quarta-feira, 30 de março de 2016

Respira e não pira



Respira e não pira

A expressão “Respira e não pira” reflete muito a realidade atual. Com a vida cheia de compromissos não paramos muitas vezes nem para respirar. Sendo que essa ação tão essencial para viver quando bem feita pode ajudar a melhorar a saúde e relaxar.

Quando estamos sobrecarregados qualquer situação que saia do normal pode nos tirar do eixo, desarmonizar nossa rotina, gerar um estresse e nossa mente transformar algo banal num problema sério. Por que tudo isso? Provavelmente porque nos acostumamos a acelerar as ações e não em desacelerar nosso dia a dia. Ao invés de usar a tecnologia para nos auxiliar. Aproveitamos para colocar mais tarefas. Parar e relaxar se tornam luxos que nem todos podem aproveitar.

Esses dias falei em Plano B. Que seriam alternativas já previamente sabidas caso aconteçam determinadas situações. Quando estamos preparados as situações não surpreendem e saber o que fazer é a chave do sucesso. Principalmente de não se estressar.

Na dúvida se não sei o que fazer – PARE – RESPIRE – oxigena o cérebro e dá um tempo para a mente encontrar uma solução. Muitas vezes o que se precisa é um momento de descompressão. Mudar de uma situação para outra. Por exemplo: Você já está cansado. Chegou em casa e precisa ajudar seu filho com a tarefa escolar. A criança está agitada e você cansado. Quem sabe transforme um período que normalmente poderia ser de estresse num momento entre pais e filhos de pura conexão. Faça o seguinte:

- Sente de frente para o seu filho.

- Ambos trabalham a respiração (ar entra pela boca – enche a barriga. Ar sai pelo nariz e esvazia a barriga). Algumas repetições. Depois ambos se abraçam e vão fazer a tarefa. Se for criança pequena você ajuda e se for maiorzinha você fica a disposição para tirar dúvidas. Mesmo que você não saiba orientar. Leia a questão e se realmente não souber peça para seu filho tirar a dúvida com o professor. Viu? Não é tão difícil! Você transformou um momento que poderia ser de estresse e te deixar pirada num momento de relaxamento e conexão em família.

ideia de parar e respirar vale para qualquer situação. Desde queimar o arroz (às vezes colocando um pão em cima tira o cheiro e o arroz pode ser aproveitado) como num acidente de trânsito. Onde ânimos exaltados podem gerar mais transtornos do que o acidente em si. Assim como ficar preso no engarrafamento. Faça desse instante um momento de relaxamento. Simplesmente respire calmamente e deixe sua mente divagar. Você pode ir a qualquer lugar viajando na imaginação.

Ao parar e respirar numa situação de conflito faz com que você não engate na energia densa e de conflito do outro. Facilitando a compreensão do que está acontecendo e com a mente serena poderá ver com lucidez uma solução para ajudar a todos os envolvidos.

Na dúvida pare e respire com calma. Além de não pirar pode resolver situações déficits e ainda melhorar a sua saúde física, mental, emocional e espiritual.



Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

quarta-feira, 23 de março de 2016

Dia Mundial da Água



Dia Mundial da Água

Água bem tão precioso quanto o ar. Sem eles não vivemos. Por terem em abundância na natureza, muitas vezes não valorizamos. E por essa falta de cuidado podemos poluí-la e as gerações futuras e parte da atual não há terá tanto assim.

Pequenas e grandes atitudes no dia a dia podem ajudar. São hábitos que podemos mudar e que podem fazer toda a diferença:

- Fechar a torneira enquanto escova os dentes e se ensaboa no banho.

- A água do cozimento de alimentos. Aguardar esfriar e utilizar na rega das plantas. Além de reutilizar a água, os nutrientes dos alimentos podem servir de adubo.

- Também pode aproveitar a água de cozimento de legumes em molhos ou na água do feijão ou do arroz, por exemplo.

