quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Homem cobra, mulher polvo



Homem cobra, mulher polvo

Os cromossomos determinam o gênero masculino ou feminino dos seres humanos . Para o psiquiatra Içami Tiba, falecido recentemente, e que continua uma referência no Brasil quando o assunto é comportamento entre homens e mulheres, principalmente pais e filhos. A principal diferença da espécie humana está no "como somos", ou seja, nos diferenciamos dos animais porque usamos a razão, a inteligência e a criatividade. "O simples ritual biológico do instinto sexual se transforma entre os seres humanos uma história de amor única e verdadeira para o casal de amantes. A propaganda enganosa fica por conta dos cromossomos, que continuam determinando novas atrações - que, por sua vez, o "como somos", teima em chamar de paixões, romances e galanteios", disse o autor de mais de 28 livros.

No livro "Homem cobra, mulher polvo” o psiquiatra ressalta através de várias situações engraçadas o papel da mulher e do homem em fases da vida, da simples paquera até a função de pai e mãe. Metaforicamente, compara o homem a cobra, com um tentáculo só, com o cérebro dividido em compartimentos e, sendo capaz de abrir um de cada vez. Já, a mulher, seria um polvo porque funciona com todos os seus oito tentáculos simultaneamente - Isto é a mulher multitarefa.

Essa exigência da mulher ser perfeita em todos os aspectos: lar, família e trabalho é algo que ainda prevalecerá por várias gerações? A mulher precisa evoluir sem se cobrar tanto, mais do que isso, ela precisa achar que não é uma mãe eterna e não é responsável pelos seus filhos por toda vida. A gente vê por aí muitos adultos que ainda permanecem na casa dos pais. Ela chega a infantilizar o filho que já deveria ter a sua independência. O mais importante dessa história é que ela também vira a mãe do marido e o trata igual ao seu filho, isso é que está errado. Ela não deve assumir o papel de mãe também com o seu companheiro.

Com o passar dos anos, as mulheres estão mais objetivas e competitivas no mercado de trabalho. No sexo não são tão passivas e se permitem conquistar os homens. O que você acha dessa mudança de comportamento? Se ela correr atrás do modelo masculino, fazer igual a ele na conquista, certamente não terá sucesso. Ele não vai levá-la a sério e não irá respeitá-la. Acredito que na questão do mercado de trabalho, as mulheres levaram a casa para o escritório, ou seja, aquelas que são mães cuidam dos seus colegas de trabalho como se fossem seus filhos.

Os homens, por sua vez, também mudaram o seu comportamento? Muitos agora assumem tarefas da casa e também começam a tratar delas de outra forma, acho que estão amadurecendo nesse aspecto. Eles fazem compras e aprendem que devem agradá-las. Sendo assim, o psiquiatra dá um recado para eles. "O cobra (homem) deve ampliar um pouco a sua visão em tudo e abrir os olhos para o que acontece ao seu redor. Peço aos homens que sejam perseverantes em sua disposição em ajudar, pois "as polvos" são centralizadoras e acabam mesmo ocupando todos os espaços com seus tentáculo", finaliza.
Texto de Silvia Buss

Para falarmos sobre esse assunto sempre atual no programa Espaço Aberto da Rádio Imembui 960Hz AM. Apresentado pela jornalista Salete Barbosa teremos como debatedoras em 11 Set 2015 (sexta-feira):

- Silvia Marchiori Buss, professora e escritora
- Raquel Bernardi Kurts, diretora da OCA Santa Maria - OCA Brasil
- Lilian Delavy, psicóloga
- Andrea dos Santos Leandro, consultora em Harmonização de Espaços


Programa Espaço Aberto, apresentado pela Salete Barbosa na Rádio Imembuí 960Hz AM de Santa Maria/RS – de segunda a sexta das 10h35 às 12h. Sendo que nas sextas-feiras sempre tem um debate de interesse do público em geral. O programa também pode ser acompanhado pela internet pelo site: www.imembui.com.br 

Um comentário:

Grata por sua participação!!!