terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dia da Secretária - 30 de setembro


Parabéns a todas as secretárias e secretários!
Seu trabalho ajuda a organizar e facilitar a vida de outras pessoas,
muitas vezes, são os anjos da guarda dessas pessoas
Felicidades!!!

Temporalidade de documentos:


Como é fácil acumular coisas, papéis então, nem se fala! Sempre com a idéia que pode ser útil algum dia! Vamos guardando, guardando coisas e nossos espaços vão virando cafofos!


Com relação a papéis pode-se fazer uma seleção e guardar de acordo com uma tabela de temporalidade do documento, isto é, guardar enquanto a validade do documento está em vigor para tomar alguma providência, caso seja necessário. Mais abaixo tem uma lista com o tempo para guardar determinados documentos. Caso seja necessário, consulte um advogado de sua confiança ou o PROCON de sua cidade.


Quando o papel não é um documento, mas tem alguma informação valiosa:

- Verifique se não acha as mesmas informações na internet e coloque o papel no lixo reciclável (rasgue bem antes, caso tenha informações pessoais);

- Desenhos dos filhos e sobrinhos, organize numa pasta e/ou coloque um ou dois num quadrinho para guardar de recordação (essas obras de arte tem um valor incalculável para os pais, he he!).


Os demais documentos que precisam ser guardados. Compre pastas com divisórias e coloque as despesas do ano corrente ali dentro separada por tipo de documento ou se preferir por mês. Quando termina o ano guarde numa caixa devidamente identificada, principalmente com o ano. Para quando chegar no período correto pode colocar fora todo o conteúdo.


Em geral guarda-se o documento por pelo menos 5 anos. Não esquecendo que documentos pessoais (como certidão de nascimento e casamento) e trabalhistas devem ser guardados por toda a vida.


Então, mãos a obra e separe o joio do trigo! Quem sabe assim fica mais fácil o controle das despesas e de encontrar documentos desaparecidos no meio da papelada!


É importante ter disciplina para manter os documentos em ordem, refletindo na sua mente! - "Casa organizada, mente organizada" - sem exageros, é claro!!!




Abaixo texto retirado da internet (a fonte consta no final)

Quanto tempo deve-se guardar os documentos?

Com a entrada em vigência do novo Código Civil, em janeiro de 2003, foram alterados os prazos de armazenamento de alguns documentos pelos consumidores. A tabela abaixo faz um resumo do prazo de manutenção para os documentos mais comuns, já de acordo com o novo código:

· Imposto de Renda, IPTU, IPVA, contas de água, luz, telefone e gás - 5 anos
· Contratos de seguro (incluindo Seguro Saúde) - 1 ano
· Plano Saúde - 5 anos
· Contrato de aluguel - 3 anos
· Pagamento de condomínio - 5 anos
· Prestação da casa - 5 anos
· Mensalidades escolares - 5 anos

Confira, a seguir, por quanto tempo você deve guardar:

Comprovantes de Pagamento

Para os tributos, o prazo não mudou com o novo código. Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA e a declaração de Imposto de Renda devem ser mantidos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. Exemplo: a declaração de I.R. de 2002 deve ser mantida até 02/01/2008.

Contas de água, luz, telefone e gás também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são consideradas taxas. Mantê-las serve como garantia de manutenção dos serviços. De qualquer forma, caso o fornecedor alegue que uma conta antiga não tenha sido paga pelo consumidor e este não disponha mais de comprovante, apesar de tê-la pago, ainda assim o consumidor poderá pedir o ônus da prova, ou seja, o fornecedor terá que provar que a conta não foi paga. O consumidor que paga essas contas automaticamente pelo banco já tem a comprovação de pagamento.

A nota fiscal de qualquer tipo de produto ou serviço deve ser guardada não somente pelo prazo de garantia, mas pelo prazo de vida útil do produto, para que o consumidor se resguarde de qualquer defeito oculto de fabricação. Isso vale, por exemplo, para eletrodomésticos, eletro-eletrônicos, automóveis, etc.

