terça-feira, 27 de novembro de 2012

Preparando a casa para os festejos de final de ano.





O final do ano vai chegando, aulas terminando, algumas famílias já começam a pensar nas férias e como comemorar o natal e ano novo. Uma parte desse processo é organizar a casa, seja na decoração, seja para receber convidados e parentes para as comemorações vindouras.

Com pouco dinheiro é possível montar arranjos bonitos ou até mesmo criar com o que tem casa. O importante e fazer a arrumação da casa com carinho para as festas e para receber o ano novo que está para chegar com uma energia positiva.

Pode-se até criar um ritual da família para deixar esse momento mais marcante e ficar como um legado para os filhos. Reforçando a mensagem de amor, solidariedade, caridade e compaixão que as festas natalinas despertam em nós.

Pode-se começar reavaliando guarda-roupa, brinquedos e objetos que não quer mais. Doando - ajuda famílias que precisam mais que você. Deixando ir esses materiais abre espaço para uma energia nova para o ano novo que está chegando.

Decorar a casa é dar uma atenção especial ao seu lar. Cada objeto tem uma mensagem especial e onde é colocado também merece uma atenção especial. Fará parte da mensagem que deseja passar para quem ali estiver.

Colocar musicas natalinas ajudam no clima de festa. Aqui em casa, por exemplo, já tem um CD com músicas natalinas que coloco todos os dias. Principalmente, no final da tarde. Assim, acendemos as luzes de natal e danço com meus filhos na sala. Eles adoram! São pequenos momentos especiais que certamente eles levarão para suas vidas.

É uma forma muito linda de celebrar - criar seu próprios ritos de final de ano. Seja com música, acender as luzes da árvore de natal, jantar com velas (sejam reais ou elétricas), enfeitar a casa, receber os amigos e família para as festas de final de ano. A energia gerada faz bem para a casa e para alma de seus moradores. Mexe com a energia do lugar e isso sempre faz bem. Porque tudo é feito com a intenção de fazer algo de bom.

Mesmo quando chega janeiro e vamos desmanchar a decoração e voltar ao ritmo normal da vida. Temos um ciclo de renascimento que se inicia. Pode mudar a arrumação da casa e receber o ano que chegou com a energia revigorada.

Vai lá! Ainda dá tempo de arrumar a casa e a vida para essa nova etapa do ano!!!




terça-feira, 20 de novembro de 2012

Casa do signo de Sagitário




Chegando ao último da sequência de signos que comecei aqui no blog. Vamos ao signo de Sagitário. Inicia em 23 de Novembro e termina em 21 de Dezembro. Seu elemento é o fogo e é regido pelo planeta Júpiter.

Muito expansivo. Seu lar deve refletir esse espírito que precisa de espaço para se movimentar. É uma casa com cores fortes e marcantes. Muito prática, colorida e espaçosa. Bem objetiva, já que não param muito em casa para se preocuparem com detalhes do dia a dia. Adoram se olhar, então ter espelhos é uma boa opção.

Possui natureza nômade e de fácil adaptabilidade. Sua casa poderia caber numa mala. Pois vivem na estrada. Como um cigano – os sagitarianos não ficam muito tempo num mesmo lugar. Apreciam também objetos vindos do exterior.

Cortinas esvoaçantes, muito ar, lugar espaçoso. Precisam olhar longe. Então, nada de lugares apertados que tenham janelas que dão para lugar nenhum. Se assim for, ficarão extremamente depressivos ou não vão parar em casa.

Ótimos presentes são livros, porque adoram ler. Sempre buscam o que é raro ou diferente.

Festeiro e normalmente de bom humor. Sabem transformar o ambiente num lugar agradável de conviver em grupo. Onde todos se sentem bem recebidos. Não é muito dado a tarefas domésticas. Seu excesso de energia não combina com as tarefas rotineiras de uma casa como lavar, passar, etc.

Sua casa pode ter objetos de viagem que sempre o lembrem do seu espírito aventureiro.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

É melhor prevenir do que remediar!!





