quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Imagens e frases que fazem a diferença no seu ambiente – 2

Palavras tem poder e como! Seja ouvindo ou lendo, elas nos influenciam. A arte de saber argumentar pode fazer a diferença numa mediação de conflito, seja no tribunal ou no ambiente intimo do nosso lar. Torna-se rotina dizermos palavras que magoam. Sem se dar conta do dano moral e emocional que causamos nas pessoas.

Pensar antes de falar seria o ideal! Vale a pena tentar. O que acha? Pode usar a regra, adaptando a idéia: Não “diga” aos outros, o que não gostariam que “dissessem” para você. Por traz de toda palavra que dizemos tem uma emoção associada. Muitas vezes, carregadas de fortes emoções, seja amor ou ódio. Emanam energia, impregnando o ambiente e a nossa alma.

Que tal se cercar de palavras que tornem o ambiente leve e harmonioso. Ter palavras que alegram, seja nas paredes ou escritas na sua agenda ou local que seguidamente passa os olhos. Elas funcionam como pequenas vitaminas para a nossa saúde emocional. E quando associadas com imagens harmoniosas se tornam mais poderosas na busca do bem estar.

Pode-se utilizar de várias formas. No meu lar, numa escada que leva ao pátio de traz da casa, coloquei palavras inspiradoras como: paz, alegria, amor, abundância, sabedoria, etc. Toda vez que subo ou olho da janela da minha sala é uma inspiração! Quadros com frases seja na cozinha, sala, quarto, etc. com os dizeres abaixo, por exemplo:
- Lar Doce Lar
- Aqui mora uma família feliz!
- O amor reine nesta casa!
- Equipe unida, trabalha e prospera mais!
- Sou sereno e a sabedoria me guia!
- Ou apenas palavras: Paz – Amor – Alegria – Vida, etc.

Evite palavras depreciativas, o cérebro se foca nas palavras, ignorando o não. Ao invés de dizer: Não fique triste. Use então: Seja feliz! Já vi em lojas cartazes dizendo: Não traga tristeza. Não traga isso ou aquilo.
Sugiro mudar então para: Traga alegria e seja feliz aqui!!! Ou algo nesse sentido. Infelizmente já temos muitos reforços negativos por ai. Cada um fazendo a sua parte. Podemos plantar sementinhas de amor e boas mensagens que só fazem bem!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Imagens e frases que fazem a diferença no seu ambiente

Imagens e frases que fazem a diferença no seu ambiente Já que uma imagem pode falar mais que mil palavras. A palavra ou frase certa podem também transmitir uma grande mensagem. O ambiente que vivemos influencia e muito a nossa saúde física, mental, emocional e até espiritual.

O jeito como nos relacionamos com as pessoas e com o que tem ao nosso redor afeta também o grau de nossa saúde. Morar num lugar que tem sol, boa ventilação colaboram para um ambiente saudável. E que tal pensar também em outras formas de harmonizar? Utilizando imagens e frases. As imagens podem ser quadros, fotos ou pinturas em paredes, muros ou qualquer local que possam ser admiradas. Uma imagem pode nos transportar para lugares mágicos, desejados ou que nos façam sentir bem. Ou podem substituir sonhos. Por exemplo, ao invés de viver sonhando em conhecer algum lugar como: Rio de Janeiro, Paris ou Nova York. Que tal economizar e fazer a viagem dos sonhos e daí então encher a casa com fotos ou imagens desse lugar. Assim, pode, de uma forma lúdica, viajar para esses locais novamente.

O importante é o bem estar!!! Seja uma imagem da natureza ou de uma cidade. Seja uma de forma. Só alerto que determinadas imagens podem mais deprimir do que harmonizar. Imagens deprimentes ou sem forma ou deturpadas podem refletir uma mente confusa. E nesse sentido não vão ajudar em nada. Algumas vezes, em nome da arte expõe-se em casa imagens que podem ter um apelo estético e com qualidade gráfica e artística. Que ficariam ótimos em museus ou salas de exposição. Mas, sinto dizer, que não trazem bem estar na sua sala, quarto ou local exposto a sua mente e as suas emoções no dia a dia. Obras de arte refletem e emitem a energia do artista no momento que estava fazendo aquela obra. A energia que está impregnada nos quadros, podem influenciar positivamente ou negativamente.

O lar é um refugio para recarregar as nossas energias, precisa ter imagens inspiradoras, que tragam boas lembranças ou bons sentimentos. Esse bem estar também pode ser feito no ambiente de trabalho. Portanto, escolha bem as imagens que quer ter exposto em casa ou no ambiente de trabalho. Elas podem influenciar o bem estar de todos. Semana que vem falamos sofre as frases, até lá!!!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mandalas para harmonizar ambientes


Um item muito belo para equilibrar sua casa são as mandalas, significam círculo em sânscrito. São figuras harmônicas com um ponto central. Além de ótimas para meditar, trazem harmonia para o ambiente, seja no trabalho ou em casa.

Todo o detalhe na mandala é importante. Sua forma, cor e materiais podem influenciar. Em geral, todas trazem harmonia e equilíbrio e dependendo do que deseja pode dar um toque e energia a mais para: prosperidade, abundância, amor, harmonia familiar, etc.

A intuição pode ser um grande aliado na hora de adquirir uma mandala. Olhe e aquela que chamar mais atenção, pode indicar a energia que está precisando no momento. Em geral, as de cor rosa atraem o amor, verde: cura, azul: proteção, vermelha: energia e violeta: proteção, meditação e transmutação. Com símbolos em quantidade de 6 atraem harmonia de grupos. Sendo ótimas para usar em casa – harmonia familiar ou no trabalho para harmonizar a equipe de trabalho.

