segunda-feira, 1 de junho de 2015

Flores e plantas em casa



Flores e plantas em casa

Flores e plantas em geral representam vitalidade. É muito agradável tê-las ao redor. Principalmente no lar e nos locais que passamos muito tempo. Muitas plantas ajudam a limpar o ar que respiramos ao absorver elementos tóxicos do ambiente.

Com relação a plantas dentro de casa precisamos ter alguns cuidados como:

- Evitar plantas tóxicas, principalmente quando se tem crianças e animais dentro de casa. Por exemplo: comigo ninguém pode, espirradeira, alamanda, etc.

- Observar se as plantas que deseja são mais adequadas para ficar fora ou dentro de casa. Quais os cuidados que se deve ter: adubação, iluminação e rega.

- Evitar no quarto: plantas cheirosas (o perfume pode incomodar) e atrapalhar o seu sono. E como pegam pó (se não forem limpas) podem prejudicar uma pessoa alérgica.

Você quer ter flores que enfeitam os ambientes e também são comestíveis? Tendo uso duplo e saudável: capuchinha, begônia, tulipa, gerânio, girassol, rosas, etc. Pesquise receitas e se surpreenderá!

Plantas que tem energia de proteção dos ambientes: alecrim, espada de são Jorge, arruda, guiné, etc. Principalmente quando colocadas nos portais da casa. Orar para os seus anjos protetores ancoraram essa energia para proteger o lar.

Para atrair fortuna: Kalanchoe, dinheiro em penca, etc.

Muitas plantas e flores tem seu simbolismo e podem influenciar na escolha para se ter em casa ou não. Abaixo algumas características simbólicas do Salgueiro Chorão retirado do Wikipédia.
Simbolismo: salgueiro-chorão
Na tradição cristã uma lenda diz que o salgueiro chorão dobrou as suas ramas para esconder nelas a Virgem e o menino Jesus na fugida para o Egito. Noutra lenda, o salgueiro chora desde que um ramo seu serviu para golpear Jesus. Na Rússia e na Alemanha, no Domingo de Ramos, a oliveira é substituída, nos ramos, pelo salgueiro.
Os ramos novos, pendentes, parecem conotar tristeza e melancolia, pelo que é uma árvore muito frequente nos cemitérios. Entre as variedades cultivares encontramos o Salix babylonica 'Pendula', cujo nome faz referência a tais ramos longos e pendentes quase até ao chão e que lhe proporcionam uma copa arredondada. Teria correspondido à letra S no alfabeto dos druídas, em que as árvores, ou os seus nomes, correspondiam às letras. Depois, através de um complexo sistema de junção de sufixos e prefixos, formavam palavras, constituindo uma linguagem secreta e mágica.
Observando esta formosa árvore é simples compreender a imagem de mágico que teve noutras culturas. Na China era símbolo da imortalidade, cresce ainda que se plantar do revês. Os Chineses sacrificavam um salgueiro ao sol para reconhecer a força do astro. Primeiro chantavam uma rama na terra, junto à porta da casa, e segundo onde caísse ia ser o local da comida. Os caracteres Kanji para o salgueiro são: yang-lieu, e significam "árvore consagrada ao sol, que se planta junto das portas ao ofereceres um sacrifício". Ainda hoje na China decoram-se as portas das casas com folhas de salgueiro, durante o solstício de verão. Tem sido utilizada, experimentalmente, para recuperar águas poluídas, devido à sua capacidade para absorver e transformar poluentes em matéria orgânica.
Para alcançar a imortalidade os ataúdes cobriam-se de folhas de salgueiro. Ainda hoje, atrás do ataúde vai um ramo de salgueiro do qual penduram bandeirinhas. Chama-se Lieu-tsing, ou bandeira de salgueiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!