segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Fotografias - momentos perpetuados



Fotografias - momentos perpetuados

Hoje em dia a facilidade para se tirar ma foto é muito grande. Podem-se congelar momentos no tempo para sempre. Seja numa imagem digital ou no papel impresso podem ser grandes lembranças.

Ao olhar para uma foto podemos fazer uma viagem incrível ao passado. Todo o momento envolvido volta à memória. Seja de dor ou alegria. Banal ou especial. Mostra a passagem do tempo: ontem um bebê amanhã dando os primeiros passos e mais adiante entrando para a faculdade, casando e etc. Claro, que não precisamos necessariamente de fotografias para rememorar momentos passados. Mas é um bom recurso.

Quem já não se deliciou ao rever alguns álbuns digitais ou físicos de fotos passadas. Riu ou chorou ao relembrar aqueles acontecimentos. Rever pessoas e lugares. A intemporalidade da alma que se regozija ao fazer uma viagem rápida ao passado e reviver na memória momentos tão marcantes.

Infelizmente, muitas vezes a facilidade banaliza o que antes era valorizado. No passado era um verdadeiro evento reunir a família e tirar uma foto. Hoje é fácil fazer uma “selfie” e tirar várias e várias e várias fotos e ficarem lá escondidas no computador. Por outro lado, existem as redes sociais e se faz a foto mais para postar do que guardar como momento especial. Cada um tem consciência de si e como expor seus momentos íntimos ou especiais. Uma foto pode ser simplesmente uma foto. Para o poeta pode ser um momento congelado no tempo. Para outros uma recordação especial.

Eu particularmente amo fotografias. Filha e neta de fotógrafos talvez esteja no sangue. Adoro de vez em quando olhar as fotos e redescobrir momentos que já estavam lá escondidos na memória. As fotos dessa postagem são da rua que morei por 10 anos em Porto Alegre e da igreja que freqüentava na época com meu marido. Numa visita recente a cidade. Num momento nostálgico tirei fotos desses lugares. Ver o quanto permanecem bonitos ou até mais do que na época que morei lá.


Em se falando em harmonização de ambientes o que sempre sugiro é: exponha fotos na sua casa que te façam feliz e que transmitem uma mensagem positiva. Guardar fotos de vários momentos bons ou ruins mostra um pouco da nossa história. O quanto somos ricos de histórias vividas. E as fotos são registros dessa trajetória.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Férias



Férias

Muitas pessoas passam o ano todo só pensando nas férias. Momento que presumem que vão descansar e relaxar. Viajar e descontrair. Viver no paraíso por 30 dias. Mas como dizem atualmente, só que não. Ou pelo menos nem sempre é assim.

Trabalhar é bom e engrandece o espírito da pessoa. Saber que é útil para sociedade. Ganhar por seu trabalho e num período do ano descansar por um período mais longo. O mesmo para os estudantes que querem uma folga e deixar a mente livre para outros assuntos. Mas a realidade se apresenta. Nem sempre as férias podem ser como e onde gostaríamos. O idealizado fica a quilômetros de distância do que é possível fazer. Acredito que ai podem se apresentar no mínimo dois problemas: expectativas demais e planejamento de menos.

A mente é poderosa. Mas quando não conseguimos realizar e concretizar como idealizamos a frustração se faz presente. E o momento que deveria ser de relax se torna um tormento. O que fazer então? O tradicional de um limão uma limonada. Abra sua mente para outras possibilidades que podem estar debaixo do seu nariz e nunca percebeu. Tais como:

- O lar é nosso castelo. Podemos rearranjar a rotina para ser mais relaxante. Sem horários e programação rígida. Afinal se está de férias.

- Não dá para viajar para longe. Quem sabe pode descobrir lugares fantásticos e lindos perto de onde você mora.
- Conhecer espaços na sua própria cidade que nunca foi.

- Olhar com novo olhar para outros espaços que já foi.

Tudo está na sua mente. Não deu para viajar esse ano. Então, faça uma poupança para a do ano seguinte. Não é só a economia que vai ajudar. É a postura perante a situação. A energia gerada. Não encarar a situação como um problema. Mas como um doce desafio a ser vencido. Mas e a tal de crise? Risque o “s” e crie. Use e abuse da criatividade. Verá o quanto poderá se divertir e relaxar.


            Boas férias!!!!

Andrea dos Santos Santos
Consultora em Harmonização de Espaços

Top blog 2015


Estou muito feliz e orgulhosa que o meu blog Harmonização de Espaços está classificado para o 2º turno de votações do Prêmio Top Blog 2015 na categoria Casa e Decoração.

A votação vai até 31 de março de 2016.

Agradeço desde já o seu voto que pode ser feito no link:



Andrea dos Santos Leandro

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dia de Reis - Dia de presentear a casa



Dia de Reis – Dia de presentear a casa

No dia 06 de janeiro - dia de Reis é a data para se retirar a decoração de natal. Um bom momento para reorganizar a casa e iniciar o ano com energia renovada.

Quando for guardar a decoração de natal use pelo menos dois critérios: encaminhar para reciclagem os objetos que estiverem quebrados ou desgastados demais e guardar todos os objetos de decoração de natal. Não cair na tentação de deixar um ou outro objeto de decoração a vista. Mesmo que você ame. Você vai curtir mais quando for novamente ao final do ano fazer a decoração da casa.

É um bom momento para repensar a decoração da casa. Aproveitar para se desfazer do que não é mais útil ou belo na decoração. De repente diminuir o número de enfeites ou até realocá-los de tal forma que facilitem a limpeza e o fluir da casa.

No natal presentes são ganhos. Agora dê de presente para sua casa uma atenção especial. Uma energia renovada para iniciar com o pé direito o ano que está nascendo. Reveja alguns detalhes como:

- A entrada do lar ser livre e desimpedida.

- Na sala de entrada ter uma imagem central. Que seja agradável aos olhos e coração.

- No quarto reine o conforto e a respeito a intimidade.

Lembrem-se tudo que está a vista influencia de forma consciente e inconsciente sua atitudes. Torne o seu lar um local belo e harmonioso desde a entrada até os fundos. Todas as partes da casa são importantes.

FELIZ ANO NOVO!!!