Contratos de seguro, em geral, devem ser mantidos pelo prazo de um ano a partir do primeiro pagamento de cada mensalidade. Exemplos: seguro de automóveis e seguro saúde. Isso não vale para o chamado plano saúde. A diferença entre o plano saúde e o seguro saúde é que neste último o consumidor tem a opção de escolher livremente seu médico, tendo direito a reembolso de parte do valor da consulta. No plano saúde o consumidor só pode escolher médicos da rede credenciada pelo plano. Aqui houve uma mudança com o novo código civil: antes os documentos de assistência médica, como o do plano saúde, deviam ser mantidos por 20 anos. Agora, é por apenas 5.

O prazo de manutenção de comprovante do pagamento de aluguel é, com o novo código civil, de 3 anos. No código anterior, o prazo era de 5 anos. Já para o pagamento de condomínio, o prazo de manutenção era de 20 anos, agora passa a ser de apenas 5 anos. É recomendável pedir periodicamente à administradora do condomínio uma declaração de que não existem débitos.

O pagamento de prestação da casa deve ser mantido por 5 anos. Antes, eram 20 anos.

Para os consórcios devem-se manter os comprovantes até que seja dada a quitação. A liberação da alienação fiduciária é a prova de que o pagamento foi feito.

O pagamento das mensalidades escolares deve ser guardado por 5 anos. No código civil anterior, era necessário mantê-lo por apenas um ano.

Trabalho e Banco

Documentação Trabalhista

O contracheque (também conhecido como hollerith) deve ser guardado pelo trabalhador até 5 anos para cobrança de direitos trabalhistas. Caso o trabalhador saia da empresa, terá só 2 anos para efetuar tal cobrança.

Notas de serviços de profissionais liberais devem ser mantidas por 5 anos. Antes, bastava tê-las por um ano.

Para efeito de previdência social, profissionais autônomos devem guardar o carnê do INSS até o pedido do benefício da aposentadoria. Pelo mesmo motivo, trabalhadores devem guardar o contracheque.

Documentação Bancária

Cheques devem ser apresentados nos bancos para desconto em até 30 dias, para cheques da mesma praça, e em até 60 dias, para cheques de praças diferentes. A prescrição de um cheque pode ser feita em um prazo máximo de 6 meses contados da apresentação. Esse é o prazo para que o cheque seja executado se não tiver fundo. O canhoto de cheque não tem valor legal, só vale para conferência.

Para faturas de cartão de crédito não há determinação legal. A Associação Nacional dos Usuários de Cartão de Crédito recomenda que elas sejam mantidas pelo mínimo de um ano, por cautela, para que o consumidor se previna contra eventuais lançamentos indevidos e/ou cobrança em duplicidade por parte das administradoras de cartões de crédito.

É importante ressaltar que a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular (que seria o caso dos cartões, pois o consumidor assina um contrato) prescreve em 5 anos. Assim, o consumidor estará totalmente garantido se guardar as faturas do cartão por 5 anos.

Fonte: http://bacaninha.uol.com.br/home/secoes/cidadania/2003/08/quanto_tempo/index.htm, em 28 Set 09, às 22h41min



quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Introdução do Hino Nacional Brasileiro

Algumas curiosidades sobre o Hino Nacional Brasileiro:

*Ao executar o hino, posição de respeito (corpo ereto mãos ao lado do corpo)
*Não se aplaude durante a execução do hino; após ele ser executado pode ser aplaudido
*Quando tocado em forma instrumental, faze-lo somente a 1ª parte
*Se tocado em aparelho elétrico (cd, fitas ...) não cantar junto
*Cantar somente se executado por orquestras ou bandas e de forma cantada...
*Possívelmente não seguimos nada disso, a não ser a 1ª ...



URL - http://www.youtube.com/watch?v=slRqmtdEYHY

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quem não tem um cafofo que jogue a primeira pedra!


Em primeiro lugar: o que é cafofo? Um dos significados, principalmente no meio militar (onde já trabalhei como civil e militar, isso mesmo já fui milica!), é aquele cantinho onde se guarda as tralhas ou um canto cheio de tralhas.

Quem não tem um cantinho desses dentro de casa? Seja um armário, embaixo da cama, encima do guarda-roupa ou pior uma peça inteira da casa cheiaaaaaaaaaaaaa de tralhas??