Já dizia o ditado: “É melhor prevenir do que remediar! - O dia a dia sendo corrido ou não - eventualmente somos pegos de surpresa por situações inusitadas ou que não queríamos que ocorresse.

Claro que não temos como prever tudo, mas algumas coisas - podemos já nos preparar e ter a mão informações ou ferramentas que nos auxiliem:

- Ter na agenda do celular e de casa todos os contatos do médico, dentista, ... para ocorrências médicas.
- Em caso de acidente ou ocorrência médica para onde deve ser levado. (caso seja possível a escolha)
- Ter também a mão o telefone e endereço: eletricista, faz tudo, tele-gás, etc.
- Caso não tenha seguro do carro ou de casa. Que providência deve tomar em caso de acidente. Na hora o sangue pode ferver e fazer alguma besteira. Ao invés disso, chame a polícia ou autoridade competente. Não caia na lábia de espertinhos que “tentam” resolver a situação.
- Ter uma farmácia básica em casa para pequenos acidentes ou incidentes domésticos: antiácido, antitérmico, gases, etc.
- Informar toda a família que você é doador de órgãos. Num momento de dor - da perda de um ente querido. Muitos familiares não permitem que os órgãos de seu ente querido seja doado. O sistema, em princípio, é seguro – Além de tudo poderá ajudar uma ou mais pessoas com esse ato de bondade.
- Embora não seja um assunto agradável de tratar – se tem preferência, avisar aos familiares em que cemitério gostaria de ser enterrado.


Em situações inesperadas, precisa parar, respirar e depois buscar o que fazer. Nem que seja, ligar para um amigo e pedir socorro. Não estamos livres de imprevistos, mas agir de impulso, nem sempre é a melhor solução. É preciso pensar nas possíveis conseqüências.

Atenção e calma – ou tentar manter a calma – nesses momentos pode ser a chave para que tudo no final dê certo!!! Pense nisso!!!


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

III Congresso Internacional de Geobiologia



Você também pode assistir via internet ao vivo o congresso. Entre no site e saiba mais informações - 
http://institutodegeobiologia.webnode.com/congresso-casa-saudavel-e-sustentavel/ 

Palestras Congresso Casa Saudável e Sustentável

  DATAS: 15, 16 E 17 DE NOVEMBRO DE 2012
  Cronograma:

Quinta – 15/11/12:

12h – Registro
15h – Abertura do congresso com autoridades
15:30h Palestra de Abertura
16:30 “Geobiologia - Medicina do Habitat - Como agregar valor, melhores serviços, qualidade de vida e aumentar a satisfação dos clientes e a receita de uma só vez" ( Allan Lopes - Confirmado).
17:30 Intervalo
18:00 – Apresentação Cultural

Sexta – 16/11/12:

07h às 09h - Registro
07h30 às 08h30 – Prática de exercícios respiratórios
09h – Palestra: “Casa Saudável: A relação entre o ato de construir e reformar e a felicidade das pessoas.” Prof. Allan Lopes (Presidente IBG, Autor do Livro Geobiologia a Arte do Bem sentir, Diretor das Empresas Reflectex e Casa Saudável – Belo Horizonte, MG - confirmado).
10h – Palestra Casa Natural – Arq. Carlos Solano (Colunista da Bons Fluidos por mais de 10 anos, autor do Livro Feng Shui – Kan Yu– Belo horizonte – MG . Confirmado)
11h - Intervalo
11h30 – Palestra: “Vida Integral e Sustentabilidade" Prof. Marcelo Cardoso (Vice-Presidente Natura, Presidente do Instituto Integral do Brasil, Professor do Instituto Evoluir - Confirmado).
12h30 – Almoço
14h – Palestra: “Paisagismo para celebrar a Vida”. Prof. Toni Backes (Eng. Agrônomo, Paisagista, Diretor da Escola de Paisagismo Perau do Encanto - Nova Petrópolis, RS - Confirmado )
15h – Palestra: “A experiência da NASA com plantas de interior e o aumento da qualidade do ar e da vida”. (Palestrante: Gary Stutte – Pesquisador da NASA, USA. ).
16h – Intervalo
16:30h – Palestra: “Poluição Eletromagnética: a realidade silenciosa e as soluções disponíveis”. Prof. Robert Steller (Diretor do IBE – Institute for Building Biology and Ecology of USA and Canada, USA. - confirmado)
17:30 - Apresentação de trabalhos científicos
18h30 – Mesa Redonda: “Construção Sustentável e saúde: pontos de convergência, pontos de divergência e suas respectivas importâncias”. (Diversos convidados).
 19h30 – Encerramento.