- Junte uma grande quantidade de roupa na hora de lavar para otimizar o uso da máquina de lavar roupa. E caso tenha máquina de lavar louça também. Junte louça até encher a máquina para poder lavar. E compre uma máquina compatível com o tamanho da família.

- Utilizar a água do enxágue da máquina de lavar roupa para limpar o pátio e calçadas.

- Não jogue lixo na rua. Entopem bueiros. Causando transtorno no ambiente. Acabam desembocando em rios e os poluindo.

- Regue as plantas com regador. Além de atenção e carinho especial dedicado a cada uma pode economiza água.

- Não jogue remédios líquidos ou comprimidos no ralo. Eles poluem e podem ter princípios ativos que prejudicam a natureza. Leve a farmácia mais perto que recolha remédios fora da validade ou que você não usa mais. Informe-se!

Não desperdice água. Ela é um bem muito precioso. Sacia a sede, permite banhos revigorantes e possui uma beleza sem igual. Seja na chuva, no rio, no mar ou no seu lar. Tudo e todos precisam dela. Ela tudo prove. Plante essa semente no seu coração e nas suas atitudes para que o mundo continue a florescer.



Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços


terça-feira, 15 de março de 2016

Plano B



Plano B

Vira e mexe acontecem imprevistos. Dependendo de cada um a reação pode ajudar ou piorar a situação. Quando somos precavidos a situação pode não ser tão caótica assim. E o Plano B pode salvar o dia.

Quem tem carro e sofre um acidente ou tem problemas com o mesmo. Sabe o transtorne que é quando um imprevisto acontece. Se tem seguro, está seguro! Desculpe o repeteco. Mas realmente é um grande alívio ligar para alguém que pode ajudar a resolver o seu problema num momento de dificuldade e nervosismo.

Existem outros momentos não emergenciais, mas que também causam transtornos. Tais como aparelhos que apresentam defeitos. Guardar as notas de produtos. Pelo menos enquanto estão sob o período da validade da garantia. Facilita a vida na ocorrência de panes e defeitos. Ao invés de ter que comprar outro ou gastar com consertos. Parece obvio dizer isso. Mas nem todo mundo faz.

Ninguém gosta de passar trabalho. Então, previna alguns transtornos com preparação:

- Tenha uma lista à mão no celular e se possível numa agenda de papel - vai que a bateria do celular acabe na hora H - de pessoas que podem ajudar em momentos de aperto: seguro, marido/esposa ou pais ou algum amigo. Quando se está nervoso pode-se esquecer números e dados importantes. Se tiver anotado fica fácil.

- Outros contatos importantes a se terem na mão: taxi, eletricista, empresa de prestação de serviço gerais, bombeiros, polícia, hospital, etc.

- Ter em casa um kit de primeiros socorros. Em caso de acidentes domésticos. Ligar para o hospital ou bombeiros para pegar orientações e então tomar uma atitude.


Na hora que acontece o improvável. Pare, respire e então tome uma atitude. Se desesperar pode piorar a situação. Se já tem isso em mente facilita na hora do ocorrido. Se nunca acontecer – ótimo!!! Mas caso ocorra já tem um mapa mental dos possíveis caminhos a seguir - O seu Plano B.


Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

quarta-feira, 9 de março de 2016

Dia a dia da mulher...



Dia a dia da mulher...

Dias especiais são criados para nos lembrar de fatos e pessoas importantes.  Nós mulheres com todos os avanços ainda precisamos nos dividir em muitas e no Dia Internacional da Mulher quero fazer minha singela homenagem.

Ser mulher é ser multitarefa. Mas não levar isso para o lado ruim da ideia e sim ver o valor da capacidade humana. Da capacidade de um ser de conseguir fazer mil e uma coisas e ainda na maioria do tempo ser meiga. Sim, tem horas que é difícil de ser doce e querida com uma rotina abarrotada de tarefas e muitas vezes não ter reconhecido o valor desses atos.