O que fazer? O que significa isso? O que posso dizer??? – “Casa organizada, mente organizada”. Sempre lembrando que nada de exageros. Mas quando temos muita tralha, bagunça na nossa casa isso está refletindo o que está passando dentro de nós, como um espelho e por conseqüência nossa vida também está uma bagunça, um caos total. Tudo dependendo do tamanho ou da complexidade da bagunça!!!

Então abra espaço em sua vida para o novo. Encare o seu cafofo, seja grande ou pequeno. Faça uma faxina geral!!!! Se tem muitasssssssss lembranças de infância, faça uma seleção das mais importantes e doe para crianças carentes os excessos. Você realmente usa todos os calcados que tem? Aquele monte de roupas no armário do fundo, você realmente vai usar novamente? E aquelas coleções de revistas que estão a uns 15 anos na garagem, realmente você irá novamente voltar a ler????

Repetindo – abra espaço para o novo em sua vida!!! Garanto que se fizer uma faxina nesses “cantinhos atulhados” muita coisa nova e boa irá surgir na sua vida. Tente e se quiser, depois me conte!!!


Outros significados de Cafofo, segundo o site: http://pt.wiktionary.org/wiki/cafofo (em 21 Set 09, às 18h26min)

ca.fo.fo (substantivo)

  1. (Brasil) casa pequena e pobre, barraco, casebre;
  2. (arcaico) local onde se armazenavam os escravos;
  3. terreno pantanoso com cheiro de água podre.
Etimologia: Provavelmente do quimbundo kifofo (cego), por designar um local sem janelas, onde os escravos eram presos.

AGENDA GABRIELA EM SANTA MARIA

Agenda de setembro da Terapeuta Gabriela Irigaray em Santa Maria/RS

25 de setembro, sexta-feira
8h – 18h: Atendimentos
18h30 – 22h30: Curso de Reiki I

26 de setembro, sábado
8h – 17h30: Curso de Mesa Radiônica, módulo IV
18h – 23h: Curso de Reiki I

27 de setembro, domingo
14h30 – 17h: Workshop – Cure-se a si mesmo com os sprays florais Kainnon
18h: Curso de Magia

KAINNON - TERAPIAS E CURSOS:
RS-509 (Faixa Velha de Camobi), nº 1785 (400m do trevo do Castelinho, de frente para os Vinhos Tonini e ao lado do Expresso São Pedro)
Santa Maria Rio - Grande do Sul
Fones: (55) 3028.1318 / 9937.2766
e-mail: kainnon33@gmail.com
http://kainnon.com/

Workshop: Cure-se a si mesmo com os sprays florais Kainnon

Mais um curso profissionalizante de Terapia Floral está para começar.
Para que você tenha uma ideia do que os florais podem fazer por você, nossa professora Gabriela Irigaray Pereira Leite ministrará, agora em setembro, um workshop sobre o uso dos sprays florais. Não perca!!!

Workshop: Cure-se a si mesmo com os sprays florais Kainnon
Data: 27 de setembro de 2009, domingo.
Horário: das 14h às 17h
Investimento: R$ 50,00
Local: Kainnon Terapias e Cursos


Curso Profissionalizante em Florais de Bach e Kainnon

Ministrante: Gabriela Irigaray Pereira Leite
Formada em direito, fez especialização em Terapia Floral pela FACIS/IBEHE (2006). Co-criadora dos Florais Kainnon, dá aulas no Kainnon desde 2006.
Programa simplificado: Essências Florais de Bach e Kainnon, história dos florais, doutrina das assinaturas, arquétipos, diagnóstico floral, pesquisa floral, psicomatologia floral e humana
Início do curso: 24 e 25 de outubro, sáb. e dom.
Duração: 6 módulos bimestrais
Inscrição: R$ 100,00
Investimento: R$ 200,00 o módulo

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

CURSO PARA CASAIS GESTANTES


CURSO PARA CASAIS GESTANTES

É importante os casais estarem preparados para a chegada do bebê. Afinal, é uma transformação física e emocional para toda a vida, é tornar-se Pais. Pensando nisso, uma equipe de profissionais da área da saúde criou o Projeto "Casais Gestantes" contemplando conhecimentos e habilidades que favorecem a evolução da gestação e auxiliam nos cuidados com o bebê após o seu nascimento.

