terça-feira, 7 de outubro de 2014

Momento de (re)matrícula, momento de decisão!!!



Momento de (re)matrícula, momento de decisão!!!

Em outubro normalmente é o mês das matriculas ou rematriculas nas escolas. Nem sempre é uma escolha fácil de qual escola nosso filho vai estudar: pública ou privada, perto ou longe, como é desenvolvida a grade curricular, que atividades a escola oferece e assim por diante.

É importante que os pais tenham a consciência que a educação de uma criança não é função exclusiva da escola. A instituição educacional tem o seu papel e os pais tem o seu também. Acompanhar os filhos, o desenvolvimento da sua aprendizagem e participar o máximo possível das atividades da escola farão toda a diferença para o aprendizado e crescimento do seu filho.

Na hora de escolher a escola, além de valores da mensalidade (quando escola privada), grade curricular, etc. É importante ver como as crianças estão na escola (felizes, tristes, enfadonhas, etc.). 

Leve seu filho também para avaliar a escola. Como ele se sente no ambiente?

Tem espaço para brincar? Os ambientes são apropriados para o aprendizado? Qual é o estado geral da escola (aparência e manutenção)?

Não esqueça de verificar como é a filosofia da escola. Envolve mais ou menos a família. Tem muitas atividades extracurriculares. Tem vários eventos que chamem a família para escola. Etc. Para depois não sair reclamando de algo que estava bem claro na hora de escolher a instituição de ensino para seu filho.

Gosto muito da frase do professor Pier: “Lição dada é lição estudada hoje”. Então para que seu filho aprenda é importante que estude, nem que seja um pouco todos os dias em casa depois da aula. Com anotações feitas à mão (o cérebro grava), quando digitada (computador grava e não a mente). Sem exageros e cobranças excessivas seu filho poderá aprender e muito! Num trabalho conjunto escola/pais a educação do seu filho será garantida!

Recomendo o vídeo do Professor Pier falando sobre educação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!