domingo, 14 de junho de 2009

ORGANIZANDO SUA CASA

Manter uma casa organizada nem sempre é uma tarefa fácil. Mas não é impossível! Se você tem filhos pequenos, não tenha a ilusão que vai conseguir manter a casa 100% arrumada, isso além de difícil não é saudável. Você pode tomar algumas atitudes para que isso seja possível. Por exemplo, crianças estão ligadas a brinquedos e normalmente, brinquedos espalhados pela casa, então o que se pode fazer é colocar nichos para guardar e organizar esses brinquedos. Da seguinte forma, tenha caixas ou baús, preferencialmente de plástico, que são fáceis de lavar. Pois os de papel eles podem rasgar ou dependendo da idade “abocanhar”. Mantenha os brinquedos dentro destas caixas, quando eles terminarem de brincar ou vez por outra vá colocando os brinquedos dentro delas. Assim você mantém o ambiente razoavelmente organizado e a criança vai te observando, convide-a a fazer o mesmo, sem impor. Você vai se surpreender! Com o tempo ela vai aprendendo que após brincar deve guardar seus brinquedos. Transformo isso também numa brincadeira!

No caso das pessoas que não tem filhos, é preciso organizar uma rotina para organizar a casa. Procure não acumular coisas. Chegou em casa, já guarde os objetos nos lugares corretos. Ah! Tô cansado! Mas se deixar para depois a pilha aumenta!

O interessante a fazer se está muito estressado ou com a cabeça cheia de coisas é uma faxina em casa. Usando a analogia, limpando e organizando a casa. Você está limpando e organizando a mente. Faça de acordo com o tempo que tem disponível. Pouco tempo, então organize as gavetas de roupa ou dos utensílios de cozinha. Tem mais tempo, organize o guarda-roupa inteiro e assim por diante. Como, vamos usar o exemplo do guarda-roupa? Tire todas as roupas e coloque em cima da cama. Separe as que usa freqüentemente das que quase não usa. Guarde novamente as que normalmente usa de forma organizada, depois olhe para as que pouco usa e reflita se precisa realmente daquelas roupas ou você pode doar para quem precisa mais do que você! Eliminando os exageros da sua casa, estará eliminando os exageros da sua vida!

Para ambos os casos, pessoas com filhos ou sem, sempre vale o ditado abaixo:

“Uma casa tem que ser limpa o suficiente para ser saudável e suja o suficiente para ser feliz!”

Provérbio Britânico



2 comentários:

  1. Muito bom este seu texto. Copiei e colei no meu blog. Aliás, gosto tanto do seu blog que fiz um link para ele no meu. Um beijo.
    Claudia (http://claudia-maria.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudia!
    Obrigada! É bom saber que gostou do conteúdo do meu blog.
    Entrei no teu blog e gostei muito também!
    Bjs!
    Andrea Leandro

    ResponderExcluir

Grata por sua participação!!!