Quando: De 14 de setembro à 07 de outubro, todas as segundas e quartas, dás 19:30h às 21:30h (com 30 minutos de intervalo com coffe break incluso)

Duração do Curso: 1 mês (8 encontros)

Investimento: R$ 250,00 por casal

Local do Curso e Inscrições: Clínica Perffil (Rua Pinheiro Machado, 2350 - sala 211 - Bloco B)

P.S: As inscrições devem ser realizadas até uma semana antes do incício do curso.

Programação:

  • Aspectos emocionais na gestação, no parto e após o nascimento
  • Alimentação da gestante
  • Cuidados essenciais durante o período de gestação e sinais do trabalho de parto
  • Cuidados com a pele, estrias, varizes, edemas (drenagem linfática) e preparação das mamas
  • Alterações posturais, dores musculares e cuidados com a postura no pré e pós parto
  • Pilates, relaxamento e shantala (massagem para bebês)
  • Estimulação auditiva, oral (amamentação) e de linguagem
  • Saúde bucal da gestante e do bebê

Informações: Fones: (55) 3028 3815 / (55) 3028 3218

Site: www.nutres.com.br / Email: cursodegestantes@gmail.com

Coordenadoras:

Fernanda Fratton - Nutricionista (CRN2 8028) e Michelle Lima - Psicóloga (CRP07/17968)


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Tradições de família:


Às vezes na nossa família criamos costumes que são levados para a vida inteira. Alguns são herdados da cultura da origem familiar... outros criados em casa. Quando utilizados nos fazem remeter a infância ou a algum momento especial de estar novamente em casa. Faz-nos sentir bem, com uma sensação gostosa de pertencer a alguém ou a algum lugar.

Aqui em casa, por exemplo, criamos o “Beijo em Família”, desde que meu filho mais velho (Miguel com 4 anos) era bebê, eu e meu marido pegamos ele no colo e damos, um de cada lado um beijo na bochecha e dizemos: beijo em família! E fico super feliz quando ele pede um beijo em família. Simplesmente virou uma tradição, um costume, não foi criado intencionalmente. Assim como surgem costumes, bem legais de brincadeiras e manias entre familiares ou amigos. Ficam marcados na memória!

Você tem um costume que nasceu na sua família ou você criou???? Como se sente??? Não faz se sentir especial nesse momento???

Assim surgem tradições. As que são boas mantemos, já as que são desagradáveis devemos descartar.

Em homenagem a semana farroupilha, uma tradição gaúcha, em honra aos costumes do gaúcho, saúdo as tradições familiares, que engrandecem seus membros e ajudam na união familiar!!!!



Astrologia Gaudéria


Em homenagem aos gaúchos no período da Semana Farroupilha ai vai um horóscopo para lá de guasca, tche!!!

Áries - 21/03 a 20/04:

Bicho mais fogueteiro e metido não tem. Ele atropela todo mundo que nem bagual solto em feira de porcelana.
Tem a mania de ser sempre o primeiro. E é... O primeiro louco!

Lema:
'Não tenho tudo que amo... Mas vou conseguir já, já'


Touro - 21/04 a 20/05:

Esse quer ser o maior dos latifundiários. Quer ser o dono dos rebanhos, da estância e das plantações.
Se bobear, invade o planeta inteiro. Mas tem desculpa: é ele quem dá o churrasco, faz as trovas, declama e toca a gaita. Êta, índio animal.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas é uma questão de tempo e paciência'


Gêmeos - 21/05 a 20/06:

O vivente só quer assuntá. Sabe de tudo, e sabe conta causo que é uma beleza. Não esquenta banco e parece que tem bicho carpinteiro.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas também nada que me ama me tem'


Câncer - 21/06 a 21/07:

Esse é chorão que é um inferno. Tem uma memória do cão, se lembra tintim por tintim quem ganhou cada Califórnia e cada Gre-Nal, e sabe de cor tudo o que tu disse pra ele naquele 4 de maio de 1984.
Mas é o dono da posada e o que te prepara o putchero nas noites de minuano. É dos piores.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho'



Leão - 22/07 a 22/08:

Foi por causa desse que inventaram o tal de complexo de Superioridade. Bicho mais convencido, não há. É o primeiro prêmio em interpretação nos festivais, arrasa na chula, é a mais bela prenda e o rei do gado. Exige respeito e não consegue ficar na mesma sala com uma TV ligada, pois não admite concorrência. Vai sê o chefe da ala dos Napoleão lá no São Pedro.

