terça-feira, 4 de setembro de 2007

HARMONIZANDO O SEU CONSULTÓRIO

Onde você trabalha, praticamente é o seu segundo lar. Por isso ele deve ser agradável para você e para os seus clientes/pacientes.
No caso de um consultório, independente da terapia ou tratamento que você trabalhe, ele deve ter as características de acordo com o seu trabalho mais o conforto para quem ali está.
No caso de você já ter um consultório, faça a seguinte experiência. Haja um dia como se fosse um cliente/paciente: entre, fale com a recepcionista, sente na sala de espera, vá ao banheiro, ... Olhe com olhos críticos. O que você vê? Gosta do que vê e sente?
O que você coloca a disposição de seus clientes/pacientes:
- Para aguardar: revistas técnicas ou de assuntos diversos, variedades, amenidades?
- Para sentar: cadeiras confortáveis ou desconfortáveis?
- Iluminação e ventilação: possui luz natural, artificial todo o tempo, é quente, é frio, tem ventilação (ar-condicionado, ventilador, de acordo com a temperatura)
- Recepção: atendente simpático(a) e prestativo(a), informações organizadas (agenda física e/ou digital), material de divulgação e/ou esclarecimento do seu trabalho (ex.: cartão de visita, interessante ter também a disposição na sua sala caso cliente/paciente peça)
- Cores: use de acordo com o seu trabalho, se possível, evite cores fortes demais. Tanto na sala de espera quanto no consultório use cores relaxantes, tons pastéis
- Cheiros: cuidado ao usar incensos e spray para harmonizar ambientes com cheiros fortes. Pode fazer uma limpeza energética no início (bem antes das pessoas chegarem) e no fim do trabalho (quando não tem mais ninguém)
- Plantas: sempre são agradáveis e deixam o ambiente leve, além de certa forma, atenuarem os efeitos eletromagnéticos dos equipamentos elétricos
- Quadros/imagens: que tipo de quadros tem na sua sala e ante-sala? Imagens agradáveis, relaxantes, ...? Para que você se sinta seguro use um quadro com montanhas atrás da sua cadeira, simboliza estabilidade e proteção
- Som: colocar músicas relaxantes e/ou calmas. Músicas com batidas ou cantadas em português podem desviar a sua atenção e atrapalhar o seu trabalho. Na recepção pode ter outros tipos de música, desde que não atrapalhem o teu atendimento

Quanto a sua apresentação pessoal. É! Isso é importante também. Assim como o seu ambiente tem que ser aceado, a sua aparência também. Então, se usa guarda-pó, que esteja limpo, mesmo que você tenha saído de uma cirurgia importante, chegue na sua sala e troque por uma roupa limpa e apresentável.

Local de poder: você como terapeuta precisa estar em posição de controle da situação, assim sendo, a sua cadeira deve ficar numa posição tal que você tenha um controle de quem entra e sai da sua sala. Assim como a cadeira da secretaria deve ficar virada para a porta de entrada do consultório.