Mostrando postagens com marcador Respirar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Respirar. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Quando a ansiedade chegar

 

 


Quando a ansiedade chegar

 

A ansiedade é uma emoção que pode trazer muitos transtornos quando sentimos em demasia. É importante lembrar que ela nos sinaliza que algo não está bem. Quando nos ajuda a precaver para algum momento especifico - está atuando de forma positiva. Como no filme Divertidamente 2 – lembrando que no dia seguinte tinha prova e era preciso estudar.

Quando se vive sempre se preocupando com o que está por acontecer sem viver o hoje. É um sinal que a ansiedade está tomando conta e isso pode ser de uma forma negativa.

A ansiedade pode demonstrar que está chegando dando sinais, nada sutis, como: coração acelerado, boca seca, suando muito, etc. Fique atento ao seu corpo e tenha alguns cuidados.

Pequenas ações podem fazer uma grande diferença:

1)  Perceba onde está, sinta os pés firmes no chão e diga: estou aqui e agora. Assim, volta sua mente ao momento presente. Essa ação pode trazer segurança.

2)  Respire devagar para se acalmar. Quanto mais praticar na hora que a ansiedade começar a chegar é só agir.

3)  Pense em algo que traga tranquilidade e segurança. Pode ser lembrar de um lugar que goste ou de pessoas especiais.

Tenha seus próprios recursos para se acalmar para não deixar a ansiedade chegar. Caso, ela já tenha chegado tenho pelo menos 3 ações na manga para utilizar. Quanto mais praticar, quando precisar conseguirá se acalmar e ficar bem novamente.

Andrea Leandro

Terapeuta Integrativa




terça-feira, 29 de agosto de 2023

Pausa para Respirar

 


Pausa para respirar

 

Como é a sua rotina no dia a dia? Muito corrida, sempre “apagando incêndio”? Já parou para pensar que pequenas pausas durante o dia podem ser transformadoras. Isto mesmo, podem fazer uma grande diferença na sua vida.

Ficar com a agenda cheia de afazeres pode até parecer produtivo, mas se não desacelerar em algum momento, quem sofre é a sua saúde física e muitas vezes a saúde mental e emocional. Noutros momentos o que fica prejudicado é sua vida social. Pois, acaba não tendo tempo para se divertir e se encontrar com os amigos e a família.

Então, que tal fazer pequenas pausas durante o dia e reservar momentos na semana para curtir a família e os amigos. Mais ainda reservar um momento só para si. Pode ser para não fazer nada ou curtir algo que goste.

As pequenas pausas durante o dia são um refresco para a mente e o coração. Pode ser um momento contemplativo, tomar um chá ou café, olhar pela janela e admirar a paisagem. Nesse instante, pare, respire devagar, cada respiração tranquila é vitalidade que bombeia em seu corpo. Mente e coração desaceleram e mandam embora o estresse.

Lembre-se cada momento de pausa para respirar é vida. Inspirar e expirar devagar para se inspirar no dia a dia. Mais energia e menos estresse. Mais alegria de viver e menos excesso. Com a mente clara e o coração sereno melhores escolhas saudáveis fará. Experimente e viva melhor!

Quer ajuda? Então, participe da Jornada Serenamente, mais informações em:

https://www.personare.com.br/servicos/produto/jornada-serenamente/?ref=andrealeandro

Andrea Leandro

Harmonização de Espaços

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Um tempinho para nós mesmos


Um tempinho para nós mesmos

No dia a dia a rotina pode ser uma aliada ou considerada um gerador de estresse. Deixamos-nos envolver até muitas vezes sucumbir a uma rotina considerada sufocante.
É possível encontrar uma saída para uma situação que parece impossível de se resolver? Acredito que existem vários caminhos. Muitas vezes não vemos por estarmos tão envolvidos com a situação que só um olhar de fora consegue ver. Também acredito que podemos fazer a diferença para resolver a situação.

Organizando a mente e a casa é um início. Lembrando que tudo que é demais pode gerar desequilíbrio. Arrumar a casa é importante. Mas isso não pode ser uma obsessão. Pois o tempo que fica arrumando e rearrumando a casa você deixa de fazer algo mais relaxante. Se tiver compulsão por arrumação, procure fazer uma atividade física. O seu corpo precisa de movimento. Que tal colocar essa energia numa caminhada ou aula de dança?

Quando a situação é de ser um cuidador ou tem filho muito pequeno. É preciso ter seus momentos de descompressão. Ter um horário só seu. Nem que sejam minutos diários que você saia para o ambiente externo e vai observar a natureza. Deixe seu olhar ir longe. Observar uma árvore, na falta desta pode ser um prédio. Além de um exercício para os olhos é ótimo para a mente relaxar. Aproveite pra respirar devagar. Ao tornar esse ato rotina sua mente ficará mais relaxada e por conseqüência o seu corpo também.

Quando a tomada de decisão para a mudança é difícil que tal tomar um floral, conversar com um amigo ou ir a um psicólogo ou terapeuta. Muitas vezes conversar alivia. Isso para quem guarda muito dentro de si o que a mente remoí. Para aqueles que sempre reclamam - ouça a si mesmo. Escreva num papel se sente melhor e depois tome uma atitude.

Quando agimos sempre do mesmo jeito vamos alcançar sempre os mesmos resultados. Comece com pequenas mudanças na rotina se sentir melhor assim para trazer grandes transformações. Viver reclamando não ajuda e nem traz soluções. Tome as atitudes necessárias para resolver a questão. Lembre-se que você não é o dono da verdade. Relaxe. Todos tem ritmos e visões diferentes da sua. Que tal ser mais tolerante e gentil? Os frutos advindos dessa atitude podem ser muito mais doces e saudáveis.


Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Pequeno passo para grandes soluções



Pequeno passo para grandes soluções

Muitas vezes a solução para grandes problemas começa com atitudes muito simples. Mas tão simples que acabamos achando que não é possível. Mas é sim. Afinal do que estou falando? De algo tão básico quanto estar vivo – RESPIRAR DEVAGAR. Respirar já fazemos, mas devagar em geral não. Esse pequeno ato pode evitar grandes conflitos e estresse.

Esses dias precisei apagar vários “incêndios emocionais” e sabe qual foi minha ferramenta básica? Respirar devagar. O que gerou várias ações em conseqüência:

- Falar calmamente;

- Não aderir ao conflito e sim procurar solucionar;

- Acalmar a outra pessoa envolvida. Acolher a sua dor. Usando da empatia para entender sua situação.

Ambas as pessoas envolvidas no conflito são beneficiadas. O ato de respirar devagar oxigena o cérebro e tem um efeito tranquilizante. Quando se está calmo é possível avaliar melhor a situação. Evitando impulsos violentos ou histéricos que poderiam inclusive colocar as pessoas envolvidas em perigo de ferir tanto física quanto emocionalmente a si e/ou o outro.

O ideal é treinar antes. Por isso, colocar a meditação na sua rotina, nem que sejam minutos diários. Ajuda a criar o traquejo. Quando a necessidade surgir, você conseguirá respirar devagar. Além de você poder lidar melhor com a situação, também poderá ajudar alguém num momento de conflito ou estresse que são gerados em situações de raiva ou pânico, por exemplo.

Existem várias emoções que podem ser equilibradas com essa atitude. Quando se está num momento de tristeza, volta-se muito para dentro. Se for ato contínuo pode virar uma depressão. Ao respirar devagar é como se a vida voltasse a pulsar. O mundo aos poucos volta a ficar colorido e se torna possível tomar atitudes para se sentir melhor.

O medo em geral paralisa. Ao respirar devagar. O sangue circula de forma equânime e a pessoa pode tirar o foco da tensão e agir de forma mais assertiva.
Respirar devagar é o primeiro passo. Os passos seguintes serão em decorrência. Os benefícios são enormes. Quem sabe o segredo de uma vida é levar a vida com leveza. Para pessoas agitadas pode levar mais tempo. Mas é simplesmente uma questão prática. Você e o mundo serão extremamente beneficiados.


Vou repetir:
 Quem sabe o segredo de uma vida feliz 
é levar a vida com leveza.”


Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

quarta-feira, 30 de março de 2016

Respira e não pira



Respira e não pira

A expressão “Respira e não pira” reflete muito a realidade atual. Com a vida cheia de compromissos não paramos muitas vezes nem para respirar. Sendo que essa ação tão essencial para viver quando bem feita pode ajudar a melhorar a saúde e relaxar.

Quando estamos sobrecarregados qualquer situação que saia do normal pode nos tirar do eixo, desarmonizar nossa rotina, gerar um estresse e nossa mente transformar algo banal num problema sério. Por que tudo isso? Provavelmente porque nos acostumamos a acelerar as ações e não em desacelerar nosso dia a dia. Ao invés de usar a tecnologia para nos auxiliar. Aproveitamos para colocar mais tarefas. Parar e relaxar se tornam luxos que nem todos podem aproveitar.

Esses dias falei em Plano B. Que seriam alternativas já previamente sabidas caso aconteçam determinadas situações. Quando estamos preparados as situações não surpreendem e saber o que fazer é a chave do sucesso. Principalmente de não se estressar.

Na dúvida se não sei o que fazer – PARE – RESPIRE – oxigena o cérebro e dá um tempo para a mente encontrar uma solução. Muitas vezes o que se precisa é um momento de descompressão. Mudar de uma situação para outra. Por exemplo: Você já está cansado. Chegou em casa e precisa ajudar seu filho com a tarefa escolar. A criança está agitada e você cansado. Quem sabe transforme um período que normalmente poderia ser de estresse num momento entre pais e filhos de pura conexão. Faça o seguinte:

- Sente de frente para o seu filho.

- Ambos trabalham a respiração (ar entra pela boca – enche a barriga. Ar sai pelo nariz e esvazia a barriga). Algumas repetições. Depois ambos se abraçam e vão fazer a tarefa. Se for criança pequena você ajuda e se for maiorzinha você fica a disposição para tirar dúvidas. Mesmo que você não saiba orientar. Leia a questão e se realmente não souber peça para seu filho tirar a dúvida com o professor. Viu? Não é tão difícil! Você transformou um momento que poderia ser de estresse e te deixar pirada num momento de relaxamento e conexão em família.

ideia de parar e respirar vale para qualquer situação. Desde queimar o arroz (às vezes colocando um pão em cima tira o cheiro e o arroz pode ser aproveitado) como num acidente de trânsito. Onde ânimos exaltados podem gerar mais transtornos do que o acidente em si. Assim como ficar preso no engarrafamento. Faça desse instante um momento de relaxamento. Simplesmente respire calmamente e deixe sua mente divagar. Você pode ir a qualquer lugar viajando na imaginação.

Ao parar e respirar numa situação de conflito faz com que você não engate na energia densa e de conflito do outro. Facilitando a compreensão do que está acontecendo e com a mente serena poderá ver com lucidez uma solução para ajudar a todos os envolvidos.

Na dúvida pare e respire com calma. Além de não pirar pode resolver situações déficits e ainda melhorar a sua saúde física, mental, emocional e espiritual.



Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Vida mais saudável e feliz!



Vida mais saudável e feliz!

No corre corre do dia a dia a vida segue rápida e nem sempre conseguimos aproveitar e curtir tudo de bom que ela oferece. O homem criou máquinas, celulares, computadores, etc. Tudo para ele aproveitar melhor o tempo. Mas a realidade é diferente. À medida que o tempo passa nós temos mais coisas para fazer. E cuidar de si fica relegado a segundo, terceiro e até quarto plano.

A ansiedade tão comum vivida pelas pessoas acaba gerando frustração e excessos. Comer demais, preguiça demais e tudo aquilo que faz bem de menos. Ter foco em algo também se tornou difícil. A mente não relaxa quiçá o corpo. Dores surgem de tudo que é lado. Problemas emocionais também aparecem e o mundo para muitas pessoas “acaba desabando”.

A vida é uma construção. Com uma base sólida bem feita pode-se viver muito bem. Pense nisso! Algumas dicas do que fazer. Adapte ao seu jeito de viver:

- O lar é um lugar sagrado e deve ser respeitado. Cuide da sua casa com carinho. Pare um pouco por dia ou pelo menos aos finais de semana para observar e rearranjar o seu lar de uma forma que ele fique harmonioso.  Ao se ocupar dessa tarefa pode relaxar.

- Meditar – existem várias técnicas. Mas pode-se chegar ao mesmo lugar com perseverança – autoconhecimento, relaxamento, foco, etc.






- Dançar – movimentar o corpo no ritmo da música. Deixar a imaginação solta.


- Cantar – no melhor estilo do chuveiro.

- Alimentação saudável e beber mais água. Respeitar o momento das refeições. Sentar a mesa com a família deveria ser um momento sagrado também. Respeitar o alimento que nos dá sustento. A união das pessoas que nos são tão preciosas. Valorizar esses momentos enriquece nossos dias e dão mais sentido a vida.


Saiba que a palavra dieta significava originalmente “modo de vida” – Diaita para os médicos gregos da antiguidade. Servia para todos os hábitos do dia a dia: comer, beber, dormir, namorar, exercitar-se e até pensar. Então, mude a dieta da sua vida e viva muito mais feliz!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Vamos espalhar o que melhor temos dentro de nós



Vamos espalhar o que melhor temos dentro de nós

O mundo precisa de mais paz: na alma, no coração e nas atitudes! Não é difícil se contagiar com tanta notícia ruim. Situações que tornam o dia a dia complicado. Mas não podemos perder a fé e a esperança. Deixar de acreditar que tudo pode melhorar.

Precisamos em muitas situações usar da criatividade para poder sobreviver. Viver o presente. Deixar o passado para traz e o futuro que ainda não aconteceu. Enquanto não valorizamos o momento atual todo o resto pode se tornar um peso quando a vida parece difícil.

Quando pré-ocupamos a mente demais não conseguimos ver soluções que podem estar a nossa frente. Nesses momentos:

1)  Pare.
2) Respire fundo. Procure relaxar.
3) Beba um chá.
4) Tome um gostoso banho.
5) Pegue uma folha e caneta e comece a anotar possíveis soluções para o seu problema e depois coloque em prática.

Outra atitude importante e que vai fazer a diferença é ser pró-ativo. Colocar para fora tudo de bom que existe dentro de você. Essa atitude vai gerar uma energia positiva ao seu redor e transformar a sua vida. Numa corrente do bem a energia gerada trará soluções e caminhos para resolver suas questões.

Tudo começa com uma pequena atitude – uma gentileza – um agradecimento.

Ao invés de reclamar → agradeça. A vida pode estar apresentando oportunidades e/ou desafios. Ao encarar uma situação dessa forma. Transforma um problema numa oportunidade de melhoria (ideia muito usada nos Programas de Qualidade).


Existem várias formas de agir e levar para fora o que de melhor tem dentro do seu ser. Você pode se surpreender. É preciso dar o primeiro passo. E esse passo é amar a si mesmo. Quando isso acontece reflete nas suas atitudes. Você se respeita mais e por consequência os outros te respeitam mais.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A vida continua...




Para quem fica após a perda de um ente querido, voltar a ter uma rotina considerada normal nem sempre é fácil. Mas como dizem: a vida continua...

Num primeiro momento precisamos respeitar o luto. Que pode demorar um ano ou até mais. As primeiras datas especiais são difíceis de encarar. O que podemos fazer?

Se você convive com alguém que perdeu alguém, o que pode fazer: é ouvir, oferecer o ombro. Isso é o mínimo. Tem pessoas que vão querer falar sobre o assunto. Outras não. É importante respeitar. Cada um tem o seu tempo.

Deixando de lado as convenções sociais. Que em algumas sociedades ditam formas de vestir e de se comportar durante o luto. Nada controla a dor que sentimos. É preciso observar, quem está de fora se o comportamento foge por muito tempo do considerado normal, nesses casos é preciso buscar ajuda médica. Como excesso de tristeza, não querer sair de casa, demonstrar que nada aconteceu, etc. Cada pessoa vive o momento de seu jeito. Os homens, muitas vezes engolem o choro para se mostrar mais forte. Não façam isso, chore, coloque para fora. A sua saúde agradece!

Para aqueles que queriam ter falado algo para quem partiu e não disseram, ou que brigou e quer se reconciliar. Faço duas sugestões:
- Quando se sentir melhor. Visualize a pessoa na sua frente e diga o que deseja ter falado.
- Ou escrever num papel. Tudo o que deseja falar para essa pessoa. Assim como ler agita a alma, escrever acalma.

Para quem não consegue dormir algumas dicas, antes de ir para a cama:
- Evite olhar na televisão notícias ou programas com conteúdos violentos ou que lembrem momentos tristes.
- Evite leituras de jornais, revistas ou livros também de conteúdo com violência ou fatos que normalmente te deixam agitado. Se gosta de ler e faz questão. Então, que seja de conteúdo leve.


- Evite ficar no computador até tarde. Agita a mente e atrapalha o sono.
- Compressas nos olhos com chá de camomila ajudam a relaxar. Deite e deixe por pelo menos 15 minutos. Muitas vezes, por ter ficado no computador, olhando TV, lendo ou até chorando os olhos não relaxam.
  - Tome um banho morno.
- Deixe o quarto escuro ou na penumbra e não com luz acesa.
- Tome um chá calmante como camomila.
- Observe se no ambiente existem elementos estimulantes que evitem você relaxar: bagunça, paredes com cores fortes como o vermelho, ou da cor amarela que estimula a mente, vários livros ou material para estudar a vista, etc.
- Tomar florais e usar spray com floral no quarto pode ajudar e muito para relaxar o ambiente para dormir.
- Se for reikiano faça auto-aplicação.
- Respirar. Devagar respirar. Ajuda a relaxar.

Algo que pode ajudar muito é fazer yoga. Nessa atividade a pessoa trabalha: respiração e o corpo físico, mental e emocional. No mínimo fazer caminhadas já ajudam a relaxar.

Depois de um tempo é importante retomar a rotina. E se possível se envolver em trabalhos ou atividades ocupacionais. Ocupar a mente para evitar pensar e fazer bobagens. Ser e se sentir útil. Atividades voluntárias deixam o coração mais leve, principalmente quando se vê alguém feliz com o que se está fazendo por ela.

Para as famílias, vítimas, profissionais e pessoas afetadas pelos acontecimentos da madrugada de 27 Jan 2013 em Santa Maria acesse o blog http://terapeutasvoluntariossm.blogspot.com.br/ que tem onde buscar ajuda nesse momento crítico da nossa história. Como atendimento com reiki e distribuição de floral.