· Coloque fotos de familiares no quarto das crianças. Fotos dos pais, irmãos e avós fazem com que as crianças sintam-se seguras, como se as pessoas retratadas estivessem cuidando delas. Mas cuide o momento da foto, tem que ser um momento feliz para passar essa energia para a criança.
· Muitas vezes, as crianças são hiperativas porque estão dormindo em camas com lençóis vermelhos, em quartos em que as paredes são recobertas de gravuras que representam ação. Acalme o quarto de seus filhos substituindo cores fortes para cores que transmitam serenidade.
· Imagens de super-heróis, monstros e afins: use os do que seu filho mais gosta, mas cuidado para ver como ele dorme. Imagens podem assustar a noite. Ou coloque numa posição que ele não veja da cama ao dormir.
· Quartos de crianças devem ser pintados com cores claras para que elas se sintam mais seguras.
· Quanto mais nova a criança mais leve tem que ser as cores do quarto. A medida que as crianças crescem vai colocando mais cor. Cuidado com as cores muito fortes, isso pode causar stress na criança e ela não vai dormir e relaxar a noite.
· Enfeite o quarto com objetos que transmitam alegria. Em geral, as crianças são muito sensíveis a espelhos. Se seus filhos não estão dormindo bem, cubra os espelhos com cortinas.
· Um quarto onde durma uma criança muito nervosa ou irriquieta pode ter um aquário com peixes coloridos, pois irá transmitir tranqüilidade a ela.
· No quarto do filho com problemas na escola, colocar um objeto que simbolize para ele sucesso.
· Use o bom senso sendo que a ordem pode ser mantida sem obsessão e a limpeza ajudada por um ambiente formado de poucos móveis e objetos com revestimentos fáceis de limpar. A criança precisa sentir o quarto como sendo sua exclusividade. Assim, o ambiente deve ser marcado por brinquedos e objetos queridos por ela. Outro fato importante, é que o quarto precisa estar aconchegante: para isso tapetes, almofadas, bichos de pelúcia, que sejam gostosos ao toque, podem e devem fazer parte deste todo. (desde que a criança não seja alérgica)
· Os brinquedos devem ficar à mão (crianças cansam-se rapidamente quando a ordem é arrumar o quarto).
· É lugar lúdico e que dificilmente conseguirá manter arrumado! Cuide para que seja seguro para seu filho, sem pontas em móveis que ele possa se machucar.
· Tenha nichos para guardar os brinquedos: caixas, prateleiras e gavetas e de vez em quando faça uma limpa nos brinquedos quebrados e que seu filho não brinca mais.
· Evite, se possível, quarto com carpete, além de seu filho poder ser alérgico, já o priva de algumas brincadeiras por não poder derramar nada que molhe. Pode juntar ácaros e ser de difícil limpeza. Pode usar tapetes com desenhos lúdicos. Eles podem ser facilmente retirados para serem lavados.
Quartos para bebê:
O ideal é que sejam claras, como bege, rosa, verde ou azul. Isso não significa que a mãe tenha que fazer o quarto todo em tons pastéis. Ela pode abusar das cores mais vibrantes nos objetos e acessórios para estimular a visão dos pequenos. Mas, mesmo com as cores claras, é preciso um certo cuidado: o azul, por exemplo, transmite calma. Um quarto todo azul pode deixar o bebê muito apático.
São sugestões, use o bom senso e o mais importante, seja feliz!!!
Net Bebes
ResponderExcluirhttp://www.net-bebes.com
Bebes - Tudo sobre Bebés, Gravidez, Crianças e Familia.
Um guia prático, com vários artigos de bebés e crianças para os pais e educadores.
Temas sobre o Planeamento, Gravidez, Bebés,Crianças, Familia e Social, Saude e Beleza, Actividades e por fim Receitas para os seus filhos.
Legal o site!
ResponderExcluirVou colocar o link no blog sobre Maternidade que também administro.
http://www.maternidadelucidaeserena.blogspot.com/
Abs!
Andrea