segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Elogie publicamente e critique reservadamente!



Aprendi essa regra quando fui militar (oficial temporária). Embora muitas empresas tenham regras semelhantes nem sempre essa idéia é vista no dia a dia.

Elogie publicamente e critique reservadamente é uma boa regra a ser seguida na vida pessoal também. Principalmente familiar. Parece que no meio familiar não existem limites. Respeita-se mais quem é de fora do os seus próprios familiares ou amigos mais próximos.

É bom desabafar, mas falar mal do marido, esposa, filho, filha, etc. para outras pessoas na frente de quem está sendo crítico é no mínimo uma afronta. O criticado se sente humilhado e pode reagir de forma que fique magoado e triste. Esse tipo de situação não ajuda ninguém.

Soube de uma história de um pai que disse para a filha. Se você reclamar do teu marido para mim eu dou razão para ti. Se ele vier falar de ti para mim darei razão para ele. A filha intrigada perguntou por quê? Ele simplesmente respondeu. Não tenho nada haver com os problemas de vocês. E ele realmente está certo. É fácil reclamar para os outros das atitudes alheias que reprovamos.

Então ai vão algumas sugestões do que fazer:
- Procure elogiar algo bem feito em público. Incentiva boas atitudes!
- Quando tiver que fazer alguma crítica. Faça reservadamente. Procure ser sincero e abra o jogo.
- Caso precise desabafar a respeito do assunto. Não faça isso em alto e bom som na frente de outras pessoas e da pessoa alvo da crítica. Não vai ajudar na situação e deixará ouvintes e criticado constrangidos.

Todas as pessoas tem algo de bom! Que tal ressaltar essas qualidades?! Sempre que as famílias se reúnem, dificilmente não criticam alguém, hehe!!! Então, faça como meu irmão diz: De quem vamos falar bem agora? Quando o assunto esquenta e passamos dos limites com as críticas aos outros.

Aproveite as festividades de final de ano, onde amigos e familiares se reúnem para celebrar e ouse ser diferente. Ouse ter uma atitude nova e iniciar 2012 com uma nova energia de paz no coração e nas atitudes!!!

2 comentários:

  1. Nosssaa, perfeito. Estou compartilhando. É bem isso mesmo, valeu pela dica, isso também se chama educação!

    ResponderExcluir

Grata por sua participação!!!