terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Quarto saudável

Assim como numa casa saudável o quarto precisa ter o máximo possível ventilação e iluminação naturais e os materiais da decoração, da cama naturais também.


Hoje se deturpou a concepção do quarto, em função da falta de espaço e casas e apartamentos cada dia menores. Pois segundo, Allan Lopes Pires, instrutor do curso de Geobiologia e presidente do IBG (Instituto Brasileiro de Geobiologia, Biologia da Construção e Arte Zahori.): “O quarto é um templo de regeneração”. O ideal num quarto seria quanto menos, melhor. É um lugar para repor as energias e não de estimulação, como acontece hoje em dia com excesso de eletroeletrônicos, pôsteres coloridos, decoração excessiva e assim por diante.

Para um sono reparador além de o nosso quarto ser realmente um lugar tranqüilo, a cama tem que ser um local gostoso e saudável para dormir. Para isso o material da cama preferencialmente seja de material natural como madeira ou bambu, evitar o máximo dormir em camas de ferro ou similares. O colchão ideal seria de materiais naturais como crina de cavalo e palha, mas como dificilmente você vai dormir numa cama desse material, procure seguir a seqüência a seguir para adquirir seu colchão: fibras naturais – látex – ortopédicos normais – espuma – por fim de molas. Caso não tenha como evitar os materiais artificiais utilize a roupa de cama de algodão. Pois a fricção dos lençóis da cama com colchão (ambos de material sintético) criam eletricidade estática que não é saudável.


A orientação da cabeceira também é importante, segundo estudos 75% da população dorme melhor com a cabeça voltada para o norte ou leste. Faça o teste, se o tamanho do seu quarto permitir, posicione a cabeceira da sua cama para que fique voltada para um desses lados. No caso de um casal, não vai cada um dormir para um lado da cama, né!!!


Não precisamos radicalizar! Como não podemos viver no meio da natureza, podemos pelo menos utilizar o quanto mais materiais naturais para o prol de nossa saúde e por conseqüência do meio ambiente!!!


Fonte: curso de Geobiologia

Mais informações sobre Geobiologia no site www.geobiologia.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!