quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Divertida Mente




Divertida Mente

Semana passada no debate que participei no programa Espaço Aberto da Rádio Imembui 960Hz AM de Santa Maria/RS falamos sobre depressão e me lembrei do filme Divertida Mente que assisti esse ano com meus filhos no cinema. Nele são apresentadas as emoções de Riley uma menina de 11 anos que se muda de cidade com os pais e sofre com as mudanças desse acontecimento. O cérebro dela e de alguns personagens são mostrados ao longo do filme como um centro de controle onde interagem as diferentes emoções com suas respectivas personalidades: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Repulsa (Nojinho).

Durante as várias fases da vida vamos lidando com as situações que nos acontecem e amadurecendo a medida que crescemos elas vão nos influenciando. No filme isso é mostrado de uma forma lúdica que encanta crianças e adultos. Recomendo para todos olharem e verem o quanto a interação de cada uma de nossas ações são importantes para o nosso desenvolvimento.

Até mesmo a tristeza tem um papel de destaque na história. Na trajetória de cada um. Na gangorra de emoções uma hora estar feliz e na outra triste valorizamos ou nos damos conta do que tem valor. Assim como o medo na medida certa nos previne do perigo e a raiva pode trazer a força para enfrentar uma situação difícil. E até o Nojinho nos livrar de situações constrangedoras ou até nos colocar nelas. No vai e vem das emoções o ideal é amadurecer e se divertir na medida do possível durante o processo.

Cada emoção tem sua riqueza, sua importância. E é claro que todos querem no final das contas serem felizes. Isto é, que a Alegria se destaque na nossa mente. Então, lembre-se que as emoções são como uma equipe. Todas tem sua função para que a Alegria seja a líder, mas até ela sabe que de vez em quando as outras emoções precisam pegar as rédeas de comando. Nem que seja só um pouco.

No seu dia a dia. Não permita que a tristeza tome conta e se torne uma depressão permanente. A abrace. Saiba que ela tem seu papel e é importante. Mas num outro momento a Alegria deve retomar seu papel. Peça ajuda, peça colo. Estar dentro de um abraço é o melhor lugar do mundo. É onde a tristeza pode ir dar um passeio (de preferência longo) e a Alegria tomar o seu lugar novamente.
Sugestões para retomar a alegria na vida:

- Meditar

- Abraçar uma árvore

- Abraçar uma pessoa querida

Aceitar as intempéries da vida. Saber que podem ser temporárias. Afinal você está no comando da sua vida, da sua mente. Tome as rédeas e mude os rumos. Lembrando que o trabalho em equipe serve tanto na mente quanto no seu dia a dia. Será que as coisas não poderiam ser diferentes se você abrir a mente para novas possibilidades. Pense nisso!

Nesse link pode acessar um texto de Jonas Antunes Ramos falando de forma aprofundada sobre o filme e indicando como utilizar na Meditação para Crianças - http://www.meditacaoparacriancas.com/meditacao-para-criancas-filme-infantil-divertida-mente-divertidamente


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!