terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Volta às aulas




Volta às aulas

Essa semana muitas escolas retornam às aulas. Uma nova rotina precisa ser estabelecida para o bom andamento do ano até a chegada das férias novamente quando a rotina muda de novo. Essas mudanças fazem bem para a cabeça e para o corpo. Muito amor e disciplina nessa hora ajuda muito para que o cotidiano seja agradável para todos.

Normalmente a rotina das férias é não ter rotina para a gurizada e o retorno às aulas exige paciência dos pais para que tudo fique organizado. Caso a criança passe a estudar de manhã. Precisa cuidar o horário de dormir na noite anterior. É provável que terá sono nos primeiros dias até se acostumar com o novo horário. Para que o resto do ano não vire um grande estresse é interessante cuidar alguns detalhes:

1) Horários: aula, fazer tarefas, estudar, brincar, descansar e ócio. É preciso deixar um tempo sem nada marcado. Não ocupe todos os horários do seu filho com atividades. Como também limite o uso de eletroeletrônicos.

2) Uniformes: é importante ter mais de um para o caso de sujar, molhar ou estragar. Lembre-se que ao usar o uniforme outras roupas são poupadas.

3) Local de estudo: Caso a criança não possa ter seu canto específico de estudo com escrivaninha e estante ou prateleira para guardar seu material. Que seja reservado no guarda-roupa ou outro local para ela guardar seu material escolar de forma organizada. A mesa da cozinha ou das refeições pode ser um perfeito local para estudar. Caso a criança tenha sua escrivaninha. Manter organizada com o material necessário para seus estudos.

4) Momento de estudos: eletroeletrônicos desligados. No máximo ter a vista um relógio. Caso passe de uma hora de estudos - faça um intervalo para relaxar a mente. Tenha a mão todo o material necessário. Local bem iluminado e com temperatura agradável. Tenha sempre um material para rascunho para exercitar e rabiscar para facilitar o estudo.

Estabelecer uma boa rotina de estudos ajuda seu cérebro a gravar tudo que aprendeu. Uma boa noite de sono, um horário tranquilo para estudar, ter um espaço para brincar e se divertir vão deixar o cotidiano agradável e feliz para todos. Bom retorno às aulas!

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços