ajeitadinha e dizem: Eu já arrumei minhas gavetas!!! Mas se alguém vai conferir, terá a certeza que pode ser mais bem organizada.

Nestes casos tire tudo das gavetas e coloque em cima da mesa. Determine para que servirá cada gaveta, por exemplo:

- Material de expediente

- Material pessoal (uma só heim!!!) e a bem de baixo

- Relatórios

- Agendas

Enfim, determine para que serve cada gaveta, quando ela encher, está na hora de uma revisão.

Seja honesto consigo mesmo! Faça isso como uma terapia pessoal. Pense assim: Quando estou organizando minha gaveta, mesa, ou o que seja, estou organizando a minha mente!!! Pode acreditar que seu trabalho irá render muito mais!!! E quando isso acontecer na sua casa, você se sentirá mais livre, desimpedido para curtir mais o seu lar!!!

sábado, 1 de março de 2008

MÓDULO 1 DE CHI KUNG – SISTEMA MANTAK CHIA.

Dias 15 e 16 de março de 2008 em Itaara. Início às 9 horas.

Inscrições pelo telefone: (55) 9906.0017

Instrutor Rodrigo Baptista Silveira – Instrutor Pleno do Sistema Mantak Chia com credenciamento internacional.

A duração do curso é sábado e domingo de manhã e a tarde.

O investimento é de R$ 240,00 por pessoa que podem ser parcelados em 3X com cheques programados. Pessoas da mesma família (que compartilham a mesma renda) podem ter condições mais favoráveis de parcelamento se necessário.

Programa do curso:

O CHI KUNG DA CAMISA DE FERRO

Na prática da Yoga Chinesa, o trabalho energético não significa apenas per­ceber a energia e estabelecer comunicação com os órgãos. A energia vital circu­la dentro de toda a estrutura do corpo físico, e por isso toma-se todo o cuidado para manter essa estrutura na melhor forma possível.

Podemos ter um alto grau de vitalidade, mas se constantemente nos senta­mos arqueados, se nos afastamos do centro de equilíbrio ou andamos curva­dos para a frente, acabamos criando uma deformação na estrutura do esquele­to. Além disso, os órgãos são desnecessariamente pressionados e forçados a trabalhar debaixo de stress interno. A circulação do chi fica então bloqueada em certos lugares, provocando excessos e deficiências de energia que podem acabar causando doenças.

Para evitar ou remediar os danos à estrutura física e energética, ensinamos um conjunto de práticas conhecido como chi kung da camisa de ferro. A pala­vra kung em chi kung (como em kung fu) significa trabalho intensivo. No chi kung da camisa de ferro, trabalhamos intensivamente com três aspectos do chi: o chi do ar que respiramos, o chi pré-natal que está no nosso organis­mo desde a concepção e o chi dos ór­gãos.

Também trabalhamos com a estru­tura esquelética, com os tendões, com o tecido conjuntivo que envolve todos os órgãos e músculos e com a medula óssea. Aprendemos a ajustar o equilí­brio do esqueleto de forma tal que se uma grande força for aplicada à nossa estrutura, podemos redirecioná-la para o chão, evitando assim que essa total equilíbrio com a força da gravidade, também facilitamos o movimento da energia vital dentro do organismo.

Os antigos taoístas acreditavam firmemente que qualquer mudança no corpo físico produz uma mudança semelhante na mente e nas emoções. Inver­samente, as alterações mentais e espirituais se manifestam por meio do corpo físico. A integração estrutural alcançada pela prática da camisa de ferro acaba se refletindo num nível energético mais equilibrado, numa saúde melhor e numa maior estabilidade emocional e física.

O trabalho intensivo realizado na prática da camisa de ferro é relativamen­te estático; a pessoa faz todas as diferentes posturas sem sair do lugar. Mas não somos como árvores que jamais se movem! Colocando em movimento os prin­cípios da camisa de ferro, chegamos à prática do tai chi.

O Sorriso Interior

Essa é uma técnica maravilhosa. O praticante aprende a criar nos olhos a sensação de um sorriso feliz. Os olhos são considerados dois pólos posi­tivos do corpo e por esse motivo a tarefa de transformar a energia nega­tiva do corpo em energia positiva começa ali. A partir dos olhos, a energia do sorriso é dirigida ao corpo em três "linhas". A "linha" ante­rior consiste nos grandes órgãos: coração, pulmões, rins, fígado e baço. A "linha" média começa na boca e desce pela garganta para todos os órgãos da digestão.

A "linha" posterior atravessa o cérebro, e depois desce para o inte­rior das vértebras espinais, uma por uma. Com certa prática, isso pode ser feito rapidamente e todo corpo começa a irradiar um sentimento positivo de felicidade. Além disso, sorrir com os olhos pode operar mi­lagres nas pessoas que encontramos ou com as quais lidamos durante o dia. O Sorriso Interior é uma poderosa técnica transformadora. Todas as práticas de meditação que apresentaremos são realçadas se forem precedidas de um rápido Sorriso Interior.

Os Seis Sons de Cura

Os Seis Sons de Cura são sons simples vocalizados, dirigidos aos seis órgãos principais. O método consiste em inspirar e concentrar-se no órgão. Depois, expirar lentamente e produzir em silêncio o som de cura, dirigindo-o mentalmente para o órgão respectivo. Esses sons têm o efeito de acalmar e de equilibrar os órgãos e iniciar o processo de cura.


PARTICIPE!!!