segunda-feira, 29 de junho de 2015

Citronela - repelente natural



Citronela - repelente natural

A citronela é uma planta repelente natural. Funciona também como um regulador biológico do Aedes aegypti (mosquito da dengue). Na Aromoterapia para casos de ansiedade, nervosismo e agitação. Sendo seu aroma agradável e salutar para os humanos e desagradável para os insetos.

É uma planta perene. Deve ser plantada ao ar livre, pegando bastante sol, ser bem aguado e de uma forma que o vento passe e leve seu aroma para dentro de casa de preferência. Por isso, pode ser plantada abaixo das janelas (quando possível) e na frente das portas. Forma um touceira densa. É semelhante a erva-cidreira. Possui longas folhas com bordas cortantes.

Uma receita para aproveitar por um longo período os benefícios fungicidas da citronela é: Colocar dentro de um litro de álcool algumas folhas de citronela. Deixar macerar por 20 dias e depois usar na limpeza dos ambientes. Em móveis passar com um pano úmido. No chão algumas colheres diluídas num balde de água. A casa vai ficando com um aroma agradável e com a constância do uso esse cheiro vai se impregnando nos móveis e ambiente diminuindo bastante a incidência de alguns insetos.

Mesmo as suas folhas secas podem ser usadas em cachepôs pelo ambiente em cima de móveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!