Como grandes mães. Nós mulheres acabamos acumulando muitas atividades que poderiam ser delegadas. Dividir o que se tem que fazer torna as tarefas mais leves. Um trabalho em equipe. Pais que ajudam com as crianças. Contar com avôs ou parentes ou até amigos numa grande comunidade de ajuda alivia o que poderia ser um fardo. Tudo está em como percebemos o nosso dia a dia.

Tudo realmente começa na cabeça. Em como se encara a rotina diária. Expanda sua mente. Respire fundo e devagar. Olhe para o lado. Para sua casa. Reveja a sua rotina. O que pode ser mudado? O que pode ser delegado? Converse com o companheiro. Acredito que muito ele pode te ajudar. Para quem tem filhos é sempre válido lembrar que eles são crianças um curto espaço de tempo. É importante valorizar o tempo que temos com eles.

No mais também é importante ter um tempo só para si. Meditar uns minutos por dia. Fazer atividade física seja yoga, dança, ginástica, caminhada, andar de bicicleta. Tudo é válido. Deixa o corpo saudável, refresca a mente e faz um bem muito grande ter consciência que você está dedicando um tempo para o seu bem estar.

Ter um grupo de amigas para dividir os acontecimentos, se aconselhar como um clã restaura nossa identidade. O sagrado feminino revigora quando estamos em grupo e valorizamos a importância dessa união. Respeite o seu espaço e a si mesma. Valorize o ser especial que você é!

Feliz dia da Mulher!!!


Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços


terça-feira, 1 de março de 2016

Meditando com a gurizada


Meditando com a gurizada

Meditar faz muito bem. Imagine então crianças desde cedo aprendendo técnicas de meditação.  Num mundo muito agitado parar e respirar com calma pode fazer toda a diferença.

Já é comum se falar em déficit de atenção. Crianças que ficam direto no computador ou com eletrônicos ou crianças isso ou aquilo. A questão mais importante é: criança tem que ser criança – brincar, brincar e brincar. Mas o que vemos são crianças brincando (paradas na frente de eletroeletrônicos) com seus cérebros sendo super estimulados e estressados com uma quantidade enorme de cores e movimentos. Até certo ponto pode ter o seu valor, mas o excesso faz muito mal. Estão surgindo doenças novas em decorrência desses novos hábitos. Inclusive a visão tem sido muito prejudicada. Muito agito, muita tensão e até pode ter diversão, mas a que custo da saúde?

Como contraponto é preciso achar um equilíbrio. Ensinar a gurizada a relaxar com atividades de relaxamento e através da meditação ajudá-las a ter foco, desenvolver a auto-estima e trabalhar valores para conviver em grupo e também valorizar os momentos que estão sós com elas mesmas.

Todos os momentos são importantes. Viver no aqui e agora. Consciente dessa premissa ajuda a criança a se desenvolver e se tornar um adulto mais feliz e menos estressado. Saber que tem momentos de conviver em grupo. Tem momentos de estar só. Estudar. O que muitas vezes é considerado ‘tédio’ pode ser um bom momento de reflexão e relaxamento da mente e do corpo.

Criei o blog Meditando com a Gurizada – www.meditandocomagurizada.blogspot.com.br para colocar dicas e sugestões de como os pais, professores e responsáveis podem trabalhar a meditação com suas crianças. Existem muitas técnicas e formas de ajudar as crianças a relaxarem e terem uma vida mais saudável.  Pode-se iniciar simplesmente sentando-se de forma confortável e prestar atenção na própria respiração. Ar entra pelo nariz (enche a barriga), ar sai pela boca (barriga murcha). Pronta já está meditando. É claro, que é só um começo. Mas toda caminhada começa com o primeiro passo. Crie o hábito de meditar alguns minutos por dia com seu filho que sem sombra de dúvida ele será um adulto feliz e saudável.


Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços