quarta-feira, 3 de junho de 2015

Dicas para lidar com umidade



Dicas para lidar com umidade

A água é o solvente universal. Quem já não ouviu o ditado: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. A constância da água num determinado local tem seus efeitos benéficos ou não dependo dos cuidados e usos. Por isso, é importante cuidar como será a construção da sua casa. A Organização Mundial da Saúde alerta para a Síndrome do Edifício Doente e uma das causas é a má ventilação e iluminação. Pontos que são importantes para evitar umidade.

Antes de construir ou comprar/alugar um imóvel verifique quanto a umidade do terreno. A higroscopia (capacidade de absorver a umidade) das paredes e a chegada da luz natural. Assim como a água é o solvente. O sol é o higienizador universal. Ambos são importantes no ambiente, nas medidas certas.

O Feng Shui trata principalmente da circulação de energia dos ambientes. Onde a energia flui bem a saúde vigora.

Então ai vão algumas dicas para lidar com a umidade, quando já existe no ambiente ou para prevenir se o local tem tendência a ter:

- VENTILAÇÃO é a principal providencia que deve ter no ambiente. Além de ventilar possíveis pontos onde a umidade se instala. Ajuda a não proliferar a quantidade de organismos que podem ser prejudiciais a saúde se ficarem num lugar estagnado e com umidade.

- A luz solar higieniza e ajuda a equilibrar o ambiente onde podem ser focos de bactérias nesses ambientes.

- Limpe em dias secos os cômodos ou móveis que acumulam umidade. Se for um armário, por exemplo: tire tudo de dentro passe um pano com uma solução de bicarbonato de sódio e vinagre de álcool e deixe ventilar. Nem que tenha que colocar um ventilador ligado na frente do mesmo. Lave o conteúdo do armário (roupas e tecidos) e os objetos passe um pano também.

- Coloque dentro dos armários: produtos prontos para vender em mercados que absorvem umidade ou pegue um punhado de giz - coloque num saco de tule e espalhe pelo móvel.

- Una o útil ao agradável. Monte um grande vaso de sal grosso e deixe no ambiente. Absorve a umidade e você pode utilizar como enfeite.

- Procure ter janelas que deixam a luz natural entrar e o vento. Abra pelo menos uma vez ao dia para circular o ar.

Os maiores ajudantes que você terá no combate a umidade serão a boa ventilação e a luz solar. Nos períodos que os dias nublados ou chuvosos são constantes. Pode utilizar uma ajuda artificial como o ventilador e uma boa lareira. O fogo ajuda a tirar a umidade do ambiente. Com cuidado e cautela. Todos são elementos importantes para manter o ambiente agradável e se possível livre da umidade. A prevenção é o melhor remédio.

Procure construir cuidando a orientação solar. Entrada da casa voltadas para o Sul normalmente são moradas úmidas. Procure ter seus quartos e locais de longa permanência pegando o sol da manhã. Não tenha cômodos sem janela e ventilação. Principalmente banheiros que são locais úmidos por função.


Observe bem o seu lar e cuide com carinho para que sua casa não adoeça e nem seus moradores. A biologia da construção observa esses detalhes. Ao utilizar os princípios indicados seu lar será mais saudável. (mais informações em http://harmonizacaodeespacos.blogspot.com.br/2007/11/biologia-da-construo.html)

E o Selo Casa Saudável prima por essa premissa de um lar ser saudável. Dentro dos seus critérios procura-se ter esse cuidado com o ambiente. Desde o seu projeto, construção, manutenção e nos materiais a serem utilizados. Um lugar com umidade não é um lugar saudável. Saiba mais em www.selocasasaudavel.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!