terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Dicas para se desaspegar de 2014 e começar 2015 com tudo

Jornal Diário de Santa Maria

Desapegue-se30/12/2014 | 19h04

Dicas para se desapegar de 2014 e começar 2015 com tudo

De objetos que não usa mais até sentimentos ruins que estão dentro de você: comece o ano limpando tudo

Dicas para se desapegar de 2014 e começar 2015 com tudo stock.chng/Divulgação
Foto: stock.chng / Divulgação
Logo ali vem despertando 2015. Mais um ano novinho em folha, sem nenhum amassado. Mais 365 chances para se criar oportunidades. E para que elas cheguem, especialistas garantem: nada melhor do que desapegar. Desde objetos que você não usa mais, roupas que você pode doar, até sentimentos ruins que se acumularam no decorrer do ano. Esse é o momento para a faxina na casa e na alma. É a preparação para um novo ciclo, que virá com a energia que depender de você.

A consultora em harmonização de espaços Andrea dos Santos Leandro explica que o ato de se desfazer pode abrir espaço para outras coisas na vida.

_ Desapegar abre espaço na casa e, principalmente, na sua mente, para novas ideias, projetos e realizações. Para as energias novas chegarem é importante eliminar as energias estagnadas no ambiente. Para tanto, uma faxina se faz necessária – reflete a consultora.

Assim como o desapego, o balanço do que passou para iniciar um novo ano é essencial, segundo a psicóloga Denise M. C. Rodrigues:

_ Às vezes ficamos ancorados em comportamentos e sentimentos que se perpetuam ano após ano. Essa época é a hora do balanço de tudo e extrair daí um aprendizado, para estabelecermos novos parâmetros para o ano que está despontando.
Então, que tal exercitar? Desapegue-se de 2014.
Da mágoa e dos mal-entendidos

O início do novo ano é uma oportunidade para zerar os desgastes emocionais, os mal-entendidos e as mágoas acumuladas no ano. A psicóloga Denise Rodrigues
destaca as dicas:

_ Escreva em um caderno o que você teve de bom e de ruim em 2014. Isso ajuda a visualizar sua trajetória e saber o que você consegue mudar ou não. Tente controlar os pensamentos em situações que não foram boas, para não ficar ruminando o tempo todo. Isto gera, além de uma energia ruim, um andar em círculos. Aprenda a ser grato.
Tudo tem um motivo para ser como é.

Das roupas velhas,  da desorganização do lixo

Ao desapegar das roupas velhas, além  de abrir espaço no seu roupeiro, você ainda ajuda a quem precisa. Andrea dos Santos Leandro dá dicas:

_ Retire tudo e depois separe em pilhas. Para o que fica, reorganize. Agrupe por tipo ou uso. O que não usa mais, coloque em sacolas e doe. O que não tem mais utilidade ou conserto, coloque no lixo reciclável. Quando se reorganiza o ambiente, a mente também se beneficia. A energia circula, oxigena o ar e a sua cabeça, trazendo clareza. Quanto à faxina, um pano úmido pode fazer toda a diferença. É também importante limpar os cantinhos, onde a energia estagnada se acumula.

Dos objetos antigosVocê tem uma coleção de CDs antigos que não ouve mais? Que tal presentear algum amigo antigo que goste daquelas músicas? Ainda vai servir como um belo presente nostálgico. Aqueles seus livros estão na prateleira, foram lidos e nunca mais foram abertos? Faça-os circular. Você pode doar à bibliotecas ou instituições de Santa Maria, e também para as geladeirotecas espalhadas na cidade – há uma no Calçadão, outra dentro do campus da UFSM, uma em frente ao campus 2 da Unifra (na Rua Silva Jardim), e outra na Praça dos Bombeiros.

Para a limpeza da sua casa
Segundo Andrea Leandro, o que mais vai contar  para melhorar a energia do seu lar é a intenção no momento que faz as atividades.

_ Ao se desapegar, você está abrindo espaço para o novo. Então, foque no que deseja para o ano que está nascendo: abundância, felicidade, alegria, compaixão, amor e saúde. Com a casa limpa e organizada, você poderá ter essa energia na sua vida. Provavelmente, seu ano será muito mais próspero. Para um acréscimo na limpeza energética, coloque uma colher  de sal grosso, anil ou vinagre de maçã no balde de água.

PARA COMEÇAR O ANO BEM*
- Pegue um papel e faça um mapa de como foi seu ano.
- Pense em tudo de bom e ruim que aconteceu durante os 365 dias de 2014: independentemente do que aconteceu, é sinal de vida. E a vida tem seu lado bom e ruim. Alguém disse que tudo deve ser bom o tempo todo?
-  Experimente escrever as coisas boas com letra maiúscula e as ruins em minúscula. O bom você agiganta, e o ruim, você não destaca.
-  Não se culpe. A culpa não leva a nada e não lhe ajuda a resolver os problemas. Aprenda com o que acontece. São as provas da vida.
- Procure ver as coisas sob três aspectos: fisiologicamente, psicologicamente e espiritualmente. Nesse tripé é que estamos alicerçados.

*Dica da psicóloga Denise Rodrigues
DIÁRIO DE SANTA MARIA

Fonte: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/noticia/2014/12/dicas-para-se-desapegar-de-2014-e-comecar-2015-com-tudo-4672699.html - 30 dEZ 2014 ÀS 23H42


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!