terça-feira, 29 de dezembro de 2015

2016 - renovando as energias



2016 - renovando as energias

Quando o ano novo está chegando esperanças são renovadas. Planos e sonhos são revistos. Existem várias dicas de cores e rituais para iniciar o ano com todas as energias a seu favor. Siga aquela que seu coração cativar.

A passagem do ano pode ter uma preparação especial. Como um mergulho de imersão para chegar ao fundo daquilo que queremos que seja o melhor para nós mesmos. Que tal fazer o seguinte:

- Tomar um banho especial. Se seu ano foi carregado primeiro jogar sal grosso do pescoço para baixo. Para limpar a densidade deixada por energias ruins. Depois use ervas ou então pétalas de rosas para ficar energizado.

- Prepare uma ceia bem gostosa para você e sua família. Se for cozinhar algum alimento vai mentalizando tudo de bom que deseja: amor, paz, carinho, felicidade, etc. Sendo assim um ingrediente extra do seu tempero secreto.

- Vista uma roupa que você goste e que reflita a energia que quer entrar no ano que está nascendo.

- Pode fazer uma carta com seus desejos e ler a meia noite para você mesmo. Reforçando o que deseja para o ano novo. Depois guarde dentro de um livro e no final do ano seguinte releia para ver se conseguiu alcançar os desejos almejados.

A sua vida pode ser do tamanho dos seus sonhos. Lembre que colhemos o que plantamos.  O nascer de um ano novo é um bom momento para plantar ou renovar as sementes de boas intenções e do que queremos da vida.

Seja muito bem vindo 2016!!!



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Ano novo - perspectivas novas

Ano novo - perspectivas novas

O ano novo chega como uma janela que abrimos para um belo horizonte. Promessas são feitas, esperanças renovadas e 365 dias de oportunidades para realizar tudo que se sonhou e um pouco mais. Nessa empreitada podemos querer modificar as coisas dentro de casa, mexer na rotina  e até em nós mesmos . Seja por uma dieta, atividade física, meditar mais e etc.

Com relação ao lar podemos colocar lembretes pela casa por via de imagens. Podem ser quadros com figuras ou frases que representam os desejos almejados. Assim, trabalha de forma direta e indireta na nossa mente. Fica a dica de presente de natal. Algumas sugestão de quadro para se ter em casa:



Um quadro com pimentas ou pé de pimenta caso não tenha tempo para cultivar. Ligada a proteção. É uma boa lembrança e um reforço que precisamos cuidar da segurança da casa e da família.


Quadros com pássaros e gaiolas abertas. Nos remetem ao quanto queremos ser livres. Experimente essa sensação. Viva plenamente.

É uma alegria ter a mente livre e ações para isso acontecer podem ser mais simples do que pensamos.

Liberte-se das amarras que você mesmo se impõe e o mundo se abrirá para você. 



Sempre é bom lembrar:

"Que a sua liberdade vai até o começa a do outro". Respeitando essa premissa seja feliz na sua caminhada.







Quadro com flores remetem a alegria, saúde e a força do sol. 



Quadro com flores podem ser colocados em qualquer lugar da casa. Na sala ficam muito belos.


No quarto do casal o quadro com flores podem ser um incentivo ao romance.


Imagens com barcos ou o mar podem dar ideia de que navegar é preciso. Relaxar também principalmente para quem gosta de pescar.


As montanhas nos remetem a estabilidade da terra. Solidez que nos dá segurança. Portanto, é ótima para ter no escritório ou sala de estar.


Busque imagens que te façam bem! Tanto para os olhos quanto para a alma! Quadros pintados a mão tem a energia do artesão. Normalmente são pessoas que amam o que fazem e esse carinho se transporta para a obra.

Obs.: As imagens dessa postagem são quadros pintados e customizados pela minha Tia Vera uma artesã de mão cheia que ama o que faz. Em breve informações de contato.


Andrea dos Santos Leandro

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Árvores – embelezam e emolduram o jardim



Árvores – embelezam e emolduram o jardim

Ter um jardim em casa é uma alegria. Além da beleza e paz eles podem proporcionar um bem estar muito grande. Dependendo do espaço podem-se ter árvores que com sua beleza emolduram o jardim.
As árvores podem ser de vários portes e tamanhos. Frutíferas, com flores ou sem. Esses são detalhes que podem ajudar a tornar o jardim mais belo e encantador.

Antes de escolher a árvore que pretende plantas é preciso saber detalhes da sua manutenção, crescimento e cuidados como rega, adubação e insolação. Dependendo do tamanho do seu pátio cuidar:

- O crescimento das raízes para não desestruturar a casa, muro e/ou calçadas tanto dentro quanto fora na rua.

