segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Sugestões para lidar com situações conflituosas:




Vira e mexe em nossa vida é necessário ter que resolver algum conflito, situação embaraçosa ou desconfortável. Seja uma cobrança indevida, esclarecer algo com um amigo ou familiar. E a lista assim vai.

O Ideal é estar calmo na hora de resolver tais questões. Um coração em paz e sereno consegue a lucidez para ver a situação claramente. E não engata no conflito alheio quando isso pode ser iminente. Briga gera briga, discussão gera discussão e isso não resolve a questão.

Por exemplo: o seu plano de telefone, TV por assinatura ou outra forma de contrato, cobrou algo indevido, ou mexeu no seu plano sem te consultar. Primeiro respira. Anota tudo que precisa dizer para o órgão competente, seja por telefone ou ao vivo. Tenha a mão todos os documentos necessários. Os dados do titular da conta (nome, endereço, número de documentos, número de contrato, etc.). E só depois busque a solução do problema. Caso não tenha solução numa primeira tentativa busque o órgão de defesa do consumidor. Sempre que possível peça um documento que comprove as mudanças que você pediu ou não. E os números de protocolos das tentativas de solução.

Quando a situação é para ser resolvida com algum amigo ou familiar. Antes de ir falar com a pessoa tente escrever tudo o que deseja dizer para ela. Às vezes, isso já alivia o coração.

Serve utilizar outras técnicas como a do Ho’Ponopomo: dizer Eu te amo, Sou grato, Sinto muito, Me perdoa para a pessoa. Estando ela presente ou não. Caso seja um Reikiano. Emane reiki com muito amor para a pessoa ou situação.

Enfim, procure estar calmo na hora que pretende esclarecer ou falar com a pessoa. Se for com 4 pedras na mão a outra pessoa te responderá com mais pedras ainda. Muitas vezes temos o ímpeto de chegar brigando e achar que isso resolverá a questão. Talvez alivie a sua tensão gritar e esbravejar com o outro. Mas quem sabe então: Grite e esbraveje com o seu travesseiro. Diga tudo que está entalado na garganta. Depois reflita se isso realmente vai ajudar a situação.

Só conseguimos resolver conflitos com o coração em paz. De alma serena tudo se esclarece e a luz se faz presente nas situações. Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!