Lema:
'Tudo que tenho me ama'


Virgem - 23/08 a 22/09:

Virge! Cruzes! Esse é roxo por limpeza. Tu acaba de assá um churrasco e ele já tá lavando os espetos. Tem cuia própria pro mate, porque é mais higiênico, e tá sempre de vassoura na mão. Parece normal, mas é dos mais maníacos.

Lema:
'Não tenho tudo que examino, mas examino tudo que tenho'


Libra - 23/09 a 22/10:

É danado de namorador. Só quer pezinho pra cá e pezinho prá lá. Não faz outra cosa. Também adora se metê em política, mas só fica olhando, em cima do muro, enquanto a indiada dá um duro aqui embaixo. Metido a aristocrata, come churrasco com garfo e faca e usa guardanapo. Nem sei se não usa cuecão de florzinha por baixo das bombacha, mas pode ir tirando o cavalinho da chuva, porque é só frescura. Ele não é veado.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas vou ficar conhecendo no sábado à noite'


Escorpião - 23/10 a 21/11:

O loco dos loco. Pra puxá o facão não faz cerimônia. Mas, depois de todo o estardalhaço, fica com uma cara de culpado e arrependido, que irrita até a mãe dele. Não perde a mania de mexer nos trauma... dos outros. O velho Freud, que também não era dos mais normal, tinha o tal de ascendente em Escorpião. Esse nem com banda...

Lema:
'Não possuo tudo que amo, mas amo tudo que possuo. E cuido de perto'



Sagitário - 22/11 a 22/12:

O índio aqui acha que é o verdadeiro centauro dos pampas, citado várias vezes pelos nossos historiadores. Se perdeu do seu bando e não sabe se foi perto de Vacaria ou de Pelotas, de tão loco.
Se alguém quiser se comunicar com ele, este é o e-mail: coicemanotaç (mogango) pampa.com.rs

Lema: 'Não tenho tudo que amo, mas não me importo com isso'.


Capricórnio - 23/12 a 20/01:

Esse é o introvertido. Metido a tímido, mas foi ele quem descobriu o complexo de inferioridade.
Não quer incomodar, e pra fazê ele entrá no rancho ou se chegá pra roda de chimarrão é um custo. Não se acha nada, sonha com ele no futuro, que é quando ele acha que vai existir. Outro que só internando.

Lema:
'Tenho tudo que amo, e trabalho para ter mais ainda'


Aquário - 21/01 a 19/02:

Ele qué mudá o mundo. Não muda nem as tela dos galinheiro e as lâmpada queimada. Adora uma revolução, um protesto ou deixá o povaréu de cabelo em pé. No fundo o que ele quer é aparecer.

Lema:
'Não tenho tudo que amo, mas estou pouco me lixando para posses'


Peixes - 20/02 a 20/03:

Já esse, o que quer é desaparecer. Vive com a cabeça nas nuvens, viajando... Diz que conversa com o Boitatá, já viu o Negrinho do Pastoreio, e recebe o Sepé Tiaraju. Mas o que tem de doido tem de bonzinho. É só não contrariar.

Lemas:
'Eu acredito em gnomos, fadas, coelhinho, papai noel e assemelhados..'
'Não me siga. Também não me lembro para onde estava indo'

Fonte: http://bucomania.blogspot.com/2008/09/horscopo-gauchesco.html, em 13 Set 09, às 19h42min com complementos


quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Dia do Administrador - 09 de setembro

Dia 09 de setembro também é o dia do Administrador!

Parabéns a todos os colegas de profissão. Sou formada em Ciências administrativas pela UFSM (1995).

