quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Organizar a rotina

Organizar a rotina

Organizar a rotina da casa nem sempre é uma tarefa fácil. Pode ser muito desgastante. Pois cada um no lar tem seu ritmo, jeitos e gostos de agir. O que pode ser feito é uma reunião familiar, determinar as tarefas e montar um quadro para poder administrar essas atividades.

Com dados e fatos podemos visualizar melhor as situações para tomar decisões é assim que acontece nas empresas. Pode-se adaptar essa metodologia para o lar para não sobrecarregar ninguém. Todos sabem o que todos estão fazendo para torno o lar um lugar mais organizado, limpo, harmônico e feliz de viver. Sugestões de como fazer:

- As tarefas tem que ser determinadas de acordo com a idade e maturidade.

- Na reunião em família, onde todos opinam, determinar quais são as tarefas que serão divididas e como serão executadas.

- Montar um quadro diário ou semanal de atividades. Facilitando a visualização e controle.

- Pode-se colocar esse quadro na cozinha. Num local visível. Pode ser na parede ou porta da geladeira.

- Para incentivar pode-se criar um sistema de recompensa, mas não de castigos. Caso alguém não esteja cumprindo a sua parte devidamente o melhor a fazer é uma reunião e verificar a razão. Nesse momento tarefas podem ser redistribuídas. Pode ser que a pessoa não saiba fazer o que se está pedindo. Enfim, com diálogo tudo pode se esclarecer.

Abaixo uma sugestão de quadro de rotina semanal:

QUADRO DE ROTINA SEMANAL
TAREFA
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
DOMINGO
Colocar o lixo para fora







Regar as plantas







Remover dejetos dos animais







Alimentar os animais







Lavar a louça







Varrer o pátio

















Acima sugestão de como o quadro pode ser montado. Pode-se colocar o nome de quem cumpriu a tarefa nos espaços em branco ou marcar com um xis o que foi realizado.

O quadro pode ser montado numa prancheta e por cima colocar um papel contact. Depois pode-se escrever com caneta de quadro branco e no final da semana apagar. E reiniciar na segunda-feira.

Vi uma opção que numa prancheta escrever na parte de cima “Fazer” e na parte de baixo “Feito”. Escrever as tarefas em prendedores. Na medida que são realizadas tira da parte “Fazer” e coloca na parte ”Feito”. Para diferenciar quem faz pode cada prendedor ser de uma cor. De acordo com quem tem que fazer a tarefa.

Use a criatividade. Faça uma ‘tempestade de ideias” e montem seu quadro de forma prática e por que não divertida.


Num primeiro momento sair da zona de conforto e da forte tendência de preguiça pode ser um desafio. Mas com o tempo todos colaborando a rotina não sobrecarregará ninguém. Todos verão os benefícios da colaboração e trabalho em equipe. Esse espírito vai ser levado para a escola, amigos e no trabalho. Todos unidos podem ir mais longe!

Andrea do Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços