segunda-feira, 9 de março de 2009

Campanha pró-parto normal


O parto normal que hoje em dia, infelizmente, não é mais normal e sim mais raro, pois por escolha das mães ou dos médicos, acabam preferindo fazer uma cirurgia que demora mais para a mãe se recuperar que é a cesariana. Esse tipo de procedimento deveria ser apenas em casos de emergência quando a mãe ou o bebê correm perigo de vida. Mas muitos médicos para não terem compromissos no final de semana ou mães que querem ter o filho com dia e hora marcada ou por falta de orientação acabam fazendo a cirurgia.


Meu primeiro filho nasceu de parto normal e se tudo der certo meu segundo filho que nascerá até abril também. Não sou xiita, como costumo comentar com minhas amigas. Caso seja necessário, farei uma cesariana, mas tenho me preparado para o parto normal. Faço exercícios específicos para a hora do parto com uma fisioterapeuta com qualificação para esse trabalho tão magnífico que é a hora de parir uma nova vida.


A dor faz parte do processo, normalmente é mais forte perto do trabalho de parto, algumas mulheres sofrem por até dois dias, depois que a criança nasce à recuperação é muito melhor que a cesárea, que pode não ter muito sofrimento antes, mas o incomodo depois é muito grande!!! Também existe o caso de mães que ganham tão rápido que não chegam a sentir nada. Cada nascimento, cada parto, cada criança é diferente!


Infelizmente aqui em Santa Maria, até onde eu sei, não existem salas chamadas humanizadas para o parto normal e clínicas especializadas em preparar as mães para o parto normal e os pais para esse momento. Eu dei sorte de encontrar uma fisioterapeuta para me ajudar no processo e também na Universidade Federal de Santa Maria no setor de Fisioterapia tem o serviço de Preparação para o parto. Na minha outra gestação participei e meu parto deu tudo certo o que em parte agradeço ao trabalho e orientação das profissionais da universidade. Claro que ter um ginecologista que também te oriente e seja parceiro nessa hora ajuda muito, respeitando o teu desejo e fazendo de tudo para corra tudo bem, independente de ser durante a semana, de noite ou final de semana!


Como terapeuta floral e ter participado de outros tipos de terapia sei o quanto é importante o momento da gestação e do nascimento na vida das pessoas. Influencia muitos dos comportamentos e emoções que as pessoas tem ao longo da vida e não recordam de onde vem esses sentimentos por não recordarem que vem desde o ventre materno. Muito do que a mãe sente e vive passa para o filho. Por mais preparada que seja a mãe, ela muitas vezes tem receios, medos, vive situações que a abalam e isso o feto pode absorver.


Carregar uma vida dentro de si é um privilégio. Sentir um ser se desenvolver e ter o orgulho de algum tempo depois te chamar de mãe. É tudo de bom!!!


O que peço as mães é que pesquisem, se informem mais. Caso irem a um médico que mal te olha e já diz que não tem condições de fazer um parto normal por ser muito nova, muito velha, o corpo muito pequeno, ... Não caia nessa conversa, tenho amigas que passaram por essa situação e procuraram outro médico e tiveram seus filhos com parto normal sem problemas.


Na internet têm muitas informações sobre o assunto inclusive vídeos de parto normal. Em outras postagens desse blog pode encontrar livros indicados sobre o assunto (procure em postagens – maternidade). No link abaixo tem cenas de partos normais inclusive de gêmeos.

http://www.xalmer.com/blog/?p=714 (de 13 Fev 09 às 21h19min).



2 comentários:

  1. Oi Andrea!
    Também sou de Santa Maria e luto muito para encontrar um médico não cesarista, mas olha amiga, tá difícil!
    Gostaria de saber se vc realmente conseguiu seu parto natural e com que médico.
    Se tiver mais alguma notícia sobre humanização do parto, será bem vinda!
    Vc por acaso não sabe se na construção do novo prédio do Hospital de Caridade há alguma sala destinada a este tipo de parto?
    Grata pela ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Olá Viviane!
    Desculpe só responder agora. Viajei de férias e não entrei na internet neste período.
    A minha médica é ótima e fez meu parto.
    Com relação ao Hospital não sei te informar.
    Já olhou o meu blog sobre Maternidade Lúcida e Serena? www.maternidadelucidaeserena.blogspot.com
    Manda teu e-mail pessoal para eu te mandar as informações da minha médica e mandar o que mais você precisar.
    Você está grávida, quantos meses? Sabe que pode fazer preparação para o parto na UFSM de graça?
    Aguardo teu e-mail.
    Bjs!
    Andrea
    andelis.2@gmail.com

    ResponderExcluir

Grata por sua participação!!!