terça-feira, 15 de janeiro de 2008

FENG SHUI – TÉCNICA CHINESA DE HARMONIZAÇÃO DE AMBIENTES

Feng Shui é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água. Sua pronúncia correta mandarim é "fon xuei". Técnica que estuda, equilibra e harmoniza a circulação da energia Chi nos ambientes, bem como os energiza.

O Feng Shui são formas de energia em constante movimento. É milenar e possui várias técnicas desenvolvidas ao longo dos anos. Algumas mais conhecidas são: da forma, da bússola e do Chapéu Negro.

Utiliza-se de vários conhecimentos como a teoria do Yin e Yang, I Ching, do movimento dos cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água entre outras. Hoje vamos comentar um pouco sobre os 5 movimentos, traduzidos normalmente como cinco elementos.

Fonte imagem: Revista Conheça Feng Shui, ano 1, nº 3, editora Escala


Os cinco movimentos são trabalhados tanto no Feng Shui como na Medicina Chinesa.

No Feng Shui estuda-se o ambiente e promovem-se as curas de acordo com o elemento (não necessariamente o elemento físico, por exemplo, água e fogo) que deve ser ativado (para melhorar a energia do ambiente).

Considerando a seqüência: madeira alimenta o fogo, fogo alimenta terra, terra alimenta metal, metal alimenta água e finalmente água alimenta madeira. Fazendo-se a análise no ambiente se verifica qual elemento deve ser ativado ou inibido para uma melhor harmonização.

Abaixo formas de ativar os elementos:

Madeira: plantas vivas, objetos retangulares. Cor verde.

Fogo: velas, objetos pontiagudos, uma pequena lâmpada vermelha acesa todas as horas. Cores: vermelha, púrpura, laranja, vinho.

Terra: objetos que são feitos de terra como: argila, porcelana, pedras, ..., objetos quadrados. Cores: amarelo, marrom e bege

Metal: objetos metálicos feitos de cobre, bronze, aço, latão, prata. Metal em movimento é muito melhor. Objetos redondos ou circulares. Cores metálicas como cor de bronze, cobre, metais, branco e cinza.

Água: aquários, fontes de água ou garrafão de água mineral. Cores: azul ou preto.

Aguarde! Em breve colocarei mais informações sobre os 5 movimentos, Yin, Yang, I Ching, e claro sobre Feng Shui!!! Mande as suas dúvidas, na medida do possível serão respondidas na rádio Imembuí e/ou aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!