segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Preparando para a naninha!!!


Hoje em dia com uma vida atribulada muitas pessoas tem dificuldade para dormir e relaxar. A gurizada e os não tão gurizada, adoram ficar na frente do computador até tarde ou da TV até tarde e depois vão direto para a cama e adivinha o que acontece??? Não conseguem dormir!!!

O problema é o que cérebro foi tão superestimulado que leva um tempo até relaxar. Também tem o caso das pessoas que trabalham ou estudam até tarde, saem da mesa de trabalho e vão direto para a cama e também não conseguem dormir.

Vou dar algumas sugestões para preparar a hora da naninha e que ela não seja a hora do pesadelo. É preciso separar a hora do trabalho e de se deitar. Dormir faz muito bem para o ser humano e ele deveria respeitar ter algumas horas de sono com qualidade. Então:

Crie um clima para dormir. Nada de luz forte no quarto. Se não consegue dormir totalmente no escuro, compre uma lâmpada azul. Além de iluminar é uma luz que relaxa.

Não leve leitura para a cama. Se for levar que seja algo leve, bem leve.

Desligue toda a parafernália eletrônica do quarto. Deixe no máximo ligado uma música relaxante no ambiente (se possível, não fone de ouvido). Deixe só por um tempo.

Quem sabe não é a hora de começar o hábito de meditar. 5 minutos antes de dormir podem fazer milagre. Sente de forma confortável (depois de ter escovado os dentes, colocado o pijama e feito o pipi). Mentalize uma imagem reconfortante seja uma praia ou montanha e passeie ou fique parado olhando para esse lugar. Depois se deite. Com o tempo a meditação pode ficar um pouco mais elaborada. Mas nada muito complexo, afinal você quer dormir.

Faça um chá de camomila, sente numa poltrona, ouça uma ou duas músicas relaxantes sem revistas, sem livros, sem TV, sem computador (notebook, netbook), etc. Tenha uma imagem relaxante a sua frente. Seja uma praia, flores, montanhas, etc. Tem que ser algo que te relaxe e depois vá para a cama.

Vale também acender incenso ou usar spray floral no ambiente. F4 (das Essências Kainnon) por exemplo.

O importante é criar um clima agradável para a hora de dormir. Caso seus olhos não relaxem, faça compressas com camomila por 15 minutos.

Dormir mal num dado período da vida, como época de provas é uma coisa, mas dormir mal sempre, com certeza vai prejudicar a sua saúde. Seu corpo merece uma atenção especial e seu cérebro merece descansar também!!!

4 comentários:

  1. Tens razão, Andréa. Dormir é importante pra saúde,beleza da pele e bom humor. Devemos ouvir nosso corpo e dormir assim que o soninho sinalizar. Eu, felizmente, durmo bem. Sou a verdadeira dorminhoca.
    Bjos amiga, obrigada pelo teu lindo blog.
    salete.

    ResponderExcluir
  2. obrigada Salete!

    Realmente dormir traz grandes benefícios. Dormir bem nem demais e nem de menos. Mas dormir com qualidade!

    Tenham todos bons soninhos e sonhos!

    Bjs!

    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Andréia, bem relaxante, quase nanei.....rssss....uma delícia , eu já fiz isso num SPA, para descansar, andei entre margaridas, eu durmí, acordei assustada pq estava na sala de aula, mas tinha um monte dormindo....rss......adorei seu blog.....bom final de semana pra vc.......bjks....Gil

    ResponderExcluir
  4. Oi Gil!

    He he! Que jogue a primeira pedra quem já não dormiu em sala de aula.
    Obrigadão!

    Bjs!

    Andrea

    ResponderExcluir

Grata por sua participação!!!