terça-feira, 21 de maio de 2019

Feng Shui Básico

Fonte da imagem: https://globoplay.globo.com/v/7624462/ em 21mai 2019 às 10h16



Feng Shui básico

Esses dias olhando a novela “Verão 90” da Rede Globo me deparei com uma cena onde a personagem Lidiane compra um livro de Feng Shui para buscar uma forma de harmonizar a casa de sua patroa. Até aí tudo bem! Mas, como todo livro técnico por mais básico que seja, precisamos ter cautela e bom senso na hora de aplicar seus conhecimentos.

Casualmente eu possuo o livro citado por ela e vou traçar algumas dicas interessantes do livro que você pode observar e aplicar na sua casa.

O nome do livro é “Feng Shui Básico” de Victor L. Dy da editora Ground. O Feng Shui é uma técnica de origem chinesa e tem o propósito de harmonizar a energia do ambiente através da sua circulação saudável. Feng Shui quer dizer vento e água. Nenhuma dessas energias pode estar estagnada ou em excesso ou em falta nos espaços. O correto manejo das duas energias num lar ou ambiente de trabalho podem ser muito benéficos. O livro é ricamente ilustrado para demonstrar os exemplos. Porém, temos que lembrar que ele foi escrito para um contexto diferente do nosso e que alguns detalhes podem não parecer tão lógicos para a nossa cultura ocidental.

Dentro das sugestões dadas é importante observar a psicologia do ambiente. Muito do que é referenciado no livro trata de como nos sentimos num local de acordo com a posição e tamanhos de objetos de decoração ou de construção. A sensação é de opressão, angústia ou qualquer outra desagradável? Para cada detalhe o livro traz uma possível solução. Por exemplo, evitar ter na entrada da sua casa imagens obstrutivas ou perturbadoras como postes e lixões.

Faça um teste na sua casa. Olhe ao seu redor. Paredes e muros rachados tem uma energia ruim chamada de sha. Procure averiguar as causas e fazer os consertos. Um outro fator interessante do livro é observar se as árvores que tem no pátio crescem e se voltam para a casa ou se afastam dela. Quando ficam voltadas para casa significa que esta tem uma energia yang positiva. Do contrário pode ser que tenha uma energia que não é favorável. É claro, que temos que levar em consideração o redor. Caso o único foco de luz seja próximo da casa, é evidente que só para ali é que a árvore vai se virar. Portanto, deixo claro que é preciso muito bom senso e analisar além de um item específico.

A posição da cama no quarto é outro item referenciado muito importante. Precisa ficar numa posição que a pessoa se sinta segura, sem janelas ou espaços vazios na sua cabeceira.

Vigas expostas que ficam em lugares específicos também não são saudáveis como em cima da cama ou de locais que ficamos muito tempo.

Vários dos temas citados no livro já tratei no blog e outros vou resgatar. Acompanhe as postagens e se quiser pode mandar sua questão ou sugestão de pauta para eu falar na Rádio Imembuí 101.9 FM (www.imembui.com.br) no quadro Harmonização de Espaços do Programa Espaço Aberto e publicar aqui no blog. É só enviar para o meu whatsapp (55) 99632.1828 ou e-mail andrelis.2@gmail.com.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!