segunda-feira, 11 de maio de 2009

Convivência com vizinhos!!!


Na vida tem pessoas que fazem parte de nossa vida queiramos ou não - os nossos vizinhos. Parentes a gente não escolhe e pode se dar bem ou não. Vizinhos até podemos escolher ou não, dependo do lugar que se vive.

O nosso bem estar muitas vezes depende de como nos damos com nossos vizinhos. Quem se incomoda com vizinhos sabe o quanto é desagradável voltar para casa e saber que terá uma noite, final de semana, uma manhã ou qualquer parte do dia insuportável. Pois o que com o tempo é um simples incomodo pode virar uma irritação constante.

O que fazer??????

Existem várias formas de tentar resolver a questão, vou sugerir algumas que podem ajudá-lo ou adapte as dicas e procure conviver em paz com seu vizinho:

- Olhe a situação com calma, será que não está exagerando? Por exemplo, crianças tem o direito de brincar, jogar bola, pular, ... Caso isso esteja incomodando, procure primeiro conversar com calma com os pais da criança e explicar (que a bola bater na sua janela pode quebrá-la, para as crianças não ficarem pulando o muro, pois o cachorro pode atacá-las, etc.) Faça isso com calma e não num momento de raiva, pois a tendência dos pais é proteger seus filhos e podem não lhe dar apoio (mesmo que aparentemente você esteja certo).

- No caso de crianças ainda, lembre-se, você foi criança um dia e talvez tenha feito o mesmo ou algo parecido, então, será que não dá para dar um desconto???

- Som alto em qualquer horário: quando é um prédio com condomínio estabelecido, fale com o síndico e leve a questão para a reunião de condomínio (mesmo que esteja alugando, peça permissão para o dono do apartamento para falar na reunião), evite brigar diretamente com seu vizinho. Pois o condomínio tomará as providências necessárias.

- Quando o problema de som alto for de casa e for constante. Pode tentar falar calmamente com o vizinho, caso não dê resultado, entre em contato com a prefeitura e peça providências. Pois se tem regras para casas noturnas deve ter para vizinhos também.

- Para problemas como: jogar lixo para o seu pátio, toco de cigarro, invadir seu espaço, ... Como nas dicas anteriores, primeiro procure conversar com calma com seu vizinho, por mais mal educado que pareça ser a atitude dele, você falando com educação e calma, pode ser que faça com que ele coloque a mão na consciência com relação as suas atitudes (realmente, às vezes, as pessoas não se dão conta de sua falta de educação). Depois, caso não seja ouvido, procure as autoridades competentes, caso queira levar a questão adiante (sindico se for condomínio ou prefeitura se for casa).

- Veja se não tem uma forma de contornar a situação. Por exemplo: mora na frente de uma indústria barulhenta, será que dá para mudar o quarto de posição, ou colocar um vidro a prova de som.

- Infelizmente ainda temos a opção de: “os incomodados que se mudem”. Espero que não venha a ser o seu caso.

Em termos energéticos, isso quer dizer que está com problemas de limites, estabelecer limites. Veja se você também está fazendo isso em outras instâncias de sua vida. Como a vida é um eterno aprendizado, pode ser que a situação esteja te dizendo alguma coisa. Faça uma análise. Quem sabe resolvendo isso nas suas atitudes. O que te incomoda com os vizinhos deixe de atrapalhar teu dia-a-dia ou está dizendo que está exagerando nas suas reações.


Lembre-se: que a sua liberdade vai até onde começa a do outro. Respeite primeiro antes de para pedir respeito ao outro!!!


O diálogo é a melhor solução. É conversando que a gente se entende!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!