quarta-feira, 26 de junho de 2019

Reciclar, doar, cuidar ...



Reciclar, doar, cuidar...

Vivemos numa sociedade de consumo. Onde muitas vezes é difícil resistir a tentação de comprar e comprar. Seja porque gostou do produto, por estar em promoção ou outra razão qualquer. A questão é que enchemos nossa casa com coisas que muitas vezes não são usadas. Outras são repetidas e assim vamos atulhando nossa mente e os ambientes.

Muitas pessoas já criaram o hábito de doar e reciclar. O que é muito bom. Dar novos usos para algo que pode ter ficado obsoleto ou por ter em excesso não tendo mais serventia. Por exemplo, um vidro trabalhado de alguma compota virar vaso de flor ou ser aproveitado para guardar biscoitos ou outro mantimento. No máximo pode ir para a reciclagem ao invés do lixo comum ou ficar esquecido num armário qualquer ocupando espaço desnecessariamente.

Doar o que temos em excesso pode ser um ato de caridade. Assim, como criar o costume de entrar uma roupa nova no guarda-roupa sair outra em boas condições para ser útil para outra pessoa.

O cuidar do meio ambiente precisa de um olhar mais profundo. Ao consumirmos demais é preciso que mais produtos sejam fabricados. O lado bom são os empregos disponíveis. O lado ruim é a falta de respeito com os recursos naturais que alguns produtos exaurem sem cuidado. Depois quando o produto é descartado, gerando entulhos e alguns transtornos por serem tóxicos. Ou prejudicar a fauna e a flora por não serem biodegradáveis.

Precisamos repensar e olhar fundo dentro de nós mesmos. Se aquele produto estou adquirindo porque realmente é útil e tem algo que faça diferença na minha vida ou simplesmente por ser algo da moda. A felicidade pode estar em momentos efêmeros da vida e não em coisas. Valorize mais os momentos e a necessidade de adquirir coisas pode diminuir. Não estou dizendo para não comprar mais. Estou sugerindo apenas que as compras sejam mais conscientes. Fica a dica!

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!