quarta-feira, 15 de abril de 2015

Pintando sua parede com maior qualidade



Pintando sua parede com maior qualidade

 Ontem assisti uma palestra sobre patologias de tintas, ministrada por Alberto Lotz na Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Santa Maria (SEASM). Destacando o cuidado que devemos ter com a parede que se vai pintar e o tipo de tinta adequado para cada ambiente.

Um dado importante destacado - em geral (exceto projetos muito específicos) a maior superfície que se tem nos ambientes são as paredes. Portanto, onde poderão ter a maioria dos problemas.

Para evitar retrabalhos e muitos gastos ao longo do tempo. A parede antes de ser pintada tem que ser cuidada e reparada com muita atenção e “carinho”. Tanto fisicamente quanto energeticamente isso vai refletir na qualidade e na permanência de uma parede saudável e preservada por muitos e muitos anos.

Para uma boa pintura são necessários materiais adequados e de qualidade e profissionais preparados. Evita-se desperdício e reparações seguidas na pintura. Alguns itens levantados na palestra que salientam essa preocupação:
- Seleção inadequada de produtos
- Preparação inadequada de superfície (a grande maioria das reclamações)
- Condições ocultas na superfície (problemas diversos que podem não estar aparentes numa primeira observação – qualidade dos materiais, infiltrações, etc.)
- Falta de acabamento

As fases para uma boa pintura:
  1. Preparação (lixar, raspar, remover partes sólidas, remover partes soltas, tratar fissuras e rachaduras)
  2. Selecionar o fundo
  3. Massa (se for necessária). Aqui vale uma dica importante:
    1. Massa acrílica (parede terá contato com água. Ex.: parede externa e banheiro na parte interna)
    2. Massa corrida (superfície que não terão contato com água ou muito pouco contato).
  4. Acabamento

Lembrando que além de cuidar como será a pintura da sua casa. A escolha das cores é muito importante. Locais de descanso: procure utilizar cores leves e locais de convício podem ter cores mais fortes. Podendo ser apenas destaque em uma parede.

Quando for comprar suas tintas, converse com o vendedor e/ou pintor para levar em consideração:
- local é bem iluminado com luz natural (ideal). Possui várias aberturas e recebe bastante luz natural. Será um tipo de tinta.
- local precisa ficar mais bem iluminado (tem tintas que ajudam a refletir melhor a luz e aumentar a luminosidade).


As cores são vitaminas energéticas. Procure escolher a cor com cautela e qualidade da tinta com critérios. Adquira produtos sem elementos tóxicos ou que contenham o mínimo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!