terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cozinha prazerosa!

Palavras bases para a cozinha: prazer no que faz e higiene!!


Cozinhar pode ser labor ou prazer! Tornar esse momento agradável depende de cada um. Pode ser como uma brincadeira cheia de cores. Claro que com elementos perigosos como facas e fogo. Por isso é campo dos adultos e das crianças somente sob supervisão!


Pode-se usar o lado lúdico de cozinhar. Brincar de alquimista! Misturar elementos, cores, ... Uma comida colorida além de bonita é saudável, segundo os especialistas.


Inicie por saladas, misture texturas, cores e sabores: alface, beterraba, cenoura, pimentão, já dão uma grande variedade desses elementos. Faça um prato bonito e saudável. Para ficar mais gostoso use molhos e/ou temperos a seu gosto. Os pratos seguintes também podem ser compostos da mais simples fórmula brasileira: arroz, feijão, uma carne e algum complemento. Disponha no prato de forma que possa aproveitar cada sabor. Coma devagar! Além de ajudar a comer corretamente, pode ajudar na tal famigerada dieta! Pois, dessa forma ajuda o metabolismo da comida e seu cérebro capta no momento certo que está satisfeito e você acaba comendo menos e de forma mais prazerosa.


Curta esse momento na cozinha, caso seja você que faz os alimentos! Use regras básicas para ter alimentos frescos e dentro dos prazos de validade. Lembre da regra PEPS (não é a bebida, He! He!) – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai: quando comprar um produto que ainda tem no estoque, coloque os alimentos novos atrás ou embaixo e os mais velhos na frente. Nem sempre gastamos tudo que compramos e ficando sobras principalmente de alimentos perecíveis acabam estragando!


Dê preferência não tenha lixeiras na cozinha. No momento de fazer os alimentos pode ter uma pequena lixeira ou um vasilhame para as castas e restos e depois coloque numa lixeira fora da cozinha, além de ser anti-higiênico pode atrair insetos e cheiros indesejáveis.


Torne a sua cozinha um lugar de prazer. Por mais simples que seja seu alimento, o momento de comer pode ser um evento super agradável! De convívio com a família, além de saborear cada alimento e aproveitar o que ele pode te oferecer em termos de saúde e sabor!!! Não esqueça que a energia com que faz o alimento será transmitida para ele. Bom humor e alegria também podem fazer parte dos ingredientes!!! Pense nisso!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!