quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Pequeno passo para grandes soluções



Pequeno passo para grandes soluções

Muitas vezes a solução para grandes problemas começa com atitudes muito simples. Mas tão simples que acabamos achando que não é possível. Mas é sim. Afinal do que estou falando? De algo tão básico quanto estar vivo – RESPIRAR DEVAGAR. Respirar já fazemos, mas devagar em geral não. Esse pequeno ato pode evitar grandes conflitos e estresse.

Esses dias precisei apagar vários “incêndios emocionais” e sabe qual foi minha ferramenta básica? Respirar devagar. O que gerou várias ações em conseqüência:

- Falar calmamente;

- Não aderir ao conflito e sim procurar solucionar;

- Acalmar a outra pessoa envolvida. Acolher a sua dor. Usando da empatia para entender sua situação.

Ambas as pessoas envolvidas no conflito são beneficiadas. O ato de respirar devagar oxigena o cérebro e tem um efeito tranquilizante. Quando se está calmo é possível avaliar melhor a situação. Evitando impulsos violentos ou histéricos que poderiam inclusive colocar as pessoas envolvidas em perigo de ferir tanto física quanto emocionalmente a si e/ou o outro.

O ideal é treinar antes. Por isso, colocar a meditação na sua rotina, nem que sejam minutos diários. Ajuda a criar o traquejo. Quando a necessidade surgir, você conseguirá respirar devagar. Além de você poder lidar melhor com a situação, também poderá ajudar alguém num momento de conflito ou estresse que são gerados em situações de raiva ou pânico, por exemplo.

Existem várias emoções que podem ser equilibradas com essa atitude. Quando se está num momento de tristeza, volta-se muito para dentro. Se for ato contínuo pode virar uma depressão. Ao respirar devagar é como se a vida voltasse a pulsar. O mundo aos poucos volta a ficar colorido e se torna possível tomar atitudes para se sentir melhor.

O medo em geral paralisa. Ao respirar devagar. O sangue circula de forma equânime e a pessoa pode tirar o foco da tensão e agir de forma mais assertiva.
Respirar devagar é o primeiro passo. Os passos seguintes serão em decorrência. Os benefícios são enormes. Quem sabe o segredo de uma vida é levar a vida com leveza. Para pessoas agitadas pode levar mais tempo. Mas é simplesmente uma questão prática. Você e o mundo serão extremamente beneficiados.


Vou repetir:
 Quem sabe o segredo de uma vida feliz 
é levar a vida com leveza.”


Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!