- O porte e tamanho das árvores para não fazer sombra em excesso, caso seja um local que precise de luz. Nesses casos, podem-se plantar árvores consideradas caducas que perdem folhas no inverno. Período que é importante ter luz e calor em lugares frios. Por exemplo:  Ipê e Magnólia.

- Cuidar para que as folhas não caiam nas calhas ou sejam um transtorno ao caírem no chão. Por excesso ou dificuldade de limpar.

Entre tantas opções de árvores indicadas para ter no pátio temos: quaresmeira, manacá, ipê (roxo, branco ou amarelo). Dependendo do tamanho do pátio pode suportar árvores maiores cujas raízes ao longo do seu crescimento não prejudiquem a sua morada.

Ao adquirir a muda de uma árvore certifique-se dos cuidados e qual a distância adequada para não prejudicar as fundações das construções e que ela possa crescer saudável. Assim todos podem ser felizes!

Abraçar uma árvore é um dos melhores remédios para a alma. Cuide com carinho das que tem no seu jardim. 




9 anos do quadro Harmonização de Espaços na Rádio Imembuí 960Hz AM


Hoje dia 21 de dezembro de 2015 completo 9 anos da criação do Quadro Harmonização de Espaços no programa Espaço Aberto na Rádio Imembuí 960 AM de Santa Maria/RS. Programa de segunda a sexta-feira das 10h35 às 12h. O meu quadro está no ar todas as quartas-feiras.

Gratidão para a Salete Barbosa, apresentadora do programa e para a equipe que sempre me acolheu com carinho.

Todas as dicas do quadro dadas às quartas-feiras estão a disposição no blog Harmonização de Espaços 

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Vida mais saudável e feliz!



Vida mais saudável e feliz!

No corre corre do dia a dia a vida segue rápida e nem sempre conseguimos aproveitar e curtir tudo de bom que ela oferece. O homem criou máquinas, celulares, computadores, etc. Tudo para ele aproveitar melhor o tempo. Mas a realidade é diferente. À medida que o tempo passa nós temos mais coisas para fazer. E cuidar de si fica relegado a segundo, terceiro e até quarto plano.

A ansiedade tão comum vivida pelas pessoas acaba gerando frustração e excessos. Comer demais, preguiça demais e tudo aquilo que faz bem de menos. Ter foco em algo também se tornou difícil. A mente não relaxa quiçá o corpo. Dores surgem de tudo que é lado. Problemas emocionais também aparecem e o mundo para muitas pessoas “acaba desabando”.

A vida é uma construção. Com uma base sólida bem feita pode-se viver muito bem. Pense nisso! Algumas dicas do que fazer. Adapte ao seu jeito de viver:

- O lar é um lugar sagrado e deve ser respeitado. Cuide da sua casa com carinho. Pare um pouco por dia ou pelo menos aos finais de semana para observar e rearranjar o seu lar de uma forma que ele fique harmonioso.  Ao se ocupar dessa tarefa pode relaxar.

- Meditar – existem várias técnicas. Mas pode-se chegar ao mesmo lugar com perseverança – autoconhecimento, relaxamento, foco, etc.






- Dançar – movimentar o corpo no ritmo da música. Deixar a imaginação solta.


- Cantar – no melhor estilo do chuveiro.

- Alimentação saudável e beber mais água. Respeitar o momento das refeições. Sentar a mesa com a família deveria ser um momento sagrado também. Respeitar o alimento que nos dá sustento. A união das pessoas que nos são tão preciosas. Valorizar esses momentos enriquece nossos dias e dão mais sentido a vida.


Saiba que a palavra dieta significava originalmente “modo de vida” – Diaita para os médicos gregos da antiguidade. Servia para todos os hábitos do dia a dia: comer, beber, dormir, namorar, exercitar-se e até pensar. Então, mude a dieta da sua vida e viva muito mais feliz!!!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Divertida Mente




Divertida Mente

Semana passada no debate que participei no programa Espaço Aberto da Rádio Imembui 960Hz AM de Santa Maria/RS falamos sobre depressão e me lembrei do filme Divertida Mente que assisti esse ano com meus filhos no cinema. Nele são apresentadas as emoções de Riley uma menina de 11 anos que se muda de cidade com os pais e sofre com as mudanças desse acontecimento. O cérebro dela e de alguns personagens são mostrados ao longo do filme como um centro de controle onde interagem as diferentes emoções com suas respectivas personalidades: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Repulsa (Nojinho).