Ser um administrador, é ser muitas coisas,
mediar conflitos e humores
arquitetar planos e executá-los,
tratar da logística e transporte,
controlar os recursos,
são diversas atividades, concorrendo com tantos outros profissionais
mas por ser multifuncional e ter uma visão holística
torna-se um profissional excepcional!!!

Parabéns colega Administrador!!!

Dia do Veterinário - 09 Set


Dia 09 de setembro comemora-se o dia do veterinário!
Parabéns a todos esses profissionais, principalmente aos meus cunhados Xandão e Dudu e também para minha cunhada Alice que também quer fazer veterinária!
Os veterinários são profissionais excepcionais, cuidam com tanto carinho e esmero dos animais. Tem que estudar tantos fisiologias diferentes, entender e aprender sobre o jeito de ser de tantos animais.

Parabéns e sucesso nessa bela profissão!!!

Família!!!

super mensagens

Família!!!

textos grandes

Família!!!

upload imagens

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Família

Um dos bens mais preciosos que temos, senão o mais precioso é a família.

Estar sozinho nesse mundo não é nada agradável. Infelizmente, por razões que cada um tem a sua, famílias se desmancham, sejam por separação dos pais, brigas com os filhos, ... Por não se entenderem por alguma razão, deixam de se falar por anos a fio. Muitas vezes, nem lembram a razão, ou a razão nem existem mais. E as famílias continuam separadas. Ou temos o caso das famílias que continuam juntas, mas não unidas. Simplesmente dentro de casa é o inferno ou reina a indiferença parcial ou total.

O que fazer? Cada um pode rever suas atitudes. Existem casos que os dois membros da família podem estar certos ou ambos errados. É como o adolescente que quer sair para uma festa/boate e os pais não deixam. Os pais estão certos em proteger o filho, e o filho está certo em querer se divertir. Quem está certo e quem está errado? Em resumo, ambos se amam, mas não se entendem, pois estão em fases diferentes da vida e querem o melhor para aquele momento.

Existem também os momentos de recaída, que cometemos erros. É difícil voltar atrás, mas não impossível. O mais importante é a família e se existe amor, tudo é possível para que a harmonia possa reinar novamente. Nesse momento o perdão deve se fazer presente.

Existem técnicas e profissionais que podem ajudar. Assim como os amigos que estão sempre ali, perto e dispostos a colaborar.

Por exemplo, com relação a desarmonia familiar existe o floral K49 das Essências Kainnon que trabalha a harmonia familiar. Claro, que deve ser analisado caso a caso. Creio que um spray com essa essência no ambiente deve ajudar no processo de conciliação de uma família. Não é tudo, mas com diálogo sincero tudo é possível!

Infelizmente temos o péssimo habito de “Santo de Casa não faz milagre”. Desprezamos os conselhos dados dentro de casa ou simplesmente é mais fácil ficar brigando e discutindo ou, não sei se pior, ficar todo mundo se ignorando.

Então, repense suas atitudes, evite discussões ou xingamentos desnecessários. Caso a situação esteja insuportável, quem sabe buscar a ajuda de um profissional. A solução está sempre dentro de nós. Quando mudamos nossa atitude e a forma de ver o mundo, a ressonância dessa energia é capaz de mudar tudo a nossa volta. De forma inesperada pode trazer novamente a harmonia para o seu lar. Pense nisso!!!



sábado, 5 de setembro de 2009

Maternidade Lúcida e Serena

Olá pessoal!!!

Definitivamente virei uma blogueira! he! he!
Criei o blog Maternidade Lúcida e Serena - http://www.maternidadelucidaeserena.blogspot.com/
e gostaria de convidar vocês para conhecê-lo!
O blog nasceu hoje mas é preciso trabalhar muito no pós-parto!
Gostaria de contar com a colaboração de todos para colocar informações que sejam de utilidade para as futuras e atuais mamães e suas famílias. Tornando a maternidade algo sereno e tranquilo.

Um grande abraço!!!

Andrea Leandro

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Adotar é tudo de bom!!!



Veja o vídeo e/ou entre no site e saiba como ajudar esses seres que precisam de nossa ajuda!!!

http://www.adotaretudodebom.com.br/