domingo, 17 de agosto de 2014

Coleções!!!



Coleções!!!

Quem já não iniciou uma coleção? Seja brinquedos na infância, discos/CDs na adolescência, sapatos, selos, etc. Pode iniciar por acaso, com um presente ou uma compra ocasional. Ou para lembrar alguém ou algum momento legal da sua vida.

Quando se coleciona algo pode significar muitas coisas. Como sempre o exagero pode esconder um problema psicológico, uma obsessão seja no objeto em si ou na forma que influencia a vida da pessoa a impedindo de ver ou fazer outras coisas que não sejam ou não estejam relacionadas a sua coleção. Nesse caso, é preciso ajuda para seguir em frente e não deixar que uma aparente simples coleção possa estar fazendo com a sua vida.

As coleções podem ser um indicativo de algo que a sua alma clama. O significado pode ser muito pessoal. Um mesmo objeto para uma pessoa pode ter um significado e para outro uma simbologia totalmente diferente. Dependendo também do contexto que se iniciou e continuou aquela coleção.

Uma coisa é ter alguns pinguins em cima da geladeira. Outra é ter pinguins por toda a casa. E tudo na casa tem que estar relacionado com a coleção. Isso pode indicar uma obsessão. Ou simplesmente que você precisa parar - olhar para o lado e ver que o exagero está tomando conta da sua vida. Está na hora de parar, respirar. Destralhar-se (já que a casa deve ter virado um museu de tantas coisas iguais ou semelhantes) e abrir espaço para algo novo na sua casa e sua vida!

Outras vezes as coleções são verdadeiras paixões, e quando se conhece algo profundamente se ama muito. Pessoas tornam-se especialistas e dessa coleção tornam-se autoridades ou simplesmente Hobbies para distrair ou fluir no cotidiano.

Observe se não é puro consumismo, mania (não pode ver algo relacionado ao objeto e tem que comprar – compulsão) ou realmente te dá prazer colecionar aquele objeto. O quanto ele interfere na sua vida e/ou finanças e principalmente nos seus relacionamentos. Te ajuda ou te separa das pessoas e entes queridos?


Paixão ou obsessão - Curtição ou mania - Fruto de pesquisa ou consumismo. As coleções fazem parte da vida de muitas pessoas. Se elas fazem bem ou prejudicam os relacionamentos? Certamente as pessoas que são mais próximas podem te dizer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!