quarta-feira, 27 de março de 2019

Liberte-se da culpa



Libertar-se da culpa

Levante a mão quem nunca sentiu culpa por algo? É uma sensação que algumas pessoas  sentem as vezes e outras o tempo inteiro. Mas o que é culpa afinal? Pode-se dizer que é uma sensação desagradável quando fazemos ou pensamos que fizemos algo errado. Um sofrimento que pode não ter fim.

Talvez o primeiro passo é ter a noção que não podemos dominar todas as situações. Liberar o peso que temos nas costas. Já é um começo. Ainda não está fácil? Respira fundo e vamos lá:  Procure fazer o seu melhor. Mesmo que os outros não achem isso.

Já aconteceu com você as seguintes situações: Não alcançou os objetivos almejados e todos te cobram e você se sente culpado(a) ou é mãe e acha que não dá conta de cuidar de filhos, casa e trabalho e se sente culpada. Cometeu um erro e se sente culpada. Enfim, parece que a palavra se repete e repete na sua cabeça. Minha culpa, tão somente minha. Isso é muita dor.

Precisa trabalhar na sua mente, sua forma de pensar. Pode levar um tempo. Você é capaz. Reveja a situação e pense o que pode fazer para agir diferente numa próxima vez. O que passou, passou. O importante é o agora. Viva da melhor forma o dia de hoje.

Respira fundo e pense em possíveis caminhos. Você pode pedir ajuda? Você pode dividir as atividades com alguém? Então, faça o seu melhor com recursos que tem. Pode não ser o que gostaria ou que gostariam. Mas é o que foi possível ser feito.

Observe como reage quando o sentimento de culpa surge? Fica paralisado, se encolhe, sente raiva, angustia, etc. Depois de identificar comece a pensar em agir. Respira fundo e devagar. Pense em algo bom que faz ou já fez. Assim, tira o foco da dor que incomoda no momento. Depois busque formas de se inspirar e agir melhor.

Todos nós temos potencial. Somos incríveis no nosso jeito de ser. Em algum momento da vida podemos fazer algo que vamos nos arrepender e a culpa pode aparecer. Então, tome as rédeas da sua vida. Se não consegue sozinho busque ajuda. Mas não deixe a culpa dominar você.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!