A própria imagem das flores podem representar belas mandalas. O girassol, por exemplo, pode invocar a energia do sol, trazendo alegria ao ambiente. Sendo ótima se existe alguém depressivo na família.

Na meditação, pode ser uma excelente aliada. Ajuda a focar. Sente-se confortavelmente e coloque uma mandala a sua frente. Foque no centro. Então, comece a sua viagem para o interior de você mesmo.

Ajudam a circular a energia no ambiente, em função da sua forma redonda e detalhes característicos. Principalmente se as proporções estiverem de acordo com o ambiente. Não muito pequena e nem muito grande.

Existem várias opções no mercado ou até na internet para imprimir. Na decoração além de embelezar trazem uma energia harmônica. Indico o site www.mandallaartevisual.com que tem uma grande variedade de mandalas e produtos com mandalas para harmonizar seu lar e sua vida.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

1° PSICOHOLIS - Seminário de Psicoterapias Holísticas



 Tenho a honra de junto com minha grande amiga Diva Bakof, sermos palestrantes neste maravilhoso evento, que brinda Santa Maria/RS - nosso assunto será os Florais - Gotinhas que fazem toda diferença!!!

  
Informações detalhadas sobre o seminário, devem ser solicitadas pelo e-mail psicoholis@yahoo.com.br

Curso: Programa Internacional de Educação dos Florais de Bach no Brasil


Curso: Programa Internacional de Educação dos Florais de Bach no Brasil
Nível I: Introductory Seminar
Ministrado por Mirna Kluppel

Data: 19 e 20 Out 2013

Local: Chama Trina Terapias e Terapias e Cursos
Endereço: Rua Venâncio Aires, 1093
(55) 3026.3639
agendachamatrinaterapiascursos@gmail.com

Programa:
Introdução a Filosofia Original do Dr. Edward Bach, conhecendo a simplicidade do Sistema Floral, como fazer sua auto-ajuda, familiarizando-se com as 38 Essências Florais de Bach Originais e aprendendo a usá-las no seu dia-a-dia.

O aluno irá receber apostila, livro e ao final do curso o Certificado Internacional.

Valor: R$ 200,00

http://www.monas.com.br/site/home

 http://www.institutobach.com.br/?cursos/5/

 http://chamatrinaterapiasecursos.blogspot.com.br/

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Plantas para alegrar a vida



No quesito harmonização de espaços as plantas com flores são uma das melhores aliadas. Além da maravilhosa energia que trazem para o ambiente, embelezam, trazem um gostoso aroma e a delicadeza da natureza. São um verdadeiro colírio natural para a visão.

Existe uma grande variedade de plantas que trazem harmonia e proteção para o lar. Por consequência o lar se torna mais alegre e leve de se viver. Para isso, tem que se levar em consideração alguns critérios:
- Compatibilidade de ambiente: se a planta é para ambientes externos ou internos, os cuidados quanto a rega, solo e manuseio.
- Se a planta é venenosa ou que possa machucar: algumas plantas tem algum tipo de toxicidade que podem ser prejudiciais. Principalmente para quem tem criança e animais domésticos em casa. E mesmo as que não são tóxicas mas são pontiagudas podendo machucar, por exemplo.

Ter um pequeno vaso, já pode fazer toda a diferença no ambiente. Ele vai se destacar e trazer aquela leveza da natureza. Sempre a planta natural é melhor. Mas existem replicar feitas de materiais alternativos, com beleza e delicadeza que também ajudam a nos transportar para o ambiente natural. O importante é como você se sente com relação ao que está vendo.

Não precisa atulhar a casa com plantas. Se tem tempo e espaço use e abuse desses elementos naturais. Mas cuide com carinho. Se não tem muito espaço ou tempo de cuidar. Dependendo do grau de luminosidade pode ter algumas opções, por exemplo:
- A Espada de São Jorge é considerada uma planta de proteção. Se possível coloque na entrada da sua casa ou atrás no seu pátio. Peça ao Dheva da planta para proteger ao seu lar. Assim, como para qualquer planta protetora.
- Muitas plantas ajudam a proteger e afastar o mal olhado, mas precisam de uma certa claridade como a arruda e o alecrim. Então, quando for comprar converse com o florista da loja e diga o ambiente que pretende colocar a planta para fazer a escolha certa.
- Caso não tenha muito tempo para cuidar da planta e/ou sua casa fica no escuro quase o tempo todo. A zameoculpa pode ser uma ótima opção. Seja no porão ou na sala da casa. Além de embelezar, ajuda a purificar o ambiente.
- As violetas são mais delicadas. Já a Kalanchoe (Flor da Fortuna) que é encontrada em várias cores, simples, dupla ou mini. São uma ótima opção também. Com certa rusticidade, é só tirar as flores secas e cuidado com a rega que pode durar muitooooooooooo tempo.
- Várias leguminosas, além de lindas, são resistentes. Podendo ser feito um mosaico. Aliando criatividade e cuidados. São um ótimo exercício para a mente e o coração.
- Os gerânios com seu cheirinho delicado ajuda a afastar os insetos.
- Zinnias, gerberas, crisantemos, begônias, etc. Coloridas, alegres, deixam sua marca no espaço.
- Um vaso com rosas verdadeiras traz uma grande harmonia para dentro de casa. Pegue um botão e saia benzendo o seu lar com a energia dessa flor maravilhosa. Considerada a Rainha do Jardim.

Enfim, existe uma infinidade de opções. Na dúvida pergunte ao florista ou a pessoa que forneceu a planta - qual o ambiente propicio para colocar a planta que a sua intuição indicou ou que você ganhou. Lembre-se que as plantas são seres vivos que merecem respeito e atenção. Cuide com amor e carinho delas que a energia que irá para o seu lar, será de grande harmonia e equilibrio.
.