terça-feira, 26 de março de 2013

Sugestões para uma casa saudável




Eu e Allan Lopes e depois eu com a Kalinka ambos da Casa Saudável


No último final de semana participei do 8º Encontro Holístico Brasileiro em Porto Alegre. Das várias maravilhosas palestras que assisti a do Allan Lopes trouxe várias dicas para uma casa saudável bem como workshop dado após o evento.

As sugestões que darei hoje tem por base as dicas do Allan. Para conhecer o trabalho dele acesse http://allanlopes.webnode.com// e http://minhacasasaudavel.com.br/.

Para uma casa saudável vão depender vários fatores. O grau de comprometimento da energia do lugar. A iluminação, som, odores são alguns dos fatores que podem influenciar a salubridade do ambiente.

A casa precisa estar saudável para que a pessoa possa desenvolver suas potencialidades. Se a pessoa não dorme direito, existem elementos que influenciam sua saúde e principalmente a qualidade do seu sono. Não poderá com certeza alcançar os seus sonhos e todo potencial para alcançá-los.

Dormir bem é um fator muito importante. O colchão, a qualidade do ar, não ter luminosidade e não ter equipamentos eletrônicos. Principalmente não dormir com o celular ao lado da cama. Caso use como despertador pode desligá-lo e na hora ele vai despertar. É só testar.

Evitar caixa d’água de amianto. Se a sua ainda for, é preferível trocar. Utilizar filtros de carvão ativado são excelentes para filtrar a água. Retirando os metais pesados, cloro e flúor que ao longo do tempo podem ser prejudiciais a saúde.

As melhores lâmpadas são as amarelas ou chamadas luz do dia. Evitar as fluorescentes que não são saudáveis em vários aspectos.

Plantas e animais saudáveis são bons indicadores que está tudo bem dentro de casa. Ter plantas dentro de casa além de trazer boas energias fazem bem para psique humana. É um contato com a natureza. Mínimo que seja, faz bem! Apenas precisam cuidar suas condições fisiológicas: iluminação, rega e característica de ser de sombra ou de ficar a pleno sol. Plantas são saudáveis dentro do quarto. Apenas cuidar cheiros fortes e se a pessoa é alérgica.

Uma casa precisa ter história da família, dos seus moradores. Isso traz aconchego. Fotos, mimos e móveis contam essa história. Lembranças que ficam na memória de parede. É o que as crianças levam para a vida adulta.

Os conselhos que o Allan deu de uma maneira geral para uma casa saudável é:
- iluminação;
- ventilação;
- diminuir os excessos;
- plantas.

Existem várias formas de tornar a nossa casa saudável. Com carinho e atenção é possível alcançar. Observando. Podemos ir aos poucos colocar a harmonia nos eixos do nosso lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!