terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Balneário Camboriú/SC – soluções urbanas


Balneário Camboriú/SC – soluções urbanas

Fiz uma pequena viagem para Balneário Camboriú/SC e gostaria de comentar algumas soluções positivas que observei na cidade. Como todo balneário tem suas peculiaridades, problemas e diversas soluções realizadas ao longo dos anos. As que comentarei aqui me chamaram atenção positivamente.

- Um ponto positivo de cara nas calçadas que andei tinham acessibilidade para cegos e cadeirantes. Com calçadas alargadas e as passagens próprias para as pessoas cegas facilitando a sua locomoção.

- Aumento das vias para ciclistas em várias ruas. Estimulando esse transporte mais saudável e prático num local lotado de carros.

- Vários pontos com passagem de pedestres das ruas elevadas e bem destacadas. Também facilitando a vida dos cadeirantes.

Outro detalhe que chamou muita atenção foram as esquinas, como da foto acima com floreiras. Além de muito bonito. Obriga aos pedestres a se locomoverem até a lateral da rua onde tem as faixas de segurança bem sinalizada. Evitando que cruzem em locais perigosos e fora do local devido.

E por falar em sinalizada, as sinaleiras são temporizadas. Tanto o pedestre como o motorista tem noção do tempo que ficará fechada ou aberta.

Detalhes que fazem toda a diferença numa cidade que extrapola e muita sua população no período do verão. De forma organizada e harmoniosa é possível tornar a cidade transitável. Como iniciei falando tem problemas, sim tem. Mas a cada ano que passa soluções são implementadas. Que mais cidades busquem soluções e ações que facilitem a vida do cidadão buscando sua segurança, bem estar e harmonia para a convivência de todos.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!