Durante as várias fases da vida vamos lidando com as situações que nos acontecem e amadurecendo a medida que crescemos elas vão nos influenciando. No filme isso é mostrado de uma forma lúdica que encanta crianças e adultos. Recomendo para todos olharem e verem o quanto a interação de cada uma de nossas ações são importantes para o nosso desenvolvimento.

Até mesmo a tristeza tem um papel de destaque na história. Na trajetória de cada um. Na gangorra de emoções uma hora estar feliz e na outra triste valorizamos ou nos damos conta do que tem valor. Assim como o medo na medida certa nos previne do perigo e a raiva pode trazer a força para enfrentar uma situação difícil. E até o Nojinho nos livrar de situações constrangedoras ou até nos colocar nelas. No vai e vem das emoções o ideal é amadurecer e se divertir na medida do possível durante o processo.

Cada emoção tem sua riqueza, sua importância. E é claro que todos querem no final das contas serem felizes. Isto é, que a Alegria se destaque na nossa mente. Então, lembre-se que as emoções são como uma equipe. Todas tem sua função para que a Alegria seja a líder, mas até ela sabe que de vez em quando as outras emoções precisam pegar as rédeas de comando. Nem que seja só um pouco.

No seu dia a dia. Não permita que a tristeza tome conta e se torne uma depressão permanente. A abrace. Saiba que ela tem seu papel e é importante. Mas num outro momento a Alegria deve retomar seu papel. Peça ajuda, peça colo. Estar dentro de um abraço é o melhor lugar do mundo. É onde a tristeza pode ir dar um passeio (de preferência longo) e a Alegria tomar o seu lugar novamente.
Sugestões para retomar a alegria na vida:

- Meditar

- Abraçar uma árvore

- Abraçar uma pessoa querida

Aceitar as intempéries da vida. Saber que podem ser temporárias. Afinal você está no comando da sua vida, da sua mente. Tome as rédeas e mude os rumos. Lembrando que o trabalho em equipe serve tanto na mente quanto no seu dia a dia. Será que as coisas não poderiam ser diferentes se você abrir a mente para novas possibilidades. Pense nisso!

Nesse link pode acessar um texto de Jonas Antunes Ramos falando de forma aprofundada sobre o filme e indicando como utilizar na Meditação para Crianças - http://www.meditacaoparacriancas.com/meditacao-para-criancas-filme-infantil-divertida-mente-divertidamente


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Crianças de férias em casa



Crianças de férias em casa

Em geral no início de dezembro as crianças entram de férias e só retornam em fevereiro as aulas. Os pais normalmente procuram tirar férias nesse período. Não com tantos dias, mas procuram ficar o máximo de tempo com os filhos.

As crianças nesse período querem é precisam descansar, brincar e se divertir. É um período que a rotina muda. Não precisa ter tanta rigidez com horário e até extrapolam um pouco com algumas atividades como jogar em jogos eletrônicos ou dormir até mais tarde.

Dependendo do lugar onde se vive existem uma infinidade de atividades que podem ser aproveitadas pela família. Locais para visitar e conhecer. De acordo com o bolso e a disponibilidade dos pais uma viagem ou várias viagens podem acontecer.

Outras opções a serem levadas em consideração para os momentos que a gurizada quer se divertir:

- Você brincar com seu filho. Seja jogando, lendo ou simplesmente olhando um filme de escolha dele. Sempre é uma alegria ter a atenção dos pais.

- Cinema em casa ou no shopping sempre é um bom programa.

- Andar de bicicleta, skate ou patins. Além de divertido é um baita exercício.

- Usar a imaginação criando brincadeiras ou montando brinquedos novos (na internet tem várias modelos de como montar brinquedos/brincadeiras usando sucata).

- A família cozinhar unida. Cada um ajudando no que pode. A comida fica mais gostosa.

- Jogar bola, apostar corrida, brincar de pega-pega, dança das cadeiras, pular elástico, jogar dama ou ludo, enfim. Tem tantas brincadeiras.

Convide o vizinho, primo ou colega de escola do seu filho para se divertirem juntos. Pode-se combinar as atividades um dia na casa de um. Outro dia na casa do outro. Ou num lugar que os pais concordem. Criança gosta de brincar com outra criança. É um período curto da vida de cada um que deve ser respeitado.


O sorriso de uma criança quer dizer que ela está feliz!!! É essa felicidade que desejamos para as crianças do mundo. Brincar e se sentir amada e protegida são fabricas de sorriso! Contribua para um mundo melhor, cheio de crianças felizes!

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços