segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

ANO NOVO, CASA REVIGORADA

Sugestões e dicas para entrar 2008 com a casa nos “trinques”:

Primeiro de tudo, é claro!!! Uma boa faxina. Se não tem tempo, não consegue fazer sozinha, chame ajuda. Mas é muito importante que antes de qualquer coisa: uma faxina. Comece aos poucos, gaveta por gaveta, armário por armário, peça por peça. “De grão em grão, a galinha enche o papo”, já dizia o velho ditado. Como? Esvazie a peça (gaveta, prateleira ou armário). Limpe, e guarde os objetos por tipos semelhantes. Doe o que não usa mais. Dê uma de papai Noel e repasse adiante àquilo que para você não serve mais, mas pode ser útil para outra pessoa. Ela ficará feliz e você também por fazer bem a alguém.

Depois de tudo limpo, organizado e hora de pensar em algumas mudanças pela casa:

Hall de entrada:

- É bem iluminado, têm plantas, flores?

- Como as pessoas se sentem ao chegar na minha casa? Faça o teste. Pare de frente para a sua porta e veja como se sente!!!

- Caso não se sinta bem ou à vontade. Dê um jeito, a entrada é seu cartão de visita!

Sala de estar:

- Olhe para sua sala!! Ela é acolhedora? As pessoas se sentem bem ali?

- Procure não colocar sofás e cadeiras de costas para a porta. A visita não se sentirá bem vinda!!!

- É o local, digamos, menos íntimo da casa. Muitas vezes, a única peça da casa que pessoas estranhas entram. Então faça um esforço e deixe esse lugar agradável e bem arrumado. Mas sem exageros!!!!

- Não esqueça do ditado britânico: “Uma casa tem que ser limpa o suficiente para ser saudável e suja o suficiente para ser feliz!!!

- Não acumule objetos demais, tenha espaço para as pessoas se sentarem à vontade.

- Se quiser, tenha uma mesa de centro. Ela pode servir para colocar livros e revistas para leituras ocasionais. Para servir um lanchinho da tarde, ...

- Tenha a frente de onde você senta por mais tempo, um quadro com uma paisagem agradável. Isso ajudará você relaxar depois de um dia de trabalho.

- Como é difícil ficar sem a televisão, esse quadro pode ficar atrás dela. Assim você pode descansar a vista, de vez quando, em algo mais agradável. Preferencialmente quadros com natureza, muito verde,...

Cozinha:

Em muitos lares esse é o ponto de encontro!

- Use a técnica PEPS: Não é a bebida!!! É – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai. Ex.: Quando comprar cebolas novas, coloque as mais velhas por cima na fruteira. Caso contrário, as mais antigas podem apodrecer antes de você usá-las. Muitas vezes, demoramos para fazer determinado alimento. Erramos na quantidade, então usando esse método, poderá evitar muito desperdício além de economizar!!!

- É importannnnntíiiisssssiiiiiiimmmmmmmmmooooo uma limpeza nos armários da cozinha e despensa. Tirar o acumula de pó e sujeira. Renovar as energias, pois muitas louças são usadas poucas vezes e principalmente onde se guarda comida. Para tirar os possíveis restos acumulados em cantinhos que eventualmente podem apodrecer.

- Limpeza é essencial e higiênico! Deixe as superfícies mais livre possível e ingredientes à vista. Assim pode se sentir estimulado mais ainda a colocar seus “dotes culinários” para fora. Além de potes transparentes darem à idéia de prosperidade. Pois uma casa com fartura é próspera!!!

Banheiro:

- Local de fazer faxina física e muitas vezes mental!!! Quem muitas vezes não pensou na vida sentado no “troninho”!?!

- Procure manter a tampa do vaso e a porta sempre fechados, principalmente se forem no quarto.

- Mantenha limpo e organizado.

- Tenha plantas se tiver espaço e luminosidade suficiente.

- Não deixe roupas e toalhas jogadas no chão. Tenha um cesto para a roupa suja e estenda a toalha após o banho na área de serviço.

Quarto do casal:

- Como anda o romance com o parceiro?

- Dê uma olhadinha no seu quarto??? É apenas um dormitório e depósito? Pois tem muita gente que enche o quarto de tralhas. Tudo bem! Às vezes não tem onde guardar! Mas será que precisa daquelas 50 caixas de sapato? Muitos deles não usou e a outra metade nunca vai usar. Então doe para quem precisa. Monte uma sapateira, tem tantos modelos simples por ai. Deixe a mão os calçados que mais usar e doe o resto para quem precisa. A mesma coisa com roupas e acessórios. Seus filhos já cresceram para que guardar um monte de roupas deles no seu guarda-roupa? Então faça um favor a si e a comunidade – DOE!!!

- Que imagens têm no seu quarto? Foto dos filhos, da sogra, do cachorro? Cadê a sua foto com o maridão????? Então, busquem uma foto bem bonita dos dois ou então tirem uma foto na festa de natal. Foto romântica, né!!! Abraçadinhos, sorrindo, pode ser se beijando ou se olhando. O importante é o casal estar bem na foto! Com relação a outras fotos: tem o resto da casa para colocar as fotos com os filhos, parentes, amigos e afins.

- Faça um faxinão no quarto. Só deixo objetos que os dois gostem. Esse é um espaço compartilhado. Procure mantê-lo arrumado e agradável aos dois!!!

- Evite o acumulo de livros do lado da cabeceira (isso vale para solteiros e casados). Deixe apenas o livro que está lendo. Vários livros, inconscientemente fazem pressão que você tem quer ler!!! E não relaxa totalmente!

- Quer dar um toque romântico? Tenha quadros, imagens e/ou esculturas em duplas ou que lembrem duplas. Uma colcha bonita, dá um toque legal! E para uma noite especial: música suave, um camisola sensual, pétalas de rosas no chão e na cama e para quem pode e gosta um bom champanhe dá um toque todo especial!!!

- Ponha sua cama numa posição de poder: que possa ver a porta de entrada, com os dois lados livres – com acesso (nada de um lado encostado na parede!), preferencialmente com a cabeceira fora da janela (não sendo possível tenha uma cortina e feche a noite) e não encostada na parede do banheiro.

Quarto de criança:

- É um lugar lúdico e que dificilmente conseguirá manter arrumado! Cuide para seja seguro para seu filho, sem pontas em móveis que ele possa se machucar.

- Tenha nichos para guardar os brinquedos: caixas, prateleiras e gavetas e de vez em quando faça uma limpa nos brinquedos quebrados e que seu filho não brinca mais.

- Quanto mais nova a criança mais leve tem que as cores do quarto. A medida que as crianças crescem vai colocando mais cor. Cuidado com as cores muito fortes, isso pode causar stress na criança e ela não vai dormir e relaxar a noite.

- Fotos de parentes deixam as crianças mais seguras: pais, avós, irmãos. Mas cuide o momento da foto, tem que ser um momento feliz para passar essa energia para a criança.

- Imagens de super-heróis, monstros e afins: use os do que seu filho mais gosta, mas cuidado para ver como ele dorme. Imagens fortes podem assustar a noite. Ou coloque numa posição que ele não veja da cama ao dormir.

Escritório (em casa ou no trabalho):

- Posição de poder: de frente para a porta.

- Usar cadeira de costas alta para dar proteção.

- Para trazer segurança tenha um quadro com montanha atrás de você.

Tenha muitas plantas pela casa, elas são um termômetro de que tudo está bem, além de trazerem um bem-estar e muitas delas absorverem elementos tóxicos do ambiente e neutralizarem alguns tipos de energias nocivas à saúde.

Enfim, a casa é sua terceira pele (a primeira é sua pele mesmo, a segunda sua roupa). Cuide bem dela! Faça o possível para torná-la um lugar agradável para voltar depois do trabalho ou da escola. É o local que você repõe as suas energias. Então ela precisa estar saudável para que você também esteja!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!