quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Despensa em ordem - economia no bolso



Despensa em ordem - economia no bolso

O uso correto da despensa – local onde se armazena os alimentos – pode gerar uma grande economia no lar. Um dinheiro que pode ser guardado ou servir para investimento em outras áreas da casa. “De grão em grão a galinha enche o papo”. Não menospreze a aparente pequena economia. Ela pode fazer grande diferença.

Você pode levar vários itens em consideração para organizar o local onde guarda os alimentos:

- Qual a frequência de compras? Semanal, mensal, etc.

- Qual o espaço disponível para guardar os mantimentos? Ajuda a determinar a frequência de compras e a quantidade a ser adquirida.

- Todas as refeições são feitas em casa? Das que são - quais os itens mais utilizados? Faça uma lista e procure verificar com que frequência usa cada item e quantidade. Quanto mais precisa for sua lista. Mais fácil será a suas compras no mercado.

- Na hora de organizar as compras jamais guarde material de limpeza com alimentos (sejam perecíveis ou não). Para os de limpeza tenha um lugar separado. Pode ser embaixo da pia da cozinha ou na área de serviço. Jamais com os alimentos. Ok?

- Guarde os mantimentos separados por tipo: massas e grãos numa prateleira, molhos, conservas, temperos, etc. em outra. E assim por diante.

- Pode utilizar pequenos cestos para separar, principalmente itens pequenos como gelatinas, pequenos pacotes como queijo ralado, etc.

- Identificar prateleiras, cestos, em resumo os nichos onde os alimentos são guardados ajuda muito na organização. Facilita a visualização e o controle do que é necessário comprar.

- Tenha um local para anotar os itens faltantes. Seja uma caderneta ou folha de papel. A medida que termina um item ou preciso repor anote na lista. Por exemplo: Tenha um vidro de vinagre em uso e um na despensa (se seu espaço permite ter itens reserva). Quando pegar o item reserva já escreva na lista de comprar para adquirir um novo. Assim, jamais terá o item em falta.

- Utilize a regra PEPS: Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai. Evita desperdício. Coloque a frente os itens mais antigos. Assim, não terá problemas com a validade dos alimentos.

- Itens de uso mais frequente devem ficar mais a vista e a mão. E a medida que são menos utilizados mais distantes.

Outra dica simples, mas não menos importante. Jamais vá fazer compras com fome. Você acaba comprando com os olhos e o estômago.


Levando em consideração essas dicas, poderá fazer uma grande economia. Evitar desperdício. A natureza agradece e o seu bolso também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!