domingo, 26 de janeiro de 2014

A vida segue...


A vida segue,

A vida segue o seu caminho... As perdas sempre trazem algo para nossa vida. A falta da pessoa querida precisa ser preenchida com vida para homenagear quem se foi.

Nem sempre para quem fica é fácil seguir em frente. Passado um ano ou dois cada um tem o seu tempo é para seguir o seu caminho. Viver sua vida da melhor forma possível, se engajar numa causa comunitária, se dedicar a algum hobby são algumas formas de seguir em frente.

Para quem está próximo de uma pessoa que perdeu um ente querido e percebe que essa pessoa precisa de ajuda para superar, pode levar conforto. Pode sugerir locais para ela conseguir ajuda. No mínimo um ombro amigo pode-se oferecer. Toda cidade tem formas de ajudar. Grupos ou entidades de apoio, por exemplo:

- Centro de Valorização a Vida (CVV) – ligue 141ou acesse www.cvv.org.br. É um sistema onde a pessoa pode desabafar sem precisar se identificar. Falar ajuda a colocar para fora a dor que consome a saúde física, mental e emocional.

- Psicólogos, psiquiatras ou terapeutas florais, reikianos e tantas outras terapias que podem auxiliar nesse momento.

- Existem grupos de apoio religiosos ou não. Onde as pessoas se reúnem para trocar experiências e dividir experiências.

- Meditar quando ajuda a focar na força interior para construir uma base para seguir em frente.

- Fazer uma atividade fora da rotina normal. Seja um hobby ou atividade que envolva exercício físico.
Fazer o bem faz bem! Então, doar as roupas da pessoa que se foi, por exemplo, além de ajudar alguém que precisa. Faz a energia fluir.

Expor fotos e também guardar algum objeto como lembrança não tem problema, desde que não traga dor e sofrimento.

Cada um tem o seu tempo. Cada um sabe o tamanho da sua dor. É importante quem está próximo observar para que uma grande tristeza não se transforme numa depressão profunda. Então, é necessário buscar uma ajuda especializada.


O amor cura tudo, mais do que o tempo. O amor a vida preenche o coração e faz seguir em frente!!!

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Férias afinal!!!



Férias afinal!!!

Muitas pessoas esperam ansiosas pelas férias anuais. E mesmo assim, muitas vezes não conseguem desligar do trabalho ou dos problemas da rotina do dia-a-dia. Não existe uma fórmula mágica. Cada um pode traçar um plano ou estratégia diferente para poder relaxar.

Se for viajar para outro lugar mesmo que por uns dias. Pode colocar sua cabeça em outras atividades que ajudem a relaxar. Caso os problemas insistam povoar a sua cabeça faça o seguinte: escreva num papel – se for algo ou ideia para o trabalho deixe anotado e reveja quando voltar para o trabalho. Se for algo que incomoda escreva e depois rasgue com toda a vontade. É uma forma de tirar da cabeça.

Cada pessoa tem a sua forma de relaxar:
- Dormir um pouco mais;
- Pisar na areia da praia ou na terra;
- Ir para a praia ou para a beira do rio, mesmo que alguns lugares sejam agitados. Muitas pessoas conseguem se sentir melhor assim. Se você gosta de lugares sossegados é só pesquisar, pois eles existem também;

Sem opções de viajar e vai ficar em casa, faça uma rotina que não gere estresse. Toda cidade tem alguma opção de lazer, pesquise o que sua cidade oferece. Não precisa encher os dias com atividades. Não precisa também ficar no computador ou celular o dia inteiro. Pode ler, dormir, olhar filme seja em casa ou no cinema, sair com os amigos para um bate papo. Visitar amigos e parentes, dar uma volta pela cidade e ver o quanto de belo deixamos de notar no dia a dia.

Pode se propor fazer algo diferente, conhecer um lugar diferente mesmo que seja na própria cidade. Isso ajuda oxigenar a mente. Provavelmente fará você voltar mais revigorado após as férias.

Caso precise de algumas dicas para preparar a mala para a viagem neste link tem algumas dicas:


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Livros - Uma paixão!!!



Livros – uma paixão!

Para você que é apaixonado por livros como eu, as férias são um prato cheio para poder se deliciar com aventuras, poesias, contos, até livros técnicos. Para quem gosta não importa o tipo e sim o que aciona o interesse.

Hoje em dia em algumas casas é um luxo ter uma biblioteca particular. Os espaços pequenos não permitem ter muitos livros. Claro que os e-books são uma facilidade. Mas a paixão por ter o livro ao vivo e a cores não tem preço.

Caso o seu espaço seja pequeno pode fazer uma seleção dos livros e deixar na estante aqueles que você mais gosta ou são livros de referência para o seu trabalho. Muitas bibliotecas ficariam muito felizes ao receber doações de livros. Não coloque no lixo, doe para bibliotecas públicas ou de escolas que se beneficiarão com a sua benfeitoria.

- Vez por outra areje os livros. Passe um pano seco e/ou uma escova para limpar o pó.

- Não deixe pegar sol direto ou em lugares muito úmidos.

- Pode colocar numa estante fechada com porta de vidro ou de outro material. Para proteger da poeira.

- Quando a quantidade de livros é grande, facilita bastante guardar por assunto e se der em ordem alfabética de titulo ou autor. Cada um tem o seu esquema. Utilize o que fica mais fácil e simples para você.

Seja em casa ou em viagem o livro é um grande companheiro que pode nos levar para outros lugares, dimensões, planetas, para o passado, para o futuro e principalmente alegrar muito o nosso presente.


Boa leitura!!!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Prioridade para o ano novo: Valorizar a si mesmo!

Andrea dos Santos Leandro - foto de Jean Pimentel

Prioridade para o ano novo: Valorizar a si mesmo!

Mais um ano que inicia. Quem sabe a resolução do ano possa ser: Pensar no que realmente é prioridade na sua vida. O que te faz feliz?

Nossa cabeça começa o ano já com um turbilhão. Mil coisas para fazer, mil coisas para decidir. Quem sabe simplifique tudo e foque em algumas atitudes:

- Sorria mais, além de um bom exercício facial. Faz bem para a saúde e para seu estado emocional;

- Faça atividades que te deixem relaxado. Se não sabe como procure referências na sua infância, lembranças: ouvir música, dançar, nadar, pedalar, etc. Cada um tem o seu próprio jeito de relaxar;

- Você sabe qual é o seu maior talento? Não precisa necessariamente trabalhar com isso. Pode ser um hobby. Momentos do dia ou da semana que possa mergulhar de cabeça e se sentir gratificado.

- Limpe e organize a sua casa na medida do possível. Essa atitude ajuda a abrir espaço para o novo e tudo de bom para adentrar a tua vida.

Gostei de uma frase que encontrei no facebook esses dias: “Não deixa para amanhã, o que pode deixar para lá”. É importante priorizar ações, o resto deixa para lá. Se for realmente importante você vai fazer.

A prioridade para o ano que está nascendo deve ser valorizar a si mesmo. Quando você cuida mais de você mesmo todos saem ganhando. A saúde melhora, a convivência com as pessoas melhora. A tua energia tem upgrade e reflete na sua vida e de todos ao teu redor.


Seja você mesmo e invista em si mesmo. É um investimento que não vai se arrepender e só dará lucro para sua vida!