Páginas

Páginas que colaboro

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Tempo da Criança


                                                                     Tempo da criança

 

O brincar para a criança é muito mais do que pura diversão, também é aprendizado. Ela experimenta situações de vida de forma lúdica, como brincar de casinha, com carrinho ou imitando situações do dia a dia. Nos jogos ela se desafia e aí tem de lidar com sua imaturidade emocional. Vem a tristeza, a raiva e a frustração quando perde num jogo ou um amigo não quer brincar. Tudo faz parte do seu desenvolvimento.

O cérebro da criança está em pleno desenvolvimento. Para isso, brincar, estudar e tempo livre são importantes para essa maturidade do cérebro se desenvolver. Quando sobrecarregamos uma criança com atividades, estamos criando muitas vezes momentos de tensão, e de não diversão. Pois é preciso tempo de ação e de não ação. Nesses momentos sem fazer nada o cérebro está absorvendo informações e com a mente calma e vazia a criatividade pode brotar. O ritmo e quantidade de tempo livre depende de cada pessoa. Neste sentido os temperamentos podem influenciar muito. Pessoas de temperamentos mais introvertido (melancólico e fleumático) tendem a gostar de ficar com mais tempo livre, sem fazer nada. Já as pessoas de temperamento mais extrovertidos (coléricos e sanguíneos), são mais da ação e não se sentem muito bem sem ficar sem fazer nada.

O excesso de tensão para a criança assim como o adulto pode gerar ansiedade. E uma criança antes saudável, acaba adoecendo pelo excesso de cobranças tanto do adulto responsável por ela e muitas vezes dela mesma querendo atender as pessoas ao seu redor.

Vamos cuidar das crianças, não sobrecarregar, tem tempo para tudo. Brincar, estudar, estar com a família e os amigos. Então, não ocupe todos os horários do seu filho com atividades, deixe um tempo livre e nesse tempo livre também coloque na sua agenda um tempo com ela. Pois a infância dura pouco tempo. O resto da vida sua criança será um adulto. Que memórias ela terá desse período? Deixe sua criança ser criança e curta a sua criança interior com ela.

Andrea Leandro

Harmonização de Espaços


Artigo sobre temperamentos no Personare

Atendimento da Criança Interior


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!