Sábado – 17/11/12

07h às 09h - Registro
07h30 às 08h30 – Prática de exercícios respiratórios
09h – Palestra: “Estudante sustentável: A necessidade de se criar consciência crítica sustentável desde a universidade”. Prof. Arq. André Buarque (Professor do Programa Estudante Sustentável – IBG UFMG. Belo Horizonte – MG - Confirmado)
10h – Palestra: “Ambientes Construídos Sustentáveis e Saudáveis”. Frank Siciliano (Fundador da Cris e Transition Towns Brasil - São Paulo - SP - confirmado).
11h – Intervalo
11:30h  – Palestra: A experiência e o diferencial de se utilizar a saúde e o bem estar como serviços agregados na Arquitetura. Prof. Arq. Aline Mendes – Rio de Janeiro – RJ - confirmado.
12h30 – Almoço
14h - Apresentação de trabalhos Científicos
15h – Palestra: “Bio-construção e Permacultura - soluções para um mundo melhor" - Peter Van Lengen (Professor e administrador Instituto Tibá - Confirmado)
16h – Intervalo
16h30 – Palestra: “Bioarquitetura e Tecnologias Socioambientais" - Loredana Albieri (Arquiteta e professora União Européia e Inbar - itália - Confirmado)
17h30 – Palestra: Como as árvores podem trazer alegria, felicidade e saúde para a sua casa. Terapeuta ambiental Sandra Siciliano.
18:30 h – Cerimonia de plantio coletivo de uma muda de árvore e Encerramento com apresentação cultural




Entrevista sobre Harmonização de Espaços na Rádio Gaúcha



Serei entrevistada sobre Harmonização de Ambientes no programa Super Sábado da Rádio Gaúcha de Santa Maria.

Data: 10 Nov 2012
Horário: 09h às 09h40

Você pode acompanhar sintonizando na rádio Gaúcha de Santa Maria. 105.7 FM


ou acompanhar pelo site - www.rdgaucha.com.br - clicar em Santa Maria
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/gaucha/capa,113,281,0,1551,Home.html
 
 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Casa Ideal II




A casa dos sonhos não precisa ser um pesadelo. Com o pé no chão e planejamento ela pode virar realidade.

No momento que resolver tornar seu sonho realidade é preciso de algo que muitas pessoas não se dão conta – CONHECER A SI MESMO!!! Isso mesmo! Autoconhecimento. Muitas vezes, idealizamos uma casa levando em consideração a moda, o lugar onde moramos (ou queremos algo melhor ou igual quando gostamos). Mas não é somente isso que se deve levar em conta.

O que precisa analisar é que tipo de pessoa você é no dia a dia e as pessoas que moram com você. Exemplos:
- Você é uma pessoa espaçosa, que gosta de ambientes amplos ou prefere espaços reduzidos?
- Gosta de receber vários amigos e familiares?
- Precisa de momentos de isolamento?
- Tem planos de aumentar a família?
- É um acumulador ou uma pessoa que é desapega das coisas?

Esses são alguns itens que pode levar em consideração na hora de construir ou buscar um novo lar.

Montar uma planilha com esses dados pode ajudar muito. Assim, aos poucos você vai construindo mentalmente a sua casa ideal. Quem sabe, você não consiga realizar o seu sonho!

Seja e tenha uma casa muito feliz!!!