quarta-feira, 30 de março de 2016

Respira e não pira



Respira e não pira

A expressão “Respira e não pira” reflete muito a realidade atual. Com a vida cheia de compromissos não paramos muitas vezes nem para respirar. Sendo que essa ação tão essencial para viver quando bem feita pode ajudar a melhorar a saúde e relaxar.

Quando estamos sobrecarregados qualquer situação que saia do normal pode nos tirar do eixo, desarmonizar nossa rotina, gerar um estresse e nossa mente transformar algo banal num problema sério. Por que tudo isso? Provavelmente porque nos acostumamos a acelerar as ações e não em desacelerar nosso dia a dia. Ao invés de usar a tecnologia para nos auxiliar. Aproveitamos para colocar mais tarefas. Parar e relaxar se tornam luxos que nem todos podem aproveitar.

Esses dias falei em Plano B. Que seriam alternativas já previamente sabidas caso aconteçam determinadas situações. Quando estamos preparados as situações não surpreendem e saber o que fazer é a chave do sucesso. Principalmente de não se estressar.

Na dúvida se não sei o que fazer – PARE – RESPIRE – oxigena o cérebro e dá um tempo para a mente encontrar uma solução. Muitas vezes o que se precisa é um momento de descompressão. Mudar de uma situação para outra. Por exemplo: Você já está cansado. Chegou em casa e precisa ajudar seu filho com a tarefa escolar. A criança está agitada e você cansado. Quem sabe transforme um período que normalmente poderia ser de estresse num momento entre pais e filhos de pura conexão. Faça o seguinte:

- Sente de frente para o seu filho.

- Ambos trabalham a respiração (ar entra pela boca – enche a barriga. Ar sai pelo nariz e esvazia a barriga). Algumas repetições. Depois ambos se abraçam e vão fazer a tarefa. Se for criança pequena você ajuda e se for maiorzinha você fica a disposição para tirar dúvidas. Mesmo que você não saiba orientar. Leia a questão e se realmente não souber peça para seu filho tirar a dúvida com o professor. Viu? Não é tão difícil! Você transformou um momento que poderia ser de estresse e te deixar pirada num momento de relaxamento e conexão em família.

ideia de parar e respirar vale para qualquer situação. Desde queimar o arroz (às vezes colocando um pão em cima tira o cheiro e o arroz pode ser aproveitado) como num acidente de trânsito. Onde ânimos exaltados podem gerar mais transtornos do que o acidente em si. Assim como ficar preso no engarrafamento. Faça desse instante um momento de relaxamento. Simplesmente respire calmamente e deixe sua mente divagar. Você pode ir a qualquer lugar viajando na imaginação.

Ao parar e respirar numa situação de conflito faz com que você não engate na energia densa e de conflito do outro. Facilitando a compreensão do que está acontecendo e com a mente serena poderá ver com lucidez uma solução para ajudar a todos os envolvidos.

Na dúvida pare e respire com calma. Além de não pirar pode resolver situações déficits e ainda melhorar a sua saúde física, mental, emocional e espiritual.



Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!