terça-feira, 1 de outubro de 2013

Não surte – tome jeito e/ou um floral!!!


Creio que todo mundo já conjugou esse verbo: eu surto, tu surtas, ele surta, nós surtamos, vós surtais, eles surtam. Surtar significa: “enlouquecer momentaneamente sob pressão ou estresse, o que faz a pessoa tomar atitudes anormais aos olhos de pessoas sãs” (fonte: http://www.nossalinguaportuguesa.com.br/dicionario/surtar/).

O “X” da questão é que isso está cada dia mais comum. As pessoas se sentirem estressadas, assoberbadas, irritadas, angustiadas e por fim acabam deprimidas. Num primeiro momento poderia dizer: Corram para as montanhas!!! Não é brincadeira! O contato com a natureza faz muito bem. Pisar no chão, na terra. Olhar o céu, o verde natural, os aromas, a beleza das flores, simplesmente viver de forma simples e por um pequeno tempo, se possível, contemplativa. A tecnologia facilita e muito o dia a dia. Mesmo assim, as pessoas se sobrecarregam de atividades, não conseguem priorizar e ainda mergulham numa onda eletromagnética. Que também aumenta com uso de roupas sintéticas. Então chega a gota d’água! O caldo entorna e o quadro clínico está completo para o SURTAR. Acredito que com o tempo as pessoas conseguirão desenvolver técnicas para que o impacto do eletromagnetismo não afete tanto a qualidade de vida. Enfim, aliado ao problema ambiental está a questão mental. Como tornar minha vida mais saudável?

Que tal pequenas atitudes para melhorar a sua qualidade de vida:

- Não de passos maiores que a sua perna. Priorize. Conscientize-se que nem sempre consegue fazer tudo!
- Faça alguma atividade física, nem que seja caminhada. A yoga seria ideal, alia atividade física, respiração e meditação.
- Medite. Ajuda a acalmar a alma e o corpo. Uma sugestão: Foque no plexo-solar, visualize um sol que te ilumina, guia. Uma conexão com teu Eu Sou.
- Contato com a natureza: nem que seja apenas pisar com os pés descalços na terra.
- Ter alguma válvula de escape. Fazer algo que goste muito para sair da rotina que considera estressante.
- Converse com um amigo ou busque ajuda de um terapeuta.
- Entre várias terapias, os florais podem ajudar e muito. Por exemplo, a essência Olive dos florais de Bach pode ajudar no esgotamento. Com o tratamento adequado pode-se restabelecer o equilíbrio. Existem centenas de sistemas florais. Com certeza, terá algum floral para te ajudar.
- Descarte mental: escreva num papel tudo o que incomoda, tudo mesmo e depois rasgue, coloque fora. Ajuda a tirar da mente.
- Em momentos de estresse recite um mantra ou procure focar a mente em algo belo e harmonioso para você. Pode visualizar uma chuva de pétalas de rosas caindo ao seu redor ou da pessoa que você está preocupado.
- Anote, planeje. Também ajuda a tirar da cabeça as preocupações e focar no que realmente interessa. Principalmente antes de dormir. Pare de ficar pensando no que precisa fazer no dia seguinte. Anote!
- Respeite o seu biorritmo. Verifique o período que rende mais e foque as atividades nesse momento.
- Respeite a hora de dormir. Quando tiver dificuldade para dormir tente: não ficar no computador até tarde ou olhar TV (pelo menos evite programas violentos), tome um chá relaxante, banho morno.

Lembre-se: “Somos seres espirituais vivendo uma experiência humana”. Então, pare de se torturar. Sempre temos alternativas. Quando conseguir relaxar/serenar conseguirá ver soluções e alternativas que ainda não tinha conseguido perceber. A serenidade está sempre aliada com a sabedoria. E com certeza seu mundo será bem melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!