terça-feira, 5 de março de 2013

Uma casa tem que ser limpa o suficiente para ser saudável e suja o suficiente para ser feliz




Uma casa tem que ser limpa o suficiente para ser saudável e suja o suficiente para ser feliz.” Esse é um provérbio britânico que eu adoro!!! Como mãe, dona de casa, esposa, profissional, amiga, blogueira e coisas mil que a mulherada faz. Não tem como ter a casa impecável o tempo todo. Para não enlouquecer com tanta coisa para fazer, me apoio nesse provérbio.

No dia a dia precisamos ter mecanismos que nos auxiliam a não deixar nosso lar virar o caos total. Cada coisa tem que ter o seu “endereço”. Se está se acumulando em um canto da casa ou em todos. É porque o endereço não foi bem pensado ou nem foi pensado ainda.

A filha de uma amiga esses dias me falou da “Sala de Jogos” da casa dela. Só que não é um lugar para se divertir e sim um lugar para “jogar” tudo que não tem destino. O problema é quando a “sala de jogo” vira a “casa de jogos” onde tudo fica revirado e bagunçado o tempo todo.

É preciso criar alguns critérios e buscar segui-los para manter a casa pelo menos numa ordem que não vire caos. Cada coisa tem que ter o seu local e um limite de quantidades.

Se o guarda-roupa está lotado está na hora de doar o que está em excesso. Se junta jornal para utilizar para seus “bichinhos” fazerem necessidades, limite-se a uma caixa e não deixar pilhas de jornais por toda a casa. As contas a pagar precisam ficar num lugar de fácil acesso e organizadas. Devemos guardar notas, em geral, por cinco anos. Com exceção de algumas por questões legais. O resto pode ir para o lixo.

Não transforme a sua casa num lixão. Ou numa “casa de jogos”. Comece aos pouquinhos, de pouquinho em pouquinho você conseguirá organizar toda a casa. Não desista no meio do caminho. Como se faz? Por exemplo, esvazie uma gaveta, limpe-a e depois coloque de volta o que realmente é útil. Já tenha a mão um saco de lixo para colocar fora o que não tem mais utilidade. Pode até ter uma caixa ou saco para colocar doações. E trate logo de tirar de casa o que pretende doar para não criar mais um canto de tralhas.

Parabéns para todas as mulheres! 
Não somos perfeitas,
 mas somos especiais do jeitinho que somos!


2 comentários:

Grata